Notícias

A única brasileira detentora de medalha olímpica no pentatlo moderno, a pernambucana Yane Marques, recebeu o título de cidadã recifense, nesta quarta-feira, 21, por iniciativa da vereadora Aline Mariano (PSDB). “Estou muito feliz. Acostumada com as competições, vivo agora emoção e situação diferentes, recebendo esta homenagem numa casa política”, disse ela. O plenário da Câmara Municipal, onde foi realizada a reunião solene, ficou lotado de autoridades, pessoas ligadas aos esportes, artistas, amigos e familiares de Yane. Ela é natural de Afogados da Ingazeira, sertão do Pajeú. “Quando soube que receberia o título, fiquei sem saber se teria dupla naturalidade. Só depois entendi que se tratava de um reconhecimento”, disse, bem humorada. Com 30 anos, desde os 11 vive no Recife. “Nesta cidade construí a minha história com o esporte”, afirmou.

Durante coletiva na tarde desta segunda-feira (20), o prefeito Geraldo Júlio anunciou o Passe Livre no Recife. O benefício faz parte do Programa de Governo estipulado pelo gestor durante as eleições e deverá beneficiar mais de 14 mil estudantes do 6º ao 9º ano da rede municipal de ensino.“A Câmara sente-se honrada em ter participado ativamente deste processo e pela sintonia fina que tivemos desde o início com a prefeitura do Recife”, disse o presidente da Casa de José Mariano, Vicente André Gomes (PSB).

O vereador Raul Jungmann (PPS) vai denunciar o fechamento dos Postos de Saúde da Família às sextas-feiras à tarde, conforme constatação de levantamento realizado pela equipe dele, ao Ministério Público de Pernambuco e ao Ministério Público Federal para exigir solução. Ele disse que mais da metade dos postos de saúde estavam fechados, sem atender à população que sofre sem médicos e sem medicamentos. “O SUS determina que a carga horária é de 40 horas semanais e não se justifica que eles fechem, ainda que seja para reuniões de avaliação de equipe”.

Tomou posse hoje na Câmara do Recife vereador Josemi Simões (PR). Ele assumiu o mandato no lugar do vereador Romerinho Jatobá que agora é secretário Municipal de Habitação e Infraestrutura. Ele é casado, reside em Nova Descoberta. Policial Militar desde 1986 foi reformado em 2009 como cabo. Começou Trabalhar como representante comunitário em 1994, pelo conselho de moradores do Córrego do Eucalipto Nova Descoberta. Foi eleito Delegado do Orçamento Participativo, Conselheiro e Coordenador do OP.

O vereador André Régis (PSDB) repercutiu a mudança do comando da Secretaria de Educação, durante a Reunião desta terça, 20. O parlamentar questionou, no Plenário, o trabalho executado pelo ex-secretário Valmar Corrêa. “Pergunto qual o saldo da gestão Valmar Corrêa. Pouco ficou. As escolas continuam as mesmas, muito quentes. Munidos de higrômetro, chegamos a constatar uma temperatura de 35 graus numa das salas inspecionadas. Os professores não têm condições de lecionar. E o custo é alto por criança, 630 reais por mês”, disse.

A Comissão dos Impactos das Obras das Concessionárias de Serviços Públicos no Recife (água, energia e telefone), vai se reunir pela terceira vez na Câmara do Recife na próxima sexta-feira 23, às 10 horas. A Comissão é presidida pelo vereador Eurico Freire (PV) e a reunião acontece para discutir soluções e alternativas de uma pauta prioritária para todos. “Atuamos pela preservação da vida e defesa da qualidade de serviços prestados pelas concessionárias. Destaco a atuação dos vereadores Henrique Leite (PT) e Eriberto Rafael (PTC), membros da comissão”.

A vereadora Michele Collins (PP) agradeceu no Plenário de hoje, 20, a homenagem que recebeu da Assembleia Legislativa durante a festividade dos 14 anos da campanha Mulher que Alimenta o Mundo. “A iniciativa homenageou a força das mulheres que trabalham para garantir o bem-estar da sociedade naquilo que há de mais essencial: o dom da vida e o poder de garantir a alimentação de todo o ser humano. A campanha Mulher que Alimenta o Mundo teve sua primeira edição em 2000, com o objetivo de promover o debate do poder feminino de alimentar toda a humanidade ao longo da vida de cada um e antes mesmo de nascer. Este ano é celebrado 14 anos da campanha. Gostaria de agradecer o coordenador do Comitê da Ação da Cidadania Pernambuco Solidário, Anselmo Monteiro pela homenagem e dizer que sinto-me honrada em representar mais uma força feminina no Recife.”, disse.

A Comissão de Direitos Humanos reuniu-se na tarde de hoje, 20, para analisar 3 matérias, em tramitação na Casa, que tratam dos shopping centers e outros estabelecimentos comerciais. Os projetos de lei tratados foram o 385/2013, de autoria do vereador Almir Fernando (PCdoB) dispõe sobre a criação e construção de teatros nos shopping centers; o 245/2013 que criaria uma área de serviço com segurança especial nos shoppings e grandes centros comerciais, de autoria do ex-vereador Romerinho Jatobá, e o 243/2013 que trata da cobrança proporcional ao tempo de serviço prestado para a guarda de veículos em estacionamentos privados da do Recife, de autoria do vereador Aderaldo Pinto (PRTB). O encontro contou com a presença dos vereadores Aline Mariano (PSDB), Almir Fernando (PCdoB), Michele Collins (PP), além de Raymundo de Almeida, diretor executivo da Associação Pernambucana de Shoppings Centers.

Na tribuna do plenário da Casa de José Mariano, o vereador Almir Fernando (PCdoB) parabenizou Josemir Simões (PR) por ter tomado posse na tarde desta terça-feira, 20. Aproveitou a oportunidade também para destacar que o prefeito do Recife, Geraldo Júlio, estava assinando o Projeto de Lei que garantirá a gratuidade no sistema de transporte público de passageiros para alunos do 6º ao 9º ano da rede municipal de ensino.“A lei do passe livre vai beneficiar cerca de 14 mil estudantes. Mais um compromisso assumido que está sendo cumprido”.

Foi para falar do trabalho que a Vigilância Sanitária (VISA) do Recife vem realizando na vistoria não só nos supermercados, mas em outros setores de toda a cidade, que a vereadora Aimée Carvalho (PSB) subiu à tribuna na tarde desta terça-feira, 20. “Esta ação reflete a seriedade do trabalho desenvolvido pela Vigilância Sanitária com o crescimento número de denúncias recebidas um trabalho de inspeção contínuo”.