Notícias

Dois projetos de lei do Executivo (nº 22/2025 e nº 23/2025) foram analisados e aprovados em duas comissões permanentes da Câmara Municipal do Recife, durante reuniões realizadas na manhã desta quarta-feira (3). Primeira a se reunir, a Comissão de Finanças e Orçamento, presidida pelo vereador Samuel Salazar (MDB), contou com a participação dos vereadores Hélio Guabiraba (PSB), Fred Ferreira (PL) e Flávia de Nadegi (PV). Já a Comissão de Legislação e Justiça se reuniu em seguida, sob a presidência do vereador Rinaldo Junior (PSB), juntamente com os vereadores Gilberto Alves (PRD), Gilson Machado Filho (PL), Carlos Muniz (PSB) e Samuel Salazar.

A Câmara do Recife discutiu e aprovou em primeira votação o projeto de lei Ordinária nº 104/2025, de autoria do vereador Gilson Machado Filho (PL), que institui a “Semana de Conscientização sobre a Síndrome Pós-Aborto” no Calendário Oficial de Eventos do Município. Durante a reunião plenária desta terça-feira (2), a proposição recebeu 16 votos favoráveis e cinco contrários. Além do autor, debateram a matéria as vereadoras Kari Santos (PT), Jô Cavalcanti (PSOL) e Cida Pedrosa (PCdoB) e os vereadores Thiago Medina (PL), Felipe Alecrim (Novo) e Tadeu Calheiros (MDB). O projeto de lei terá a segunda votação na próxima segunda-feira (8).

O plenário da Casa de José Mariano debateu e aprovou, nesta terça-feira (2), o requerimento de número 7941/2025, de autoria da vereadora Ana Lúcia (Republicanos), que concede voto de aplausos e congratulações à Clínica Evollutiva, pelos relevantes serviços prestados às crianças e adolescentes neurodivergentes, bem como pelo acolhimento e apoio oferecidos às suas famílias e cuidadores.

Nesta terça-feira (2), o vereador Júnior de Cleto (PSB) repercutiu, na Câmara do Recife, o acordo de cooperação técnica para fortalecer na capital pernambucana o Programa Computadores para Inclusão. A iniciativa tem como foco ampliar a Política Nacional de Desfazimento de Bens Eletroeletrônicos e expandir a capacitação de jovens e trabalhadores para o mercado de trabalho. O ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, e o prefeito do Recife, João Campos, assinaram a parceria no Compaz Governador Eduardo Campos, na Linha do Tiro, nesta segunda-feira (1º). Na ocasião, o ministro entregou 500 computadores para laboratórios de informática e centros comunitários do Estado. “Os computadores são recondicionados por jovens e as máquinas voltam a ser utilizadas nas comunidades, associações comunitárias e rede Compaz”, pontuou o vereador.

Comemorado anualmente em 9 de setembro, o Dia do Médico Veterinário foi tema de um discurso proferido pelo vereador Tadeu Calheiros (MDB) nesta terça-feira (2), durante a reunião plenária da Câmara do Recife. Na ocasião, o parlamentar discutiu o requerimento nº 8.024/2025, de sua autoria, que solicita voto de aplausos a médicos veterinários pelo dia da categoria. O vereador Gilson Machado Filho (PL) e a vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) participaram do debate sobre a matéria, que foi aprovada pelo plenário da Casa.

A vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) subiu à tribuna da Câmara do Recife durante a reunião plenária desta terça-feira (2) e destacou três requerimentos de votos de aplausos e congratulações de sua autoria, que ressaltam religiosos e ações na área dos direitos humanos. O primeiro, de número 7.955/2025, aplaude a criação da "Semana Dom Hélder Câmara de Direitos Humanos", na Universidade Católica de Pernambuco. O segundo, de número 7.968/2025, parabeniza o Padre Pedro Rubens, por seus 20 anos à frente da Unicap. E o terceiro requerimento, o de número 7.983/2025, celebra Dom Fernando Saburido, arcebispo emérito de Olinda e Recife, pelos seus 25 anos de Ordenação Episcopal - Jubileu de Prata.

Durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife desta terça-feira (2), o vereador Rinaldo Junior (PSB) informou ter conseguido, através de emenda parlamentar do deputado federal Pedro Campos, a destinação de verba para a construção, pela Prefeitura do Recife, da cobertura da quadra do Compaz Governador Eduardo Campos, na Zona Norte. "Quase dois anos atrás, eu recebi uma cobrança daquela comunidade, especialmente dos praticantes de esportes na quadra”, lembrou o vereador. Ele disse ainda que o recurso deve chegar aos cofres do Executivo até o mês de outubro e que a expectativa é de que a obra comece no próximo ano.

O projeto de lei número 205/2024, de autoria do vereador Luiz Eustáquio (PSB), que institui a “política de combate à intolerância religiosa no ambiente escolar”, no âmbito do município do Recife, foi aprovado em segunda votação, na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (2). A proposição, que na prática permite aos estudantes utilizar o intervalo escolar (recreio), para as práticas religiosas, agora segue para sanção do prefeito João Campos. Antes da votação, diversos vereadores debateram o tema.

Um debate sobre o funcionamento da Escola Municipal Anita Paes Barreto, de ensino fundamental, ocorreu na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (2), a partir do requerimento de número 7966/2025, de autoria do vereador Eduardo Moura (Novo). A proposição concedeu voto de aplausos à equipe da escola, localizada na Rua Gerôncio Falcão, número 134, no bairro do Fundão, Zona Norte do Recife, “pelo relevante trabalho desempenhado em prol da educação pública de qualidade no município”. O debate envolveu o autor do requerimento e a vereadora Ana Lúcia (Republicanos).

O início do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e mais sete réus, entre ex-autoridades civis e oficiais das Forças Armadas, no Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília, provocou debate na Câmara do Recife durante a reunião plenária desta terça-feira (2). As vereadoras Jô Cavalcanti (PSOL), Kari Santos (PT) e o vereador Thiago Medina (PL) fizeram considerações sobre o tema na tribuna da Casa de José Mariano.