Na tarde desta terça-feira, 14, o vereador Luiz Eustáquio (PT) ressaltou em seu discurso na Câmara, a sanção da lei 17.773, ocorrida no último dia 19 de janeiro. Ela estabelece requisitos para a regularização, edificação e funcionamento de templos religiosos de qualquer culto. “Entendíamos que havia uma necessidade de regularizar os templos religiosos que são muitos nessa cidade”, explicou.
A vereadora Aline Mariano (PSDB) denunciou no pequeno expediente da tarde desta terça-feira, 14, a situação que se encontra a Unidade do Programa Saúde da Família (PSF) na comunidade da Vila do Sesi, no 6º distrito sanitário do Recife. “Hoje estivemos lá nesse PSF e o caso é grave. Logo quando chegamos visualizamos uma placa na entrada, comunicando que o atendimento odontológico estava suspenso por tempo indeterminado devido à interdição do consultório saúde bucal”, afirmou.
As várias matérias publicadas nos jornais de hoje que trouxeram como referência a autuação de quatro instituições bancarias, devido ao descumprimento das exigências das leis municipais vigente, foi o tema destacado pelo vereador Josenildo Sinesio (PT), na tarde desta terça-feira, 14. “Hoje os jornais noticiaram justamente aquilo que há muito tempo vínhamos na luta para conseguir. A gente vem brigando para que os bancos possam oferecer aos usuários, seus funcionários e a população de maneira geral, segurança nas suas dependências”, disse.
Os voluntários do movimento Bote Fé, evento católico de acolhida da Cruz da Jornada Mundial da Juventude e do Ícone de Maria, foram homenageados na manhã desta terça-feira, 14, em reunião solene realizada da Câmara Municipal do Recife, por iniciativa do vereador Josenildo Sinésio (PT). Dezenas de jovens compareceram ao plenário vestidos com as camisetas azuis e vermelhas características do evento que, no Recife, foi realizado no Marco Zero em janeiro e atualmente ocorre em outras 18 cidades brasileiras. A solenidade foi presidida pelo vereador Eduardo Marques (PTB) e contou com a presença dos vereadores Maré Malta (PPS) e Priscila Krause (DEM).
Projeto de lei do veredaor Carlos Gueiros (PTB) em co-autoria com o vereador Liberato Costa Júnior (PMDB), regulamentando a construção de cemitérios e crematórios, foi aprovado na tarde desta segunda-feira 13, em primeira discussão na Câmara do Recife.
A vereadora Vera Lopes (PPS), que também é médica, alertou nessa segunda-feira, 13, na Câmara do Recife que os casos de dengue estão aumentando de forma assustadora na cidade. Segundo ela, os hospitais estão lotados e os números da dengue hemorrágica também crescem muito, chegando a ser clasiificada de epidemia. “É preciso educar a população para que ela colabore no combate à doença que se alastra especialmente nos bairros periféricos. É bem verdade que a população mantém hábitos que não ajudam no combate ao mosquito transmissor, mas cabe ao poder público ter ações adequadas.” Os casos de dengue hemorrágica com risco de morte cresce de forma epidêmica”.
No pequeno expediente da tarde desta segunda-feira, 13, o vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB) questionou as obras das construtoras do Recife, que de acordo com ele, veem danificando algumas ruas da cidade e não realizando o conserto das mesmas. O parlamentar disse ainda ter procurado a Emlurb e foi informado que ao término das obras, as empresas realizariam os serviços, porém não é o que ele tem visto na cidade. “A Rua Manuel Inácio, em Jardim São Paulo, está totalmente danificada e prometeram após a construção deixá-la recapeada. Isso não aconteceu”, disse
O vereador Maré Malta (PSD) usou de seu discurso na tarde desta segunda-feira, 13, para repercutir a questão da segurança pública e cobrar a execução das leis que já foram criadas pelo legislativo municipal. “Eu quero apelar para que a prefeitura do Recife (PCR) tenha a sensibilidade de dar a atenção devida e resolva essa questão”. De acordo com o parlamentar a PCR está com um parecer da procuradoria que segundo ele, é de extrema importância a sua aprovação, para possibilitar a execução das ideias discutidas na audiência promovida recentemente no Ministério Público de Pernambuco.
Na tarde desta segunda-feira, 13, o vereador Almir Fernando (PCdoB) abriu o pequeno expediente da Câmara, repercutindo a Operação Inverno 2012, lançada na última semana. Segundo o parlamentar, os investimentos para esse ano chegarão a R$ 133 milhões, ante os R$ 57 milhões aplicados em 2011. “Temos mais de 100 pessoas trabalhando na operação, dentre elas devemos valorizar também a Codecir que realiza ações durante todo o ano”, disse.
Os vereadores da Câmara Municipal do Recife votam em primeira discussão, na reunião plenária desta segunda-feira, dois projetos de lei do vereador Múcio Magalhães. O projeto de N° 168 dá nome ao viaduto que será construído na Avenida Agamenon Magalhães ligando a Rua Dom Bosco a Rua Joaquim Nabuco. A proposta de Múcio é que seja denominado Josué de Castro, em homenagem ao médico, geógrafo e cientista político pernambucano. O segundo é o Projeto de Lei N° 171, que reserva 5% dos ingressos dos eventos não gratuitos realizados em áreas públicas para entidades beneficentes de assistência social.