Crianças da Escola Municipal Diná de Oliveira, professores e pais lotaram o plenário da Câmara Municipal na manhã de hoje (14) para a entrega do título de cidadã do Recife à pedagoga paraibana Edilene Maria Torreão Brito. A iniciativa foi do vereador Edmar de Oliveira (PHS) que, em seu discurso, saudou a homenageada como uma “guerreira, merecedora deste título pelo trabalho, esforço e sacrifício para educar as crianças”.
Moradores do Vietnã, no bairro de Santa Martin, lotaram o plenarinho da Câmara. Na audiência pública convocada pelo vereador Múcio Magalhães (PT), eles reivindicaram a execução do projeto de saneamento básico na comunidade que existe desde 2002, mas não saiu do papel. “Nossa proposta é reunir os principais atores deste projeto, a Prefeitura do Recife, a Compesa e a Chesf para encontrar uma solução que acabe com o sofrimento da comunidade. Não podemos admitir que essas famílias continuem sem saneamento básico”, afirmou Múcio Magalhães.
O Vereador Estéfano Menundo (PSB) falou na tribuna da Câmara na tarde desta terça-feira, 13, sobre o projeto de lei do executivo que trata da concessão de uma bolsa aos para-atletas com a faixa etária de 13 a 19 anos, devidamente matriculado na rede publica ou privada e que tenham se destacado como revelação esportiva individual ou coletiva.
Na tarde desta terça-feira, 13, o vereador Josenildo Sinesio (PT) ratificou a questão do desarmamento como um dos pontos que mais tem se preocupado na Casa. O parlamentar citou uma matéria publicada em um jornal local, que traz números do Ministério da Saúde indicando a morte de mais de 35 mil brasileiros vítimas de armas de fogo em 2010. Os dados apresentados no texto ressaltavam ainda uma queda desse número em relação a 2009 quando houve 36,6 mil homicídios.
Dois membros da Comissão Especial de Mobilidade da Câmara do Recife, Gilberto Alves (PTN) e Múcio Magalhães (PT), visitaram recentemente a cidade de Bogotá, capital da Colômbia, para conhecer de perto as experiências bem sucedidas de mobilidade urbana. A capital colombiana, embora tenha se inspirado em projetos do arquiteto Jaime Lerner, desenvolvidos em Curitiba, é referência mundial há mais de dez anos nas questões de mobilidade, tratadas de acordo com especialistas, com mais profissionalismo.
A vereadora Priscila Krause (DEM) preocupada com o ritmo da obra de mobilidade urbana mais importante para desafogar o trânsito na zona sul do Recife convocou audiência pública realizada na manhã desta terça-feira (13) no plenarinho da Câmara. O TCE, Tribunal de Contas do Estado, a URB, Empresa de Urbanização do Recife, e moradores das comunidades que estão no traçado da Via Mangue participaram do debate. “Esta é uma etapa importante na nossa tarefa de fiscalizar o Poder Executivo como vereadora da cidade do Recife. Precisamos que a obra termine dentro do prazo. A audiência pública serve para verificar a realidade da execução da Via Mangue”, afirmou Priscila Krause. A assessoria da parlamentar constatou um atraso de 31% da obra.
O Parlamento Metropolitano, entidade formada pelos vereadores dos 14 municípios que integram a Região Metropolitana do Recife, realizou ontem na Câmara do Recife, uma audiência pública sobre mobilidade urbana para discutir a criação de ciclovias. A audiência teve a presença do presidente da Casa, Jurandir Liberal (PT), do presidente da Comissão Especial de Mobilidade Urbana da Câmara, Gilberto Alves (PTN), e de Múcio Magalhães (PT), integrante da comissão. O presidente do Parlamento Metropolitano, vereador de Moreno, José Joaquim da Silva Filho, conduziu o debate.
O presidente da câmara, Jurandir Liberal (PT), único engenheiro entre os vereadores do recife, há onze anos consecutivos, presta homenagem ao dia do engenheiro e do arquiteto com a realização de reunião solene ontem na câmara do recife. Este ano, o parlamentar homenageou o engenheiro Camilo Brito que faleceu em novembro de 2010. “Camilo Brito foi presidente do clube de engenharia, vice-presidente do CREA-PE, diretor do sindicato da construção civil. além de um excelente amigo, era um profissional brilhante que faz muita falta neste momento de grande crescimento econômico”.
Dois projetos de lei da vereadora Marília Arraes (PSB), que tratam sobre a proibição de venda e consumo de bebidas alcoólicas, e outro do vereador Sérgio Magalhães (PSD), proibindo eventos na avenida Boa Viagem, já aprovado em primeira discussão, receberam, emendas em plenário, na tarde desta segunda-feira 12, e voltaram para análise das comissões temáticas da Casa. Já o projeto do vereador Vicente André Gomes (PSB), criando o programa de Pronto Atendimento no Lar, o Prontolar, que havia recebido da Comissão de Finanças e Orçamento parecer contrário à sua instalação, obteve no plenário a rejeição do parecer e foi colocado em votação, sendo aprovado em primeira discussão.
A questão do crack veio à tona mais uma vez na reunião plenária da tarde desta segunda-feira, 12, na Casa de José Mariano. O vereador Almir Fernando (PCdoB) ressaltou o lançamento do Plano Nacional de Enfrentamento ao Uso do Crack e outras Drogas feito recentemente pela presidente Dilma Rousseff, e os programas consultório de Rua da Prefeitura do Recife e Atitude do Governo do Estado.