O projeto de lei federal que institui a Lei Brasileira de Liberdade, Responsabilidade e Transparência na Internet (PL 2630/2020), que está esperando votação na Câmara dos Deputados, foi o tema do discurso do vereador Luiz Eustáquio (PSB), na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (2). Favorável à aprovação da matéria, ele disse que “muita gente é contra o projeto porque defende a mentira”. Evangélico, o vereador reforçou que “o pai da mentira é o diabo, mas infelizmente há muitos evangélicos defendendo a mentira. Isso é vergonhoso”.
O vereador Professor Mirinho (SD) cobrou, na reunião Ordinária da Câmara do Recife desta terça-feira (2), que a Compesa faça ações de desentupimento de canaletas de esgoto na Rua Amsterdã, na Imbiribeira, e o tratamento de esgoto na comunidade da Ilha de Deus, ambas na Zona Sul da cidade. Ele relatou que tem recebido várias reclamações dos moradores sobre a situação das comunidades. “É inadmissível que as pessoas continuem passando por essa situação”, disse.
O projeto de lei federal chamado Projeto de Lei de Conversão (CLV) número 09/2023, que remaneja 5% dos recursos do “Sistema S”, em votação no Congresso Nacional, foi criticado pelo vereador Marco Aurélio Filho (PRTB), na tribuna da reunião Ordinária da Câmara do Recife desta terça-feira (02). De acordo com ele, as instituições Sesc e Senac sofrerão vários cortes na atuação em prol da sociedade caso os artigos 11 e 12 da proposição sejam aprovados. “Me preocupa porque as instituições são fundamentais para o desenvolvimento da cidade”, afirmou.
A Câmara do Recife aprovou nesta terça-feira (2) um requerimento de voto de aplauso e congratulações à Escola Encontro, em razão do seu aniversário de 40 anos de atividade. Durante a discussão da matéria, a vereadora Cida Pedrosa (PCdoB), autora do pedido de homenagem, subiu à tribuna para defender a proposta. De acordo com ela, a Escola Encontro “implementa uma construção humanista de fazer educação, em que a criança é sujeito de sua própria história e sujeito de direitos”.
O vereador Ronaldo Lopes (PSC) repercutiu a audiência pública realizada em meados do mês de abril, numa iniciativa de seu mandato, e que teve como tema “O abastecimento irregular d’água na cidade do Recife”. Na reunião Ordinária da Câmara do Recife desta terça-feira (2) ele disse que diversos encaminhamentos deliberados durante a audiência já estão sendo cumpridos pelo órgão estadual que é responsável pelo abastecimento de água.
Um dia após a celebração do feriado do Dia Internacional dos Trabalhadores, a vereadora Pretas Juntas (PSOL) subiu à tribuna da Câmara do Recife para cobrar o desenvolvimento de políticas voltadas à geração emprego e renda, em especial para mulheres negras. “Combater o desemprego deve ser um dos nossos nortes”, disse a parlamentar durante a reunião plenária desta terça-feira (2).
Sob a presidência do vereador Luiz Eustáquio (PSB), a Comissão de Desenvolvimento Econômico realizou a primeira reunião oficial de trabalhos, após a instalação do colegiado, nesta terça-feira (2). Foram distribuídos três projetos de lei Ordinárias (PLO), um do Executivo (PLE e mais um de resolução (PRES), para análise e emissão de pareceres. Uma próxima reunião foi marcada para sexta-feira (5), quando os pareceres serão apresentados.
Criado em 2018, o Dia Estadual Mulher Evidência foi comemorado na Câmara Municipal do Recife na tarde desta sexta-feira (28), por iniciativa da vereadora Ana Lúcia (Republicanos). A cerimônia, promovida no plenário da Casa, de José Mariano, foi presidida pelo vereador Paulo Muniz (SD) e prestigiada por membros do meio político e da sociedade civil. Na ocasião, foram homenageadas mulheres agraciadas pelo Prêmio Mulher Evidência.
Instituída pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), a data de 28 de abril refere-se ao Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho. Desde maio de 2005, o Dia foi estabelecido no Brasil por meio da Lei nº 11.121. E na manhã desta sexta-feira (28), o vereador Luiz Eustáquio (PSB) promoveu uma audiência pública para discutir o tema na Casa. “O 28 de Abril representa um marco na luta da história dos trabalhadores”, afirmou o parlamentar.
Conhecido por sua atuação no Blog do Elielson, do qual é editor-chefe, o jornalista Elielson Leandro de Lira Lima, 32 anos, agora é recifense por amor à cidade e também por direito. Ele recebeu o Título de Cidadão do Recife, no plenário da Câmara Municipal, por iniciativa do vereador Eriberto Rafael (PP), numa reunião solene realizada na noite desta quinta-feira (27). “Esse é o momento em que nos reunimos para abraçar uma pessoa que, com sua trajetória de vida e trabalho, contribuiu para o desenvolvimento da nossa cidade por meio da comunicação e do jornalismo político. Um filho do interior do nosso Estado que nunca deixou de acreditar e perseverar, e que agora é abraçado como um filho do Recife”, disse Eriberto.