Notícias

O aborto de gestação foi tema de uma audiência pública promovida na Câmara do Recife nesta terça-feira (7). O debate, proposto pelo vereador Felipe Alecrim (Novo), reuniu ativistas, profissionais e personalidades ligadas ao chamado “movimento pró-vida” – isto é, um movimento que se opõe à prática do aborto induzido, a partir da visão de que o direito à vida se inicia em sua concepção. Na audiência, os participantes apresentaram seus depoimentos e frisaram argumentos antiaborto, como as possíveis consequências negativas do procedimento.

Durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife desta terça-feira (7), o vereador Rinaldo Junior (PSB), líder do PSB na Casa, ocupou a tribuna e disse que responderia a críticas da oposição declamando em versos as ações da Prefeitura. “O Recife está diferente e dá gosto de ver. João Campos trabalha e faz acontecer", iniciou. "Mais de quatro mil obras já foram concluídas. No Programa Parceira, vitórias garantidas. E em 2025 tem 549 subidas, feitas com suor pra mudar suas vidas". O parlamentar elencou uma série de trabalhos realizados pela gestão municipal - obras nas ruas, pavimentação, drenagem, contenção de encostas entre outros serviços.

O vereador Eduardo Moura (Novo) ocupou a tribuna da Câmara Municipal do Recife durante a reunião plenária desta terça-feira (7) para cobrar a demolição do Edifício 13 de Maio, na Rua da União, no bairro da Boa Vista. Ele afirmou que o prédio está abandonado há várias décadas, apresenta risco 4 de desabamento e a Justiça já teria determinado a demolição ainda em 2020. “Em 2025, nós começamos a agir enquanto mandato de vereador e colocamos um requerimento cobrando da Prefeitura a demolição do edifício”, informou. Nas galerias do plenário, estudantes do Ginásio Pernambucano acompanharam o pronunciamento e aplaudiram a cada cobrança por providências. O parlamentar disse ter relatos de quedas de concreto e do risco que a edificação traz para os estudantes, visto que o Ginásio fica em frente ao prédio.

A promulgação da lei municipal nº 19.427/2025, que institui a “Política de Combate à Intolerância Religiosa no Ambiente Escolar” no âmbito do município do Recife foi destacada pelo autor, o vereador Luiz Eustáquio (PSB), nesta terça-feira (7), em discurso proferido na tribuna da Câmara Municipal. O parlamentar defendeu que alunos possam professar sua fé nos intervalos escolares e se referiu à legislação como "a garantia do intervalo bíblico". “É muito importante que isso aconteça nas escolas também. Não por obrigação, mas que você não possa ser impedido. A própria Bíblia diz que as pessoas não devem ser impedidas de professar a sua fé”.

Através de requerimentos de autoria da vereadora Liana Cirne (PT), a Câmara do Recife debateu, na reunião plenária realizada nesta terça-feira (7), temas como como saúde mental e valorização profissional dos Agentes de Apoio ao Desenvolvimento Escolar (AADEEs); a instalação de banheiro público na Praça Pinto Damaso, no bairro da Várzea; e melhorias na Creche Municipal Casinha Azul, na Iputinga. Além da parlamentar, autora das proposições, outros vereadores também fizeram parte das discussão e, no final, as proposições foram, aprovadas.

Os números da educação infantil municipal foram exaltados pelo vereador Chico Kiko (PP) nesta terça-feira (7), durante a reunião plenária da Câmara do Recife. Na tribuna do plenário da Casa, o parlamentar celebrou dados como o aumento de creches da capital, que saltaram de 92 para 184 unidades. Em seu pronunciamento, ele ainda teceu comparações entre os resultados obtidos pelo prefeito João Campos (PSB) e o desempenho do Governo do Estado no setor. “O Recife já é, entre todas as capitais brasileiras, a que mais gerou novas vagas em creche nos últimos anos, respondendo, sozinho, por 40,5% no total de novas vagas em todo o Brasil”, disse. “Enquanto isso, a gestão da governadora Raquel Lyra (PSD) prometeu, na campanha de 2022, abrir 60 mil vagas na educação infantil do nosso Estado. Chegamos a quase três anos de gestão e das 250 creches prometidas, nenhuma foi entregue até agora”.

Um conjunto de 30 requerimentos de autoria do vereador Eduardo Moura (Novo) uniu a bancada da Oposição num debate em críticas à gestão do prefeito João Campos, durante a reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (7). As proposições pedem providências para melhoria no funcionamento de mercados públicos, correção estruturais em creches, contenção de barreiras em áreas de morro, regularização do atendimento em policlínica, obras de pavimentação e drenagem em ruas, revisão de auxílio moradia para moradores de comunidades, entre outras.

O requerimento de nº 9.954/2025, de autoria da vereadora Ana Lúcia (Republicanos), foi discutido durante a reunião plenária da Câmara do Recife nesta terça-feira (7). Trata-se de uma indicação à Secretaria de Educação para providenciar lotação e encaminhamento de Agentes de Apoio ao Desenvolvimento Escolar Especial (AADEEs) para a Escola Municipal Professor José da Costa Porto, no bairro Joana Bezerra, área central da cidade. Além da autora do requerimento, o vereador Júnior de Cleto (PSB) destacou a importância do pedido. Eles também aproveitaram a ocasião para salientar o anúncio feito pela Prefeitura do Recife da nomeação de 191 novos servidores para a Educação e Assistência Social e Combate à Fome.

Dois requerimentos de autoria do vereador Gilson Machado Filho (PL) voltados à proteção de crianças foram destacados durante a reunião plenária da Câmara do Recife desta terça-feira (7). O requerimento número 10085/2025 sugere indicação ao prefeito para determinar a retomada da execução e agilidade na conclusão da obra da Creche Municipal Novo Pina, no bairro do Pina. O vereador mostrou fotos da unidade de ensino. “Vemos aqui as imagens das salas das crianças ao lado de uma obra parada sem nenhum tipo de proteção. O tapume está podre e as crianças passando por perto. A ferragem está exposta e a obra, há um ano parada”, lamentou. Já o requerimento, número 10087/2025, faz uma indicação ao presidente da Emlurb para a instalação de cercado ou corrimão em todo o perímetro da Praça da Primeira Infância, no bairro Ibura, bem como a retirada do brinquedo denominado Carrossel Inclusivo desta e de todas as demais praças do Recife, tendo em vista os acidentes já ocorridos. "Eu venho registrar que semana passada uma criança perdeu o seu dedo no gira gira da Praça da Infância no Ibura. Por isso, eu apresentei uma notícia crime no Ministério Público para que a gestão possa ser responsabilizada pelo que aconteceu”.

Ao debater dois requerimentos de sua autoria, na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (7), a vereadora Liana Cirne (PT) concedeu votos de aplausos à Igreja Batista Coqueiral e à 24ª Parada da Diversidade de Pernambuco. Suas proposições foram debatidas pelos vereadores Luiz Eustáquio (PSB), Jô Cavalcanti (PSOL) e Rinaldo Júnior (PSB). As duas matérias legislativas foram aprovadas.