O líder da bancada do Governo na Câmara Municipal do Recife, vereador Samuel Salazar (MDB), afirmou, na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (5), que a empresa que cuida do setor elétrico em Pernambuco, Neoenergia, antiga Celpe, não está colaborando nos serviços de podas de árvores nas ruas do Recife. Segundo ele, a Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) pede para a empresa de eletricidade desligar os fios de alta tensão que cruzam os postes das ruas, para viabilizar o serviço solicitado pela população, mas não vem recebendo respostas.
A polêmica envolvendo a construção de uma estrutura para acomodar um restaurante sobre dois prédios localizados no Recife Antigo foi tema de um discurso proferido pelo vereador Marco Aurélio Filho (PRTB) nesta terça-feira (5), na Câmara do Recife. Durante a reunião plenária, o parlamentar sugeriu a realização de uma audiência pública para debater a instalação do projeto privado, que promete interligar a cobertura de dois edifícios de valor histórico localizados nas proximidades do Marco Zero.
Na noite desta segunda-feira (4), a Câmara Municipal do Recife promoveu uma reunião solene em homenagem ao Centro Universitário Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (Cisam), por iniciativa da vereadora Liana Cirne (PT). O Centro faz parte do Complexo Hospitalar da Universidade de Pernambuco (UPE) e é referência estadual na assistência à saúde da mulher e da criança. Diversos profissionais que atuam na instituição, autoridades e apoiadores participaram da solenidade no plenário da Casa de José Mariano. A vereadora Aline Mariano (PP) presidiu o evento.
O vereador Felipe Alecrim (PSC) ocupou a tribuna da Câmara do Recife durante a reunião plenária desta segunda-feira (4) para comentar situação dos habitacionais construídos pela Prefeitura do Recife. No seu discurso, o parlamentar dirigiu diversas críticas ao Poder Executivo, mas centralizou os seus comentários nas más condições dessas moradias.
O vereador Ivan Moraes (PSOL) subiu à tribuna da Câmara do Recife nesta segunda-feira (4) para fazer uma cobrança: o pagamento a duas organizações sociais contratadas pela Prefeitura em janeiro para fornecer cursos profissionalizantes a pessoas trans na capital. De acordo com ele, o serviço já está sendo oferecido pelo Instituto Boa Vista e pela Amotrans, mas a Prefeitura ainda não fez sua parte – o depósito da primeira parcela do pagamento pelo serviço. Os valores devidos somam, até agora, R$ 110 mil.
A veiculação de notícias sobre os gastos da área de comunicação da Prefeitura do Recife foram alvo de um discurso proferido pelo vereador Alcides Cardoso (PSDB) na tribuna da Câmara Municipal durante a reunião plenária desta segunda-feira (4). No pronunciamento, o parlamentar criticou, principalmente, o uso de recursos nas contas de redes sociais associadas ao Poder Executivo.
A vereadora Aline Mariano (PP) subiu à tribuna da Câmara Municipal do Recife e teceu críticas a argumentos utilizados pela oposição da Casa contra o prefeito da cidade, durante a reunião plenária desta segunda (4). “A gente observa como a oposição tem se manifestado nessa Casa e eu não tenho dúvidas de que tudo isso é reflexo da popularidade do prefeito João Campos”.
O vereador Luiz Eustáquio (PSB) defendeu a ideia de que os centros de Referência de Assistência Social (CRAS), geridos pela Prefeitura do Recife, façam atendimento à população não somente durante o horário de expediente normal, mas ofereçam os serviços de assistência social também nos finais de semana. E 24 horas por dia. A ideia foi apresentada durante a reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (4).
A vereadora Liana Cirne (PT) debateu o projeto de resolução (PR) número 24/2023, de sua autoria, que institui a “Frente Parlamentar de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa” no âmbito da na Câmara Municipal do Recife. “Num país marcado pelo idadismo é uma alegria criar essa frente que comemora a vida”, disse a vereadora, na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (4). O objetivo do colegiado, segundo afirmou, é fiscalizar os atos de violência contra idosos e transformar o tema em matérias legislativas. “A partir desse trabalho espero que daqui a alguns anos tenhamos menos relatos de violência contra idosos e mais relatos de vitórias e grandes conquistas”.
O vereador Fred Ferreira (PL) repercutiu a aprovação de um projeto de lei, votado na semana passada na Câmara dos Deputados, que cria a Tarifa Social de Água e Esgoto e que tem como um dos proponentes o deputado federal André Ferreira. “Esse projeto, que agora vai para o Senado e depois volta para a Câmara, vai garantir um desconto de 50% nas contas de água para famílias com renda per capita inferior a R$ 700, cadastradas no CadÚnico, deficientes físicos ou ainda idosos beneficiários do BPC [Benefício de Prestação Continuada]”, disse, na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (4).