O Dia Internacional do Idoso, celebrado anualmente em 1ª de outubro desde 1990, foi comemorado em reunião solene realizada na Câmara do Recife na tarde desta segunda-feira (2), por iniciativa do vereador Tadeu Calheiros (Podemos), que prestou reconhecimento a 15 pessoas de diversas áreas profissionais. A data foi criada pela Assembleia Geral das Nações Unidas com o objetivo de provocar reflexões sobre os desafios do envelhecimento e da necessidade de políticas públicas que favoreçam a autonomia e o envelhecimento saudável. A solenidade foi presidida pelo vereador Felipe Alecrim (PSC).
Com a chegada do mês de outubro, o Outubro Rosa – campanha anual que visa a promover a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama – passa a integrar os debates no plenário da Câmara Municipal do Recife. Uma das parlamentares a levar o tema à tribuna da Casa de José Mariano nesta segunda-feira (2) foi a vereadora Ana Lúcia (Republicanos). Durante a reunião plenária desta manhã, ela salientou a necessidade de investimento nas políticas públicas de prevenção e de rastreio do câncer de mama.
O Piso Salarial Nacional da Enfermagem está garantido para os servidores municipais, apesar dos trâmites burocráticos e repasses que dependem do Governo Federal. Depois de tramitar em regime de urgência pelas comissões fixas, o projeto de lei do Executivo (PLE) número 31/2023 foi aprovado por unanimidade no plenário da Câmara Municipal do Recife, na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (2).
Baseado no artigo 37 da Constituição Federal, que trata sobre a contratação de serviços pela administração pública direta, o vereador Tadeu Calheiros (Podemos) cobrou que a Prefeitura do Recife realize a nomeação dos médicos concursados ao cargo. Segundo ele falou durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife desta segunda-feira (2), 130 médicos ligados a um programa federal foram convocados pela gestão municipal para atuar na atenção básica. “A Constituição diz que a forma preferencial de entrada no serviço público é através de concurso público”, disse.
A eleição para o Conselho Tutelar, que aconteceu no domingo (1º), em todo o Brasil, e que no Recife elegeu 42 profissionais, foi o tema do discurso do vereador Chico Kiko (PP), durante a reunião plenária desta segunda-feira (2). Segundo ele, o pleito foi importante porque elegeu os conselheiros que vão defender os direitos da população infantojuvenil, bem como a sua vivência familiar e nas comunidade.
O vereador Osmar Ricardo (PT) repercutiu, durante a reunião plenária da Câmara do Recife desta segunda-feira (2), a audiência pública realizada pelo seu mandato, que teve como tema “Habitação: Residenciais Encanta Moça I e II e os habitacionais Salamandra - Moradia Popular e o Déficit Habitacional no Recife”. O evento aconteceu no plenarinho da Casa de José Mariano, na sexta-feira (29). De acordo com o parlamentar, o debate foi importante para que fossem esclarecida as denúncias sobre as possíveis irregularidades dos beneficiários dos habitacionais Encanta Moça I e II, no Pina, Zona Sul.
O vereador Felipe Alecrim (PSC) dirigiu-se à tribuna durante a reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, nesta segunda-feira (2), para repercutir a Semana pela Vida. “A ser celebrado de 1º a 7 de outubro, o evento busca evidenciar, valorizar a vida e a dignidade humana. Nesse período, teremos uma série de ações para mostrar ao povo do Recife os malefícios do aborto e da liberação das drogas”.
A vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) debateu e aprovou quatro requerimentos, de sua autoria, referentes à situação do Teatro Valdemar de Oliveira, localizado no Boa Vista, cujo teto desmoronou e o prédio está em situação de escombros. “Os recifenses acompanharam o que aconteceu com aquele teatro, que é um espaço importantíssimo para a nossa cultura. É lamentável aquela situação. Na quarta-feira da semana passada houve um ato pelo tombamento e eu estive lá, junto com os manifestantes, para somar as forças”, disse, na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (2).
Ao discursar na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (2), o vereador Samuel Salazar (MDB) celebrou o Dia Internacional da Não Violência. “Esta data nos convoca a refletir sobre a paz, não apenas como a ausência de conflitos, mas como um princípio fundamental que deve nortear todas as nossas ações e relações”, afirmou.
Natural de Arcoverde, no sertão pernambucano, o padre Fábio Farias é o mais novo cidadão do Recife. A homenagem, concedida pela Câmara Municipal ao vigário paroquial na Paróquia Nossa Senhora de Boa Viagem, foi uma iniciativa do vereador Felipe Alecrim (PSC). O vereador Tadeu Calheiros (Podemos) presidiu a reunião solene.