Notícias

O vereador Inácio Neto (PSB) foi a tribuna da Câmara na tarde desta terça-feira, 6, demonstrar sua indignação com as empresas operadoras de planos de saúde, que segundo ele, estão explorando os médicos. “Elas cobram uma mensalidade alta aos clientes e muitas vezes pagam um valor irrisório à classe”, criticou.

Na tarde desta terça-feira, 6, o vereador Almir Fernando (PCdoB) parabenizou na tribuna da Câmara, o Governo do Estado pela inauguração da terceira etapa do Sistema Pirapama, no município do Cabo de Santo Agostinho. O parlamentar destacou ainda a melhoria que essa obra está trazendo na questão do abastecimento de água no Recife e na Região Metropolitana.

O projeto d elei da vereadora Marília Arraes (PSB) propondo o fechamento de bares e similares aos domingos às 22 horas no Recife para diminuir o consumo de bebidas alcoólicas, na tentativa de coibir a violência, recebeu na tarde desta terça-feira na Câmara uma emenda do vereador Jurandir Liberal (PT), alterando o horário de fechamento para a meia noite do domingo. Com isso, o projeto voltou para as comissões temáticas onde deverá ser analisado de novo e só então voltar ao plenário para votação. De acordo com uma pesquisa realizada pela Secretaria de Defesa Social do Estado, 10% das mortes violentas acontecem no domingo à noite. Chegam a três vezes mais que a média registrada nos dias de semana.

O vereador Inácio Neto (PSB) disse ontem na Câmara do Recife que estava feliz em ser integrante do Partido Social Brasileiro porque ele sabe o que quer e para onde quer ir. Segundo ele, o décimo segundo Congresso Nacional do Partido reconduziu o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, ao cargo de presidente nacional da sigla. O parlamentar aproveitou a oportunidade para enaltecer os “altos índices de aprovação do governador que para ele só não tem 100% porque muita gente às vezes não entende a pergunta da pesquisa”.

Os projetos do Executivo que chegaram à Câmara do Recife no último dia 18 de novembro, alguns em regime de urgência, deverão ser priorizados os que tratam de planos de cargos e salários dos servidores. Eles têm 45 dias para tramitarem e se não forem priorizados podem deixar de ser votados ainda este ano. O vereador Carlos Gueiros (PTB), presidente da Comissão de Finanças chamou a atenção ontem na Câmara do Recife para o fato de que estes projetos chegaram à Casa dia 18 de novembro, foram lidos em plenário dia 21 e tiveram até o dia 28 para receber emendas, e apenas quatro para que as comissões emitam seus pareceres.

Requerimento do vereador Gilvan Cavalcanti (PSD) encaminhado ontem à Câmara do Recife pede que policiais civis se incorporem à operação Lei Seca do Estado, recentemente reestruturado e ampliado para coibir o uso de álcool na direção para tentar diminuir a violência no trânsito. No entender do parlamentar, deveria ser acrescida à atual estrutura das delegacias de repressão ao roubo e ao furto de veículos, além de utilizar as delegacias móveis.

“Quero me solidarizar com as famílias de Buíque que foram atingidas por essa tragédia da BR – 116, na Bahia”. Assim abriu o seu discurso o vereador Maré Malta (PSD) na tarde desta segunda-feira, 5, na Câmara. Em seguida o parlamentar falou a respeito do apoio solicitado pelo Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde no que diz respeito à aprovação do Plano de Cargos e Carreiras da categoria.

O vereador Josenildo Sinesio (PT) fez referência na tarde desta segunda-feira, 5, à Festa de Nossa Senhora da Conceição que está acontecendo no Bairro de Casa Amarela. “É a maior festa religiosa da igreja católica no estado de Pernambuco”, ressaltou. O parlamentar destacou ainda a quantidade de pessoas que nesse período do ano sobem o morro para agradecer as graças alcançadas, ou até mesmo vão fazer pedidos e consagrar suas famílias e seus amigos.

Na tarde desta segunda-feira, 5, o vereador Sérgio Magalhães (PSD) repercutiu uma pesquisa publicada hoje em um jornal da cidade que traz os números de aprovação do Governador Eduardo Campos. “Eu começo a me questionar por que o prefeito do Recife com três anos de governo, um orçamento de 4 bilhões de reais e com arrecadação crescente, continua sempre mal avaliado”, disse.

Com um parecer da Comissão de Legislação e Justiça opinando pela rejeição e outros dois favoráveis à aprovação - das comissões de Finanças e Orçamento e de Meio Ambiente - vai a votação, na reunião plenária desta segunda-feira, 5, o projeto de lei número 101/2011, de autoria do vereador Aerto Luna (PRP), que institui normas e procedimentos para gerenciamento e destinação de lixo tecnológico no Recife.