Notícias

A morte de uma criança, vítima de bala perdida em um tiroteio que ocorreu na última sexta-feira (10), no bairro da Macaxeira, foi repercutida na Câmara do Recife nesta segunda-feira (13). Durante a reunião plenária, o vereador Júnior de Cleto (PSB) lamentou o fato e teceu críticas à condução do Governo do Estado na política de segurança pública. “A segurança da cidade do Recife, e do Estado de Pernambuco como um todo, não tem sentimento de melhora. Temos alguns dados [sobre] aumento de casos. No primeiro semestre de 2025, houve dez crianças baleadas, vítimas de bala perdida no grande Recife, região metropolitana. Dessas, duas morreram e oito ficaram feridas. Isso é o dobro do que foi registrado no mesmo período de 2024”.

O vereador Tadeu Calheiros (MDB) elogiou a iniciativa da Prefeitura do Recife de criar o comitê técnico para dar respostas às intoxicações causadas pelo metanol. “Isso demonstra o compromisso da gestão para com a saúde pública e a proteção da vida”, disse, na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (13). Ele explicou que a força tarefa é formada “por um grupo de alto nível, com médicos, especialistas e instituições de excelência como Cremepe, Fiocruz, Universidade Federal de Pernambuco, além de profissionais de toxicologia, neurologia, oftalmologia, epidemiologia e de diversos setores da Secretaria da Saúde do Recife”. Uma primeira reunião já foi feita pelo grupo, na semana passada. “Entre as atribuições estão propor, coordenar e acompanhar estratégias de prevenção, detecção e de respostas rápidas”.

Ao longo de sua história, a Escola Estadual Caio Pereira tem sido fundamental na formação de gerações de estudantes do Alto José Bonifácio, na Zona Norte, e bairros vizinhos. Ela atinge 70 anos de existência disponibilizando uma educação de qualidade, comprometida com o desenvolvimento integral de seus alunos e com a formação de cidadãos conscientes e críticos. Por isso, a Câmara Municipal do Recife realizou uma reunião solene, na noite desta quarta-feira (8), para homenagear a instituição de ensino. A solenidade foi feita através do mandato do vereador Felipe Francismar (PSB), sendo presidida pelo vereador Zé Neto (PSB).

Na manhã desta quarta-feira (8), duas comissões permanentes da Câmara Municipal do Recife promoveram reuniões para analisar o projeto de lei do Executivo (PLE) nº 25/2025: Finanças e Orçamento e Legislação e Justiça. O PLE institui e disciplina, no âmbito da Administração Direta Municipal, o Programa CNH Social Recife, que objetiva promover a inclusão social e produtiva com a formação e capacitação de condutores. A proposição foi aprovada nos dois colegiados e aguarda inclusão na pauta de votação do plenário.

A Escola do Legislativo do Recife promoveu, na manhã desta quarta-feira (8), um curso sobre a Lei Orçamentária Anual (LOA) e o Plano Plurianual (PPA). Esses instrumentos definem onde e como serão aplicados os recursos públicos e o Poder Legislativo irá propor emendas, por meio das vereadoras e vereadores do Recife, garantindo que as prioridades da população estejam contempladas. O presidente da Escola, vereador Zé Neto (PSB), abriu o evento que contou com a palestra da professora Thamires Lima, especialista em orçamento público e gerente jurídica da Emlurb (Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife). Diversos servidores e funcionários da Casa fizeram questão de comparecer à aula no plenarinho.

O aborto de gestação foi tema de uma audiência pública promovida na Câmara do Recife nesta terça-feira (7). O debate, proposto pelo vereador Felipe Alecrim (Novo), reuniu ativistas, profissionais e personalidades ligadas ao chamado “movimento pró-vida” – isto é, um movimento que se opõe à prática do aborto induzido, a partir da visão de que o direito à vida se inicia em sua concepção. Na audiência, os participantes apresentaram seus depoimentos e frisaram argumentos antiaborto, como as possíveis consequências negativas do procedimento.

Durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife desta terça-feira (7), o vereador Rinaldo Junior (PSB), líder do PSB na Casa, ocupou a tribuna e disse que responderia a críticas da oposição declamando em versos as ações da Prefeitura. “O Recife está diferente e dá gosto de ver. João Campos trabalha e faz acontecer", iniciou. "Mais de quatro mil obras já foram concluídas. No Programa Parceira, vitórias garantidas. E em 2025 tem 549 subidas, feitas com suor pra mudar suas vidas". O parlamentar elencou uma série de trabalhos realizados pela gestão municipal - obras nas ruas, pavimentação, drenagem, contenção de encostas entre outros serviços.

O vereador Eduardo Moura (Novo) ocupou a tribuna da Câmara Municipal do Recife durante a reunião plenária desta terça-feira (7) para cobrar a demolição do Edifício 13 de Maio, na Rua da União, no bairro da Boa Vista. Ele afirmou que o prédio está abandonado há várias décadas, apresenta risco 4 de desabamento e a Justiça já teria determinado a demolição ainda em 2020. “Em 2025, nós começamos a agir enquanto mandato de vereador e colocamos um requerimento cobrando da Prefeitura a demolição do edifício”, informou. Nas galerias do plenário, estudantes do Ginásio Pernambucano acompanharam o pronunciamento e aplaudiram a cada cobrança por providências. O parlamentar disse ter relatos de quedas de concreto e do risco que a edificação traz para os estudantes, visto que o Ginásio fica em frente ao prédio.

A promulgação da lei municipal nº 19.427/2025, que institui a “Política de Combate à Intolerância Religiosa no Ambiente Escolar” no âmbito do município do Recife foi destacada pelo autor, o vereador Luiz Eustáquio (PSB), nesta terça-feira (7), em discurso proferido na tribuna da Câmara Municipal. O parlamentar defendeu que alunos possam professar sua fé nos intervalos escolares e se referiu à legislação como "a garantia do intervalo bíblico". “É muito importante que isso aconteça nas escolas também. Não por obrigação, mas que você não possa ser impedido. A própria Bíblia diz que as pessoas não devem ser impedidas de professar a sua fé”.

Através de requerimentos de autoria da vereadora Liana Cirne (PT), a Câmara do Recife debateu, na reunião plenária realizada nesta terça-feira (7), temas como como saúde mental e valorização profissional dos Agentes de Apoio ao Desenvolvimento Escolar (AADEEs); a instalação de banheiro público na Praça Pinto Damaso, no bairro da Várzea; e melhorias na Creche Municipal Casinha Azul, na Iputinga. Além da parlamentar, autora das proposições, outros vereadores também fizeram parte das discussão e, no final, as proposições foram, aprovadas.