Notícias

Com uma trajetória profissional dedicada à causa pública, integralmente voltada a projetos que já beneficiaram a população tanto em postos que ocupou no Governo Federal quanto no Estado de Pernambuco, o médico, doutor em saúde integral, criador do Mais Médico, ex-vereador do Recife e atual assessor especial do Ministério das Relações Institucionais, Mozart Júlio Tabosa Sales, recebeu o Título de Cidadão do Recife, na tarde desta sexta-feira (14). A entrega foi feita pelo vereador Osmar Ricardo (PT), cumprindo um decreto Legislativo do ex-vereador Henrique Leite. O ministro de Estado da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, que estava presente no evento, recebeu voto de aplausos.

O Diario de Pernambuco completou 198 anos. É o jornal mais antigo em circulação na América Latina, fundado no dia 7 de novembro de 1825, sob a batuta do tipógrafo Antônio José de Miranda Falcão. Para destacar a data, a Câmara Municipal do Recife promoveu uma reunião solene na manhã desta sexta-feira (17), numa iniciativa da vereadora Ana Lúcia (Republicanos). “Durante a sua longa trajetória, o Diario de Pernambuco sofreu censura em várias ocasiões, foi vítima de perseguições, empastelamento e depredação, chegando a ter jornais rasgados, queimados, e deixado de circular em alguns dias nos anos de 1911, 1912, 1931 e 1945”, disse a parlamentar.

Na manhã desta sexta-feira (17), uma audiência pública teve como tema central a manutenção dos habitacionais existentes no Recife. O evento foi promovido pelo vereador Felipe Alecrim (PSC) e realizado no plenarinho da Casa. Segundo o parlamentar, o direito à moradia é assegurado pela Constituição Federal de 1988, devendo ser garantido tanto pelo Governo Federal, quanto por estados e municípios. “Dados do Plano Local de Habitação de Interesse Social (PHLIS) de 2018, que é o levantamento mais recente do município, apontam que o Recife tem um déficit de 71.160 em moradias”.

Para viver a experiência de ser “Vereador por um dia”, 48 alunos da Academia Cristã de Boa Viagem (ACBV) visitaram a Câmara Municipal do Recife, na tarde desta quinta-feira (16), quando tiveram a oportunidade de participar da simulação de reunião solene, por iniciativa da vereadora Ana Lúcia (Republicanos). Tudo funcionou como numa reunião solene original: houve formação de mesa de honra, execução do Hino Nacional e discursos. A visita, justificada em proposta do ex-vereador Renato Antunes, atual deputado estadual, teve caráter pedagógico e de formação política e de cidadania.

Nascido no bairro Lins de Vasconcelos, no Rio de Janeiro, o empresário Anderson Christian Alves Lucena de Melo viveu a infância e a juventude em Santo Amaro, no centro do Recife. E na manhã desta quinta-feira (16), tornou-se o mais novo cidadão da capital pernambucana, ao receber o Título de Cidadão do Recife numa iniciativa do vereador Alcides Teixeira (PSB). “Desde cedo, Anderson demonstrou sensibilidade em transformar a realidade do bairro, somando ao seu talento como empreendedor a preocupação em criar oportunidades de emprego e renda para os moradores”, justificou o parlamentar. A reunião solene, no plenário da Câmara Municipal, foi acompanhada por amigos e familiares do homenageado. A solenidade foi presidida pelo vereador Doduel Varela (PP).

A vereadora Ana Lúcia (Republicanos) rebateu críticas feitas pelo líder da oposição na Casa, vereador Alcides Cardoso (PSDB), sobre o número de vagas em creches mantidas pela Prefeitura do Recife. Ela abordou dados da Operação Ordenada Educação Infantil 2023, realizada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE) e defendeu a gestão municipal. Convidou o parlamentar a visitar “a rede municipal de ensino que tem pelo menos 300 obras em andamento”.

Dados da Operação Ordenada Educação Infantil 2023, realizada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE), foram tema do pronunciamento do vereador Alcides Cardoso (PSDB), durante a reunião plenária da Câmara do Recife, nesta terça-feira (14). O parlamentar disse que foi analisada a oferta de vagas em creches em todos os 184 municípios de Pernambuco. “De acordo com esses dados, o Recife tem atualmente um déficit de 19,6 mil vagas de creche”, salientou.

Considerado um dos grandes nomes da literatura popular e da cultura nordestina, o poeta Rogaciano Leite foi homenageado em reunião solene realizada na noite desta terça-feira (14), pela Câmara Municipal do Recife, por iniciativa do vereador Tadeu Calheiros (Podemos). Este é o ano em que se celebra 54 da morte física do multiartista, mas o parlamentar entende que há sempre motivos para se comemorar a imortalidade de sua obra. “Quando pensamos nesta reunião solene, foi justamente para ressaltar os grandes feitos deste pernambucano, e para que fique registrado nos anais deste Parlamento, a brilhante trajetória de Rogaciano Leite”, disse.

O vereador Ivan Moraes (PSOL) fez questionamentos à Prefeitura do Recife em relação aos cachês de grupos e artistas que participaram do carnaval do ano passado na cidade. Na tribuna da Câmara Municipal do Recife, durante a reunião Ordinária desta terça-feira (14), o parlamentar também solicitou a suspensão do edital de convocação para o carnaval 2024.

Autor do projeto de lei que originou a Lei Municipal número 18.054/14, que estabelece o Dia Municipal do Barbeiro, Cabeleireiro e afins, o vereador Almir Fernando (PCdoB) promoveu uma reunião solene, na noite desta terça-feira (14), em homenagem a essas categorias que contribuem com suas artes no segmento da beleza. De acordo com o parlamentar, o segmento vem crescendo todos os anos não somente no Recife, mas em todo o Estado, garantindo empregos e renda a milhares de pessoas. Ele entregou certificados a 41 homenageados, entre manicures, maquiadoras, designers de sobrancelhas, barbeiros, esteticistas, entre outros profissionais.