Notícias

Ao subir à tribuna da Câmara Municipal durante o grande expediente da reunião plenária desta segunda-feira (15), o vereador Eduardo Moura (Novo) criticou a visita do prefeito do Recife a municípios do Agreste pernambucano, durante o final de semana. Ele disse que recebeu vídeos que mostram muitas pessoas acompanhando o gestor, mas que não condizem com a realidade. Em contrapartida cobrou melhorias em bairros da capital, como Boa Viagem e o bairro do Recife. Os vereadores Davi Muniz (PRD) e Paulo Muniz (PL) também participaram do debate.

Na última sexta-feira (12), a Prefeitura do Recife anunciou a convocação de 150 novos Agentes de Apoio ao Desenvolvimento Escolar Especial (AADEEs). A notícia repercutiu positivamente na Câmara do Recife durante a reunião plenária desta segunda-feira (15), quando o vereador Chico Kiko (PSB) ocupou a tribuna da Casa em dois momentos para tratar do assunto e tecer elogios à gestão do prefeito João Campos (PSB).

Durante a reunião plenária da Câmara do Recife desta segunda-feira (15), diversos requerimentos de autoria do vereador Eduardo Moura (Novo) foram destacados por ele na tribuna da Casa. As proposições tratam sobre assuntos das áreas da saúde, infraestrutura entre outras. Mais de 20 requerimentos apresentados dizem respeito a pedidos direcionados à Unidade de Saúde da Família (USF) Vietnã, no bairro Torrões, na Zona Oeste da cidade. Outros, solicitam serviços como calçamento de ruas e recuperação de ladeira na Cohab; regularização e acolhimento de pacientes na Upinha Eduardo Campos, na Bomba do Hemetério e fiscalização e prevenção de práticas abusivas por parte de flanelinhas no centro da cidade. O vereador Davi Muniz (PSD) participou do debate. Os requerimentos foram aprovados.

Um conjunto de 56 requerimentos de autoria do vereador Felipe Alecrim (Novo) foram discutidos e aprovados pela Câmara Municipal nesta segunda-feira (15), durante a reunião plenária. Na tribuna, o parlamentar fez um pronunciamento para defender os seus pedidos e cobrar do Poder Executivo sua execução. O vereador Fred Ferreira (PL) participou do debate e também cobrou que a Prefeitura atendesse às solicitações apresentadas por parlamentares.

Através de requerimentos de sua autoria, a vereadora Ana Lúcia (Republicanos) fez apelo para que seja vivenciada a Semana Municipal de Prevenção e Conscientização contra Violência e maus-tratos às Pessoas com Deficiência, assim como solicitou – em outra proposição - medidas para realização de ações contínuas de orientação, prevenção e combate ao retinoblastoma. O vereador Tadeu Calheiros (MDB) participou dos debates. Ana Lúcia ainda voltou à tribuna, na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (15), para debater um terceiro requerimento, com voto de Aplausos e Congratulações à Força Jovem Universal (FJU).

Durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife desta segunda-feira (15), o vereador Eduardo Moura (Novo) destacou a importância da atuação dos vereadores da cidade, sobretudo no que diz respeito aos requerimentos apresentados. "São centenas [de requerimentos] por dia. Nós colocamos mais de mil requerimentos todos os meses aqui, de todos os tipos. Requerimentos que são para melhorar a saúde, a educação, a cidade. Então, todos os vereadores que estão aqui, independente do espectro político, sejam mais para a esquerda, direita ou centro, têm o mesmo tipo de atuação quando se fala do Recife. A gente quer a melhoria da cidade", salientou. O parlamentar destacou que as proposições comumente apresentadas tratam sobre saúde, educação, serviços de infraestrutura, entre outros. "O nosso objetivo maior é o bem do Recife", ressaltou.

Um conjunto de 30 requerimentos solicitando melhorias para a comunidade de Nova Morada, localizada na região da Várzea, no final da Avenida Caxangá, por trás da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Zona Oeste, foi debatido na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (15). Quem promoveu o debate foi o vereador Davi Muniz (PSD), autor das proposições, e o vereador Felipe Alecrim (Novo). Todos os requerimentos foram aprovados.

Vereadores ocuparam a tribuna da Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (15), para repudiar a atitude de um médico neurologista que comemorou, em rede social, a morte do ativista conservador dos Estados Unidos e aliado do presidente Donald Trump, Charlie Kirk. “Pernambuco passou vergonha internacional diante da declaração do médico”, que é pernambucano, disse um dos parlamentares, o vereador Alef Collins (PP). Também discursaram sobre o assunto os vereadores Thiago Medina (PL), Gilson Machado Filho (PL) e Osmar Ricardo (PT).

Os 170 anos do Congregacionalismo no Brasil, que vêm sendo comemorados em eventos de casas legislativas em todo o país, foram celebrados em reunião solene da Câmara Municipal do Recife, na noite desta quinta-feira (11), por iniciativa do vereador Luiz Eustáquio (PSB). A cerimônia, que contou com a presença de líderes religiosos e fiéis evangélicos, foi marcada por manifestações de gratidão pelo legado do congregacionalismo, que é o sistema de organização das igrejas protestantes, onde cada uma é autônoma e toma suas próprias decisões, embora trabalhem em cooperações com as demais, enfatizando o compromisso para com a proclamação da Palavra de Deus. A solenidade foi presidida pelo vereador Felipe Alecrim (Novo).

“Tela não é brinquedo: o impacto da exposição precoce às telas no desenvolvimento infantil”. Foi esse o tema de uma audiência pública nesta quinta-feira (11) pela Frente Parlamentar em Defesa da Primeira Infância da Câmara do Recife, que tem como representante a vereadora Flávia de Nadegi (PV). No evento, realizado no plenarinho da Casa de José Mariano, representantes da gestão municipal e de órgãos ligados aos direitos da infância, além de integrantes da sociedade civil, discutiram os problemas e as consequências do uso de telas e redes sociais por crianças.