Durante o Pequeno Expediente desta segunda (17), o vereador Maguari (PSB) fez um alerta para o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) em relação à qualidade do material utilizado na operação Tapa-Buracos, ao longo da BR-101. “O tipo do material é de terceira qualidade. É como se fosse um asfalto “Sonrisal”: quando a chuva chega, volta a mesma buraqueira em toda a via, que se inicia no posto Padre Cícero até a Guabiraba. São muitos os buracos na via.”, disse. Maguari ressaltou que irá elaborar um requerimento ao DNIT solicitando informações sobre produto utilizado no asfalto da BR-101. “Farei um requerimento ao DNIT para tomar conhecimento se na licitação o material é de primeira, segunda ou terceira qualidade. Tem que haver a responsabilidade de acompanhar a qualidade do produto que está sendo empregado naquela via”, disse.
O vereador André Régis (PSDB) produziu um documento intitulado Relatório Fotográfico de Escolas Municipais do Recife, mas acabou criticando a transferência das escolas profissionalizantes da secretaria da Educação para a secretaria da Juventude e Qualificação Profissional, que ele classifica como transitória. O decreto do executivo realizando a transferência foi publicado sábado 15, no Diário Oficial. O relatório ficou para uma próxima data. “Estava tentando discutir e fazer a mediação entre os servidores dessas escolas e os gestores, mas não deu tempo, o governo foi mais rápido”.
A Comissão de Controle Urbanístico – CCU – que é um órgão consultivo da Secretaria de Planejamento da Prefeitura do Recife e tem entre suas atribuições analisar e dar parecer sobre a implantação de empreendimentos de impacto, geradores de interferência no tráfego e atividades potencialmente geradoras de incômodo à vizinhança poderá ser modificada de acordo com o projeto de lei 19/2013, de autoria do Poder Executivo, que está tramitando na Câmara Municipal do Recife. A matéria aguarda emendas dos vereadores e está tramitando nas comissões de Legislação e Justiça; e de Finanças e Orçamento, para análise e emissão de parecer.
A Comissão Especial de Monitoramento dos Prédio-Caixão em Situação de risco visitou, na manhã desta sexta-feira (14), o Habitacional Novo Prado, no Bairro do Bongi, a convite dos moradores, por intermédio do vereador Estefano Menudo (PSB). Quatro vereadores participaram da visita: Gilberto Alves (PTN), Amaro Cipriano Maguari (PSB), membros da Comissão, além dos vereadores Eriberto Rafael (PTC).
Através do seu presidente, vereador Vicente André Gomes (PSB), a Câmara Municipal do Recife homenageou a Rádio Jornal do Commercio, às vésperas da data em que se comemoram os 65 anos de existência da emissora que é líder de audiência no Estado e uma das 19 em todo o país a ser licenciada pela Fifa nas últimas dez copas do mundo sem interrupção. A sessão solene ocorreu na manhã desta sexta-feira, 14. “Feliz do homem que consegue, na sua cidade natal, prestar uma homenagem ao aniversário de uma instituição séria, que é marco da comunicação e da verdade de nossa cidade”, afirmou o presidente, em discurso de saudação.
Considerada a mais antiga do gênero no País em atividade ininterrupta, a Orquestra Sinfônica do Recife (OSR) vem enfrentando dificuldades de gestão, carência diversas inclusive de instrumentos e não dispõe de projetos artísticos consistentes. Além disso, é crescente a insatisfação dos músicos por causa da baixa remuneração e da falta de condições de trabalho. Essa situação, que depõe contra a orquestra que é uma das mais tradicionais do Brasil, vem preocupando a Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes da Câmara Municipal do Recife. Ela realizará audiência pública para discutir o problema no dia 20 de junho, no plenarinho, às 9h.
A Lei de Diretrizes Orçamentárias foi aprovada em primeira e segunda discussão pelo plenário da Câmara do Recife e será enviada ao executivo para ser sancionada. A LDO recebeu emendas encaminhadas à Comissão de Finanças e Orçamento. Ao todo foram 44, das quais 6 aprovadas pela Comissão e aprovadas em plenário. As outras 38 tiveram pareceres da Comissão pela rejeição. E, apesar de terem sido discutidas em plenário, não foram aprovadas ontem.
Em pronunciamento realizado nesta quarta (12), o vereador Almir Fernando (PCdoB) comentou sobre as melhorias previstas pelo governo estadual para a RPA3. “Após a abertura da vacinação infantil no Recife, ocorrida no último sábado (8), eu e diversos vereadores estivemos no Ibura de Cima, onde o governo estadual e prefeitura, promoverão várias ações de cidadania. Solicitei ao governador Eduardo Campos que também leve ações para o Alto José Bonifácio. Também enviei um requerimento para que a RPA3 fosse contemplada com o projeto “Governo Presente”, disse.
Durante e Reunião Plenária de hoje (12), a vereadora Aline Mariano (PSDB), distribuiu, para todos os vereadores, um laço que representa corações envoltos, em nome de uma causa: o Dia da Cardiopatia Congênita no Recife, 12 de junho. “Este laço, que trago hoje preso em minha roupa, tem um significado especial. Suas cores, vermelho e azul, lembram o fluxo sanguíneo do coração. O vermelho representa o sangue arterial e o azul, o sangue venoso. O encontro dos dois laços formando este coração, com um pingente no centro, também em formato de coração, representa corações envoltos por outros corações em nome de uma causa. Desde a aprovação de lei de minha autoria, 17.755/2011, o dia 12 de junho é o dia da conscientização da cardiopatia congênita no Recife. E este laço bicolor é o símbolo desta luta.”, disse.
O vereador Marco Aurélio (PTC) lamentou hoje (12), na Tribuna, o falecimento de um advogado no bairro de Setúbal. Davi Lima Santiago Filho tinha 37 anos e morreu eletrocutado na Avenida Visconde de Jequitinhonha, em Setúbal, Zona Sul do Recife. “Hoje pela manhã quando li nos jornais sobre a morte de um advogado, que estava começando a vida, numa morte tão banal, coloquei-me no lugar daquela família. Para mim, o que aconteceu foi um assassinato. Quando privatizamos a Celpe achávamos que a vida do cidadão melhoraria.”, disse.