Notícias

O Poder Legislativo municipal aprovou, em primeira e segunda discussões, o projeto de lei do Executivo nº 55/2022, que institui o Código de Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos Urbanos do Recife. Vice-líder do governo na Câmara, o vereador Rinaldo Junior (PSB) subiu à tribuna da Casa para defender a proposta antes da votação. De acordo com ele, a tramitação da matéria contou com a incorporação de sugestões de setores ligados à reciclagem de resíduos sólidos.

A vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) ocupou a tribuna da Câmara do Recife nesta terça-feira (13) para repercutir a entrega da requalificação do ambulatório da Maternidade Barros Lima, que ocorreu nesta manhã. De acordo com a parlamentar, as mudanças trarão impactos especialmente para a prevenção ao câncer do colo do útero.

A execução de obras pela Prefeitura do Recife em ruas da Zona Oeste da capital foi tema de um discurso proferido pelo vereador Doduel Varela (PP) nesta terça-feira (13). Durante a reunião plenária, o parlamentar subiu à tribuna para agradecer ao Poder Executivo por atender pedidos de seu mandato e da comunidade para beneficiar moradores da região, especialmente do bairro do Bongi.

Os requerimentos 12.525/2022 e 12.527/2022, de autoria conjunta dos vereadores Ivan Moraes (PSOL) e Dani Portela (PSOL), são indicações à Secretária de Saúde do Recife para que haja a normalização do funcionamento dos serviços de exames hematológicos realizados pelo Laboratório Municipal Julião Paulo da Silva. Além disso são pedidas manutenções prediais e a instauração de uma mesa de negociações com representantes do Sindicato dos Biomédicos do Estado de Pernambuco. Os temas foram abordados na reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, nesta terça-feira (13).

A vereadora Liana Cirne (PT) fez questão de enfatizar o projeto de lei número 7/2022, de sua autoria, que dispõe sobre a prestação de assistência religiosa de matriz africana e afroindígena nos estabelecimentos civis de internação coletiva do Recife. O assunto foi tema do pronunciamento da parlamentar nesta terça-feira (13), durante a reunião plenária da Câmara Municipal do Recife. A proposição teve sua votação adiada.

A importância da atuação do gabinete do Centro do Recife, o Recentro, que completou um ano de instalação, foi o tema do discurso do vereador Marco Aurélio Filho (PRTB), na reunião Ordinária híbrida realizada pela Câmara do Recife nesta terça-feira (13). O Recentro, de acordo com o parlamentar, é uma mini prefeitura que abarca uma série de serviços e demandas e, para que "as coisas pudessem acontecer", destinou emendas da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2023 para dar estofo ao Fundo de Revitalização do Bairro do Recife.

O vereador Victor André Gomes (União Brasil) criticou a atuação de fiscais da Prefeitura do Recife que, segundo ele, teriam sido rigorosos com vendedores que não estavam credenciados no Morro da Conceição, durante a festa de Nossa Senhora da Conceição, celebrada no dia 8 de dezembro. “Eu pude presenciar que a fiscalização estava de um certo ponto pesada, e até certo momento eram vendedores que estavam no local vendendo calendário, santinho e adereços sem credenciamento. No entendimento da fiscalização, isso estava prejudicando o andamento da procissão. Eu não enxergo dessa forma”, destacou.

A Comissão de Legislação e Justiça reuniu-se por videoconferência nesta segunda-feira (12), em caráter extraordinário, para emitir pareceres a três projetos de lei do Executivo (PLE). Além do presidente do grupo, o vereador Felipe Francismar, estiveram presentes os vereadores Samuel Salazar (MDB) e Rinaldo Junior (PSB), além da vereadora Andreza Romero (Podemos). O colegiado aprovou as três matérias em discussão.

Na noite desta segunda-feira (12), o vereador Almir Fernando (PCdoB) promoveu uma reunião solene para homenagear o Portal PE News, capitaneado pelo jornalista Robson Ouro Preto. “Ao longo dos seus cinco anos de existência, o Portal alimenta com informações não só os pernambucanos, mas pessoas do Brasil e do exterior através de uma comunicação responsável e de credibilidade”, enfatizou o parlamentar. O presidente da Casa de José Mariano, vereador Romerinho Jatobá (PSB), conduziu a solenidade.

Diante das galerias do plenário da Câmara Municipal repletas de profissionais auxiliares de desenvolvimento infantil (ADIs), e sob aplausos, os vereadores do Recife aprovaram, em primeira discussão, o projeto de lei do Executivo número 52/2022, nesta segunda-feira (12). A medida reconhece a função pedagógica dos ADIs e deve voltar ao plenário para segunda votação na reunião desta terça-feira (13).