De acordo com o projeto de lei 78/2014, de autoria do vereador Jayme Asfora (PMDB), os bares, restaurantes e similares vão ter que fornecer comanda impressa aos clientes sempre que for solicitada. O texto do projeto foi enviado para as comissões de Legislação e Justiça e Defesa dos Direitos Humanos da Câmara Municipal, para análise e emissão de pareceres.
A Comissão de Legislação e Justiça reuniu-se na tarde desta segunda,28, na Câmara. Estavam presentes os vereadores Aerto Luna (PRP), Romerinho Jatobá (PR), Eriberto Rafael (PTC), Henrique Leite (PT) e Erivaldo da Silva (PTC). Quatorze matérias foram discutidas e dentre as propostas que receberam parecer favorável está o PLO 64/2014, de autoria da vereadora Isabella de Roldão (PDT). O projeto de lei classifica como Imóvel Especial de Preservação, IEP, duas casas na Avenida Conselheiro Rosa e Silva, no bairro das Graças. O projeto ainda segue em tramitação na Casa.
A vereadora Priscila Krause (DEM) elogiou a forma pacífica e ordeira de um protesto realizado no sábado por donos de vans que fazem transporte escolar no Recife. A cidade conta com 670 veículos prestando serviços às famílias. “O trabalho deles evita indiretamente que cerca de 10 mil veículos saiam às ruas para levar e buscar crianças em escolas. Dá para imaginar o que aconteceria em termos de caos no trânsito”.
Criado em Recife há 72 anos, precisamente em Casa Amarela, o círculo de orações da Igreja evangélica Assembleia de Deus, espalhou-se pelo Mundo. Para comemorar esse feito e a repercussão que causou, a vereadora Michele Collins (PP) propôs projeto de lei instituindo o Dia Municipal do Círculo de Orações. Ontem, na Câmara do Recife, antes de entrar em votação ela pediu para discutir o projeto e pedir apoio de seus pares. “É uma forma de homenagear a criação desse evento dirigido essencialmente por mulheres até hoje”.
Uma proposta para o Plano Urbanístico para o Parque Capibaribe - Caminho das Capivaras foi apresentada pelo prefeito Geraldo Júlio no auditório do Banco Central hoje, 28. A iniciativa foi considerada valorosa pelo vereador Jurandir Liberal (PT). A proposta prevê a implantação de pedestre, áreas verdes, passeios, ciclovias, passarelas, numa extensão de 30,64 km, da Mata da Várzea até a Ponte 6 de Março, passando por 21 bairros. “Recebi o convite para participar do evento, promovido pela Secretaria do Meio Ambiente da Prefeitura para falar do Parque Capibaribe. Foi muito importante, porque foi realizado um convênio com a Universidade Federal de Pernambuco. A universidade, através dos seus técnicos, desenvolveu um trabalho com relação ao Capibaribe e achei muito interessante”, disse.
O vereador Raul Jungmann (PPS) repetiu o gesto do jogador de futebol Daniel Alves que sofreu racismo, durante uma partida entre Barcelona e Villareal,ontem (27). O parlamentar comeu uma banana em repúdio ao ato de preconceito sofrido contra o atleta. “Assistimos, nos últimos dias, uma campanha que se espalhou pelo mundo e em particular pela internet, em repúdio à discriminação contra Daniel Alves. Não poderíamos também de deixar aqui a nossa indignação contra esse ato a um dos sentimentos mais odiosos, que é o a discriminação racial. A Casa de José Mariano não poderia ficar ausente já que leva o nome de quem lutou bravamente pela abolição. Quero me solidarizar, vindo a essa Tribuna, fazer esse ato simbólico e convido todos os vereadores para participar desse gesto”, disse.
O vereador Raul Jungmann (PPS) repetiu o gesto do jogador de futebol Daniel Alves que foi vítima de racismo, durante uma partida entre Barcelona e Villareal, ontem (27). O parlamentar comeu uma banana. “Assistimos, nos últimos dias, uma campanha que se espalhou pelo mundo e em particular pela internet, em repúdio ao ato de racismo o qual Daniel Alves foi vítima. Não poderíamos também deixar aqui a nossa indignação contra esse ato, um dos sentimentos mais odiosos, que é a discriminação racial. A Casa de José Mariano não poderia ficar ausente já que leva o nome de quem lutou bravamente pela abolição. Quero me solidarizar vindo a essa Tribuna fazer esse gesto simbolicamente e convido todos os vereadores a participar ”, disse.
O vereador Luiz Eustáquio (PT) subiu à tribuna na tarde desta segunda-feira, 28, para repercutir a eleição do Plano Nacional de Educação (PNE), que aconteceu no último dia 22, na Câmara dos Deputados. Um dos itens que seria votado na eleição do PNE é a obrigatoriedade do ensino da ideologia de gênero nas escolas públicas brasileiras. "Vou dar entrada em um requerimento nesta Casa contra a cartilha de Orientação Sexual".
A vereadora Aimée Carvalho (PSB) subiu à tribuna na tarde de hoje, 28, para falar da oportunidade que os estudantes da rede municipal de ensino do Recife estão tendo para aprender sobre o Estatuto do Idoso, através da campanha “Ame a Pessoa Idosa”. “A ação teve início na manhã da última quarta-feira (23), na Escola Municipal Pedro Augusto. O público alvo são os alunos do 9º ano (entre 14 e 15 anos)”.
Três projetos de lei ordinários serão analisados em primeira votação na reunião plenária da Câmara Municipal do Recife nesta segunda-feira, 28, prevista para começar às 15h. Todos eles tentam incluir datas comemorativas no Calendário Oficial de Eventos da Cidade. São: o 329/2013, da vereadora Aimée Carvalho (PSB), que institui a “Semana Municipal de Prevenção, Conscientização e Erradicação do Trabalho Infantil e de Proteção ao Adolescente Trabalhador”; o 411/2013, de autoria de Almir Fernando (PCdoB), que inclui, o Dia Municipal do Fonoaudiólogo; e o 417/2013, da Missionária Michelle Collins (PP), que cria o Dia Municipal do Círculo de Oração.