6º Parlamento Jovem do Recife elege nova Mesa Diretora

A eleição da Mesa Diretora da 6ª edição do Parlamento Jovem do Recife já havia acontecido na semana passada, mas precisou ser refeita na tarde desta quarta-feira, 18, no Plenarinho da Câmara Municipal. O pleito escolheu os membros dos sete cargos da Mesa, que terão mandato de um ano: Presidente, 1º Vice-Presidente, 2º Vice-Presidente, 3º Vice-Presidente, 1º Secretário, 2º Secretário e 3º Secretário, além de três suplentes.

“Tivemos algumas irregularidades e isso anulou todo o processo porque no dia das inscrições algumas pessoas votaram sem estar devidamente inscritas. Em concordância com os vereadores jovens, ficou decidido que passaríamos por um novo processo eleitoral”, explicou Priscila Prestes, atual presidente do Parlamento Jovem do Recife.

Participam desta sexta edição representantes de vários segmentos, como grupos de dança, juventude partidária, associações culturais e empresariais, associações de moradores e movimentos sociais. Criado com o objetivo principal de aproximar a juventude do legislativo municipal, o Parlamento Jovem é formado por 39 vereadores, mesma quantidade de parlamentares do Recife. O mandato é de um ano e a posse dos novos eleitos e da Mesa Diretora acontece no próximo dia 20 de novembro.

Por 27 votos a 12, o jovem vereador Luiz Victor, que faz parte do projeto social A Última Pedra, foi eleito o novo presidente do Parlamento. “A bandeira da gente vai ser levantar a questão das drogas, mas queremos trabalhar aliado com diversos segmentos daqui, através da cultura, esportes, universitários, empresários. Vamos formar um grupo bacana e unido visando fazer o melhor para a juventude do Recife”. Participando pela primeira vez, a representante do Conselho de Moradores do Alto da Jaqueira, Luanna Lais, foi eleita para ocupar o cargo de 2º Secretário. “O Parlamento é um espaço onde o jovem pode trazer a sua ideia e modificar o que está errado na sociedade. A juventude hoje em dia não é vista muito bem por exemplos ruins, mas existem os que querem transformar e o Parlamento Jovem do Recife é uma possibilidade para isso”.

O vereador Alfredo Santana (PRB) prestigiou a eleição e destacou a importância de mobilizar e trazer a juventude para participar da política. “Espero que os projetos elaborados por esse Parlamento possam trazer grandes inovações para uma cidade que pede e clama por ajuda. Precisamos lembrar que o Recife não é apenas Boa Viagem, mas dezenas de bairros e comunidades carentes, além de 67% de morros que estão esperando por mudanças. Fico feliz em saber que existem pessoas jovens interessadas em fazer um Recife novo e uma sociedade mais justa e igualitária”.

Fazem parte ainda da nova Mesa Diretora os vereadores jovens Felipe Silva (Associação dos Moradores da UR-2), como 1º Vice-Presidente; Ronaldo Lopes (Projeto Semear Recife), como 2º Vice-Presidente; Ítalo Ferraz (Sesc Coqueiral), como 3º Vice-Presidente; Lucas Peixoto (Partido Ecológico Nacional – PEN), como 1º Secretário; Danilo Roberto (Escape - Escola de Skate, Cidadania e Arte de Pernambuco), como 3º Secretário; além dos suplentes Maria Danila Cerqueira (Força Jovem Universal), Hunilton Cariolano (Abauna Capoeira) e Taís Silva (União Beraldense).

Em 18.11.15, às 18h25.