Notícias

O vereador Luiz Eustáquio (PSB) fez uma análise dos casos de violência que vêm ocorrendo no Recife e disse que eles são uma decorrência “da quebradeira do País, que levou ao aumento do desemprego” e acrescentou que o Partido dos Trabalhadores (PT) “tem sua parcela de responsabilidades nessa situação”. As opiniões foram apresentadas durante reunião plenária desta terça-feira, 6, quando o tema predominou nos debates. “O problema da violência não é exclusivo do Recife. A cidade não é uma bolha, mas faz parte de um país que infelizmente quase quebrou”, disse.

O vereador Osmar Ricardo (PT) relatou na tribuna da Câmara Municipal do Recife, na reunião plenária desta terça-feira, dia 6, casos de violência a que os recifenses estão expostos e disse que as pessoas estão sendo assaltadas pela manhã no bairro do Ipsep; sendo vítimas de motoqueiros que tomam celulares em Santo Amaro e sofrendo arrastões nas ruas do Bairro do Recife, cartão postal da cidade. “As pessoas estão desamparadas, sofrendo todo tipo de violência e não podem mais continuar à mercê dessa insegurança”, alertou.

A segurança dos bairros do Recife preocupa o vereador Aderaldo Pinto (PSB). Em discurso na tribuna da Câmara na manhã desta terça-feira, 06, o parlamentar fez um apelo à Secretaria de Defesa Social (SDS) e ao 13º Batalhão da Polícia Militar para aumentar a segurança dos bairros Torre e Cordeiro. “Está acontecendo uma onda de assaltos”, disse.

Foram cerca de 1.800 obras, espalhadas por mais de 50 países. O legado e a história do artista plástico Abelardo da Hora foram reverenciados em uma homenagem póstuma no plenário da Câmara do Recife, na tarde desta segunda-feira (05). Autora da reunião solene, a vereadora Marília Arraes (PT) entregou uma placa comemorativa a Leonora da Hora, filha do escultor falecido em setembro de 2014, aos 90 anos. “Graças ao seu engajamento e consciência política, ele deixou um legado. Um legado que jamais será esquecido e que servirá sempre de referência para as gerações atuais e futuras”, exaltou a parlamentar.

Calcula-se que 475 pessoas morreram ou desapareceram, no Brasil, porque eram militantes das organizações de oposição à ditadura militar de 1964. Esse número, levantado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, durante o governo Dilma, ainda é incerto porque não há uma estatística definitiva. O Recife destacou-se como uma das principais cidades de resistência ao regime. Por isso, a vereadora Marília Arraes (PT) resolveu homenagear as vítimas da ditadura através de um projeto de lei, o de número 124/2016, que institui no Calendário Oficial de Eventos do Município, o Dia Municipal de Homenagem aos Desaparecidos Políticos

Uma homenagem aos desaparecidos políticos de Pernambuco, que combateram a ditadura militar, juntamente com a Comissão Estadual da Verdade e com os familiares dos desaparecidos políticos. Esse foi objetivo da Reunião Solene realizada na Câmara durante a tarde de hoje, 31, e promovida pela vereadora Marília Arraes (PT).

Os vereadores concederam voto de aplauso e congratulação, durante reunião plenária ocorrida na manhã desta terça-feira, 30, ao arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido. A iniciativa foi do vereador Eurico Freire (Rede), que elogiou a iniciativa do religioso, por haver realizado reunião na semana passada com candidatos a vereador, de diversos partidos, de municípios da Região Metropolitana. Na reunião realizada na Cúria Metropolitana, o arcebispo externou as expectativas da Igreja Católica em relação aos candidatos que possam representar os interesses da instituição.

Para agilizar a tramitação do Projeto de Decreto Legislativo 34/2016, de sua autoria, a vereadora Isabella de Roldão (PDT) articulou e conseguiu a dispensa de prazo para a tramitação da matéria legislativa, que teria de passar pelas comissões antes de chegar ao plenário da Câmara Municipal do Recife. Com o sucesso da iniciativa, a concessão da medalha do Mérito José Mariano à Aliança de Mães e Famílias Raras (Amar) do Recife será votada na próxima reunião ordinária.

A atuação do Grande Recife Consórcio de Transporte foi criticada pelo vereador Eurico Freire (REDE) durante a reunião ordinária desta terça-feira, 30, na Casa de José Mariano. Ele citou diversos problemas relatados por moradores de bairros como Ibura e Ipsep, usuários de ônibus nos terminais integrados de passageiros. “A reclamação é de que os passageiros ficaram sem as linhas antigas de ônibus que faziam um trajeto melhor e essa medida dificultou muito a vida dos trabalhadores, estudantes e de quem precisa se deslocar”, lamenta.

A mudança de rota da linha de ônibus Linha do Tiro tem trazido insatisfação entre a população do Córrego do Euclides, disse o vereador Almir Fernando (PCdoB) na Câmara do Recife nesta terça-feira (30). De acordo com ele, o novo trajeto, que agora faz o retorno no Campo do Café, deveria voltar a atender localidades que eram contempladas anteriormente.