Será devolvido à Prefeitura do Recife o projeto de lei que prevê a mudança no Plano de Operação Urbana Consorciada Joana Bezerra, que cria o chamado polo jurídico, e está em tramitação na Câmara Municipal desde o final do ano passado. Em reunião extraordinária realizada na manhã desta quinta-feira, 14, a Comissão de Meio Ambiente, Transporte e Trânsito resolveu fazer a devolução porque a relatora, a vereadora Priscila Krause (DEM), entendeu que é necessário fazer alterações no projeto.
Com o objetivo de conhecer as diretrizes da gestão municipal para as questões da prevenção e combate à criminalidade, a Comissão de Segurança Pública da Câmara decidiu, durante reunião realizada na manhã de hoje, 14, realizar uma visita de cortesia ao Secretário de Segurança Urbana da Prefeitura do Recife, Murilo Cavalcanti, para convidá-lo a participar de uma audiência pública que deverá ser promovida no mês de abril.
Na solenidade desta quarta-feira, 13, para homenagear as mulheres pelo 8 de março, o prefeito Geraldo Júlio assinou uma mensagem à Câmara do Recife do Projeto de Lei que regulamenta a licença-maternidade das servidoras municipais de 120 para 180 dias. Fez mais. Agradeceu a aprovação unânime do projeto de lei do Executivo criando o Fundo de Desenvolvimento do Recife, permitindo assim a captação de recursos provenientes do Fundo Estadual de Desenvolvimento para execução de obras de infraestrutura. Na ocasião, também sancionou o projeto.
Embora sejam maioria do eleitorado brasileiro, 51%, as mulheres ainda necessitam de um dia para serem lembradas e terem espaço para reivindicar respeito, políticas públicas e saúde integral. Apesar dos avanços a desigualdade de gênero é presença constante no dia a dia das mulheres. Na homenagem desta quarta-feira, 13, proposta por um vereador, Jayme Asfora (PMDB), mas coordenada pelas cinco vereadoras da Câmara do Recife, elas puderam fazer discursos temáticos e cada uma falou sobre um determinado tema, de forma orquestrada para ocupar espaços. No plenário, a presença maciça dos vereadores e a mesa presidida por uma parlamentar, Priscila Krause (DEM). Claro, não faltaram flores.
A vereadora Isabella de Roldão (PDT) aproveitou a homenagem às mulheres para elogiar a presença feminina na mesa, incluindo a presidência da reunião, uma vez que a Comissão Executiva da Câmara é formada exclusivamente por homens, e ela deseja ver uma mulher fazendo parte oficialmente da mesma. “Nós mulheres não queremos ocupar os espaços dos homens. Queremos ampliar o nosso, ampliando o nível deste debate das políticas públicas sem a necessidade de cotas, uma concessão dos homens”.
A contratação temporária de 21 Analistas de Controle Interno para a Controladoria Geral do Município foi questionada pela vereadora Priscila Krause, durante a reunião plenária desta quarta-feira,13. “Já aprovamos, aqui na Câmara, um projeto do Executivo que cria 300 cargos de Analista de Gestão. E para a minha surpresa, quando abri o DO de ontem, o prefeito Geraldo Júlio assina o Decreto 26.991 que autoriza a contratação temporária de 21 Analistas de Controle Interno. Então, gostaria de saber qual a diferença entre eles e a necessidade de pedir mais cargos?”, indagou.
A contratação temporária de 21 Analistas de Controle Interno para a Controladoria Geral do Município, publicada no Diario Oficial de ontem (12), foi questionada pela vereadora Priscila Krause (DEM) durante a Reunião Plenária de hoje (13). “Já aprovamos, aqui na Câmara, um projeto do Executivo que contrata 300 cargos de Analista de Gestão. E para a minha surpresa, quando abri o DO de ontem (12), o prefeito Geraldo Júlio (PSB) assina o Decreto 26.991 que autoriza a contratação temporária de 21 Analistas de Controle Interno para a Controladoria Geral do Município. Então, gostaria de saber qual a diferença entre o cargo de analista de controle interno e o de analista de gestão e qual a necessidade de pedir mais cargos?”, indagou.
Hoje (13), a Comissão Especial de Reforma da Câmara reuniu-se para tratar das distribuições das funções de cada membro da Comissão. O presidente e relator do grupo, vereador Raul Jungmann (PPS), anunciou no encontro os seguintes vereadores para chefiarem as sub-relatorias: para a nova sede, Isabella de Roldão (PDT); Concurso Público, Jayme Asfora (PMDB); Administrativa, Eurico Freire (PV) e Estéfano Menudo (PSB), e na questão Institucional, Raul Jungmann (PPS) e Aderaldo Pinto (PRTB).
O vereador André Régis (PSDB) lamentou na tribuna da Câmara, hoje (13), sobre a situação da Orquestra Sinfônica do Recife. “Hoje pela manhã tive o prazer retornar ao Teatro Santa Isabel, para acompanhar a Orquestra Sinfônica do Recife. Ao chegar ao local, fui recebido pelo maestro e alguns servidores. Percebi durante o encontro que estamos de fato diante de um caso de abandono. Um terço dos instrumentos da OSR está faltando, os músicos estão insatisfeitos e um quadro técnico altamente comprometido”, disse.
As interrupções no fornecimento de energia elétrica, que atrapalham a vida dos cidadãos e causam prejuízos financeiros a pessoas físicas e jurídicas, motivaram a reunião pública realizada no plenarinho da Câmara Municipal do Recife na manhã desta quarta-feira, 13. Os debates sobre os problemas no fornecimento de energia no Recife foram promovidos por iniciativa do vereador Jayme Asfora (PMDB), que se dedica a acompanhar os problemas do setor elétrico e ficou alarmado com a ocorrência que deixou parte da cidade às escuras durante sete horas no dia 18 de fevereiro.