Notícias

Com origem no bairro da Boa Vista, mais precisamente em frente à Matriz do Bom Jesus da Santa Cruz, o time tricolor pernambucano dará nome à antiga praça que se localiza no Largo de Santa Cruz. De acordo com o projeto de lei 01/2014, de autoria do vereador Antonio Luiz Neto (PTB), que será votado na reunião ordinária desta terça-feira, 26, a partir das 15h, o nome será “Praça da Fundação do Santa Cruz Futebol Clube”.

A Câmara aprovou para a próxima sexta-feira, às 9h, no plenarinho, a discussão sobre o Dia Nacional da Visibilidade Lésbica. O requerimento que deu origem ao evento é de autoria de vereadora Isabella de Roldão (PDT ) e na semana passada teve a votação adiada a pedido da vereadora Michele Collins (PP ). Nesta segunda, 25, a medida voltou ao plenário e foi aprovada, registrando apenas o voto contrário da parlamentar.

Decreto da presidência da república autorizou as guardas municipais a usarem armas. No entanto, cada município será responsável pela regulamentação. Algumas cidades como São Paulo e Rio de Janeiro já regulamentaram o uso de armas por suas guardas. Por isso, o vereador Osmar Ricardo (PT) defendeu a regulamentação do decreto aqui em Recife. Segundo ele, os guardas municipais se expõem à violência para proteger o patrimônio público e os habitantes da cidade. “Defendo o uso de armas pela corporação, inclusive para ajudar na segurança pública”.

Lamentando mais um dia de caos vivido pela população do Recife, em virtude das paralisações dos ônibus, o vereador Raul Jungmann (PPS) solicitou a formação de uma comissão parlamentar para ajudar a resolver o impasse. A mesa diretora da Câmara Municipal indicou os vereadores Henrique Leite (PT), Osmar Ricardo (PT), André Régis (PSDB), Aline Mariano (PSDB) e o próprio Raul para compor o grupo. A categoria alega que o Tribunal Superior do Trabalho revogou decisão do Tribunal Regional do Trabalho, que havia concedido 10% de reajuste à categoria. De acordo com o TST o aumento será de 6%.

A Comissão de Legislação e Justiça reuniu-se na tarde desta segunda-feira, 25. No encontro foram discutidos vários projetos e quatro receberam parecer pela aprovação. Dentre os aprovados o Projeto de Lei 001/2014 de Autoria do vereador Antonio Luiz Neto (PTB).

Durante o Pequeno Expediente de hoje, 25, o vereador Jurandir Liberal (PT) sugeriu à Comissão Executiva que ficasse atenta a projetos de lei que tramitam na Casa e visam substituir leis já existentes de autoria dos vereadores. “Em 2004 apresentemos um Projeto de Lei denominando a Via Mangue de Celso Furtado e, em 2006, foi sancionado pelo ex-prefeito João Paulo. Quando o cantor Reginaldo Rossi faleceu, o prefeito Geraldo Júlio anunciou que ia dar o nome do cantor à via. Algumas pessoas ligavam para mim até com raiva como se eu estivesse competindo. Eu não iria prever que o cantor iria falecer. Mas agora, para a surpresa nossa, um colega vereador apresenta um projeto de lei retirando a homenagem a Celso Furtado e homenageando Eduardo Campos. Aí a comoção veio novamente”, disse.

O Dia do Soldado é comemorado em 25 de agosto, em homenagem ao patrono do Exército brasileiro, o Marechal Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias. A data foi lembrada pelo vereador Josemi Simões (PR) na tarde desta segunda-feira. “Eu não poderia deixar de homenagear todos os soldados do Exército, Marinha, Aeronáutica e, sem esquecer, os grandiosos que compõem a nossa Polícia Militar”.

A vereadora Michele Collins fez uso da tribuna na tarde desta segunda, 25, para criticar a retirada do filme “Deus Não Está Morto” dos cinemas do Recife. O filme conta a história de um jovem, que conhece um professor de filosofia (Kevin Sorbo) que não acredita em Deus. O aluno reafirma sua fé, e é desafiado pelo professor a comprovar a existência de Deus. “Chego até pensar que pode ser perseguição religiosa ou preconceito. Nós evangélicos também frequentamos os cinemas e assistimos a muitos filmes. Mas não concordamos com tal atitude. Gostaria que as Secretarias de Cultura, tanto do estado, quanto do município, respondessem e informassem o motivo por qual o filme não está em cartaz em Recife, já que está em todos os cinemas do país. Entrei inclusive hoje, no site da UCI Cinemas e, quando clicamos, não aparece disponível para os cinemas da nossa cidade”, disse.

O vereador Raul Jungmann (PPS) falou em plenária, na tarde desta segunda-feira, 25, sobre o plano de mobilidade da cidade do Recife. “Esse projeto vem para melhorar a locomoção dos recifense e foi retirado de pauta pela atual gestão, pois ela prometeu fazer a recuperação do planejamento dessa cidade. Gostaria de perguntar quando discutiremos o plano de mobilidade da cidade do Recife”, indagou.

O Vereador Josemi Simões (PR) dirigiu-se à tribuna, na tarde desta segunda-feira, 25, para falar das melhorias que o prefeito Geraldo Júlio tem realizado na cidade do Recife. “No mês de julho fui para uma reunião com a prefeitura para que fossem resolvidos alguns problemas de nossa cidade. Umas das solicitações que a Prefeitura fez foi designar que Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (EMLURB) fizesse vistorias nos bairros de Casa Amarela e Nova Descoberta,” destacou.