André Régis critica modelo de educação municipal

Faltando um ano e meio para encerrar o mandato, a gestão municipal já pode avaliar se houve ou não avanços na educação do município. Pelo menos esta é a opinião do vereador André Régis (PSDB) cuja avaliação é de desempenho negativo do modelo educativo adotado. “Essa gestão é um fracasso na educação, comprometendo inclusive o futuro da cidade”.

O vereador não entende a justificativa de se colocar 25% da arrecadação na rede municipal que não ensina com competência. Ou por outra, porque gastar R$ 800,00 por mês por aluno para produzir estudantes que não entendem o que lêem. Segundo ele, a rede já teve 130 mil  alunos e hoje tem 90 mil, ou seja, 40 mil alunos não foram à rede porque o ensino é ruim. “Em que pese que a gestão do PT foi um fracasso na educação, essa gestão também não conseguiu reverter o quadro. Dei sugestões, mas não me deram ouvidos. Fiz diversos alertas como o da compra de máquinas de lavar que não cabiam nas creches e o TCE mandou suspender a licitação. Consegui colocar emenda na LDO determinando que as escolas tivessem climatização e a Secretaria de Finanças vetou. Falta compromisso com a educação”.

Osmar Ricardo (PT)  fez coro ao colega e ressaltou que na Bomba do Hemetério tem duas  creches à beira do canal e as discussões sobre educação continuam teóricas. “Há uma empresa fornecedora de brinquedos educativos que vendeu R$ 27 milhões à Prefeitura do Recife e está sendo investigada pela Polícia Federal. Há tablets que não foram entregues e outros equipamentos. O dinheiro é gasto de forma vulnerável. É papel desta Casa fiscalizar a gestão”.

Mas, Gilberto Alves (PTN), líder do governo, disse que prefere não comparar gestões, mas o colega se referiu à herança deixada pelo PT na educação e ele concorda que foi ruim. “É inegável que é preciso discutir mais amplamente a questão porque tem a ver com o legado do país na educação. Estamos aquém do ideal, a deficiência se estabeleceu ao longo dos anos em todo o país. Mas essa gestão investiu em dois anos o dôbro do que o PT investiu em 12 anos de governo. Melhor ainda, Mudamos o padrão oferecendo novas tecnologias como informática, robótica”.

Maré Malta (PSD) acredita que a educação trata do futuro das crianças e dos cidadãos. E por isso considera grave a situação uma vez que o trabalho realizado não produziu os efeitos desejados. “Seria importante formar uma comissão para investigar aonde o dinheiro é aplicado, pois há repasses de verbas federais envolvidas na educação”. Jairo Britto (PT) rebateu as críticas feitas ao partido afirmando que durante as gestões do PT, especialmente a última, foram construídos três CMEIs, um Centro de Requalificação de Professores, e dezenas de escolas foram reformadas. “Houve investimento. Entregamos os fardamentos no primeiro dia de aula, implantamos o piso salarial da categoria e isso não é educação fracassada”.

 

Em 02/06/2015 às 17h37.