No primeiro discurso como vereador do Recife, o estreante Aderaldo Pinto (PRTB), eleito com mais de cinco mil votos, usou a tribuna da Câmara na tarde desta quarta-feira, 06, para exaltar uma das festas mais populares de Pernambuco, o carnaval. “Falamos em milhares de pessoas nas ruas da cidade. Foliões de várias partes do Brasil e de muitas cidades do mundo. Gente que vem brincar o melhor carnaval do planeta e espera encontrar também as melhores condições para a festa”.
O presidente da Câmara do Recife, vereador Vicente André Gomes (PSB), anunciou hoje a formação de uma Comissão Especial, composta por cinco membros, para conduzir a reforma da Casa de José Mariano. Ele pediu aos colegas parlamentares que viajaram para conhecer outras casas legislativas, no total de três grupos distintos, que indiquem um vereador cada um, além de mais dois indicados um pela oposição e outro pelo líder do governo, totalizando cinco. A Comissão Especial será composta por meio de projeto de resolução.
A vereadora Michelle Collins (PP) afirmou hoje na Câmara do Recife, sem citar a fonte da pesquisa, que a cidade está entre as cinco capitais que mais consomem droga no país. Pior ainda. Segundo ela, o Brasil ocupa em nível mundial o primeiro lugar no consumo de crack e o segundo no de cocaína. Para mudar esta estatística, a parlamentar sugere a reativação do Conselho Municipal sobre Drogas e a criação de uma Secretaria Municipal, a exemplo de Belo Horizonte.
Na luta contra o crack, o vereador Luiz Eustáquio (PT), defendeu hoje na Câmara do Recife a internação compulsória dos viciados, a exemplo do Rio de Janeiro e São Paulo. Ele convidou os parlamentares a participarem de uma audiência pública que vai ser realizada no dia 21 deste mês para debater o assunto com a sociedade. A audiência deverá ser realizada no plenarinho da Câmara. Ele disse que o país está mobilizado e preocupado com a questão das drogas, por se tratar de um problema de saúde pública. O vereador ressaltou que apenas 7% de toda a verba destinada para o combate às drogas foi solicitada pelos estados e municípios. Para ele, o Estado precisa intervir e a Câmara precisa continuar firme no combate e unidos defendendo a participação de todos.
Na tarde desta quarta-feira, 6, vários vereadores repercutiram a ação do prefeito Geraldo Júlio de desapropriar um terreno em Afogados para executar um projeto de revitalização e ampliação do Mercado de Afogados. O objetivo é liberar as calçadas e faixas de rolamento que hoje estão tomadas pelo comércio informal.
O vereador Maguari (PSB) falou sobre projeto Reluz, implantado para modernizar o sistema de iluminação pública no Recife, durante a Reunião Plenária de hoje (6). Mais de 60 mil pontos de iluminação seriam beneficiados com o projeto. “O Reluz foi firmado no governo anterior, do ex-prefeito João da costa, mas não chegou à conclusão. É um problema porque isso reflete na segurança pública de nossa cidade. Muitas comunidades do Recife são extremamente carentes de Políticas Públicas”, lembrou.
O planejamento para o carnaval, realizado pelo Governo do Estado e Prefeitura do Recife, foi elogiado durante o pronunciamento do vereador Aderaldo Pinto (PRTB), hoje (6). “Quando falamos em carnaval, falamos em milhares de pessoas nas ruas do Recife. Foliões de várias partes do Brasil e do mundo. Gente que vem brincar o melhor carnaval do planeta e espera encontrar as melhores condições para a festa. Sei que todas as ações são bem planejadas pelas equipes do governo do estado e da prefeitura do Recife. Por esta razão, quero parabenizar o governador Eduardo Campos e o prefeito Geraldo Júlio por todo o esforço em fazer o melhor festejo de Momo para o povo”, disse.
O vereador Almir Fernando (PCdoB) subiu à tribuna nesta quarta (6) para destacar o lançamento do edital de licitação do Governo de Pernambuco para a construção do Parque Urbano da Macaxeira, a ser erguido na antiga Fábrica da Macaxeira, na avenida Norte, e que ficará pronto até dezembro deste ano. A área total do empreendimento será superior à dos Parques da Jaqueira e Treze de Maio. “Era um local que estava esquecido, sem utilidade e abandonado desde o final da década de 70. O investimento será de R$ 54 milhões, num total de 10 hectares. Ficamos muito felizes porque o Parque terá o Expresso Cidadão com a Compesa, Serasa, Procon, Defensoria Pública, Agência do Trabalho, Detran, Secretaria de Defesa Social e da Fazenda”, disse o vereador.
Três importantes decisões foram tomadas pela Comissão de Legislação e Justiça da Câmara Municipal do Recife na primeira reunião após a instalação, na manhã desta quarta-feira, 6. A primeira medida foi limpar a pauta de antigos projetos de lei e vetos do Executivo que se acumulavam na comissão; a segunda, a realização de um seminário sobre teoria e prática legislativa para vereadores e assessores. A terceira será a proposta de reedição da comissão de parlamentares para acompanhar os servidores municipais que pleiteiam o Plano de Cargos, Carreiras, Desenvolvimento e Vencimentos (PCCDV).
O vereador Jurandir Liberal (PT) argumenta que não há pressa em rever o Plano Diretor do Recife uma vez que o documento foi revisado em 2008. O vereador foi inclusive relator da revisão do PD. Ele argumenta que a urgência de mudança deve ser para a Lei de Ocupação do Uso do Solo e não do Plano Diretor.