Notícias

A Câmara do Recife rejeitou, nesta segunda-feira (13), dois requerimentos de autoria do vereador Ivan Moraes (PSOL) que solicitavam votos de repúdio para dois casos de abordagens violentas que teriam sido cometidas por policiais militares no mês passado, na capital pernambucana. Um dos parlamentares a se posicionar na tribuna virtual contra os pedidos foi o vereador Renato Antunes (PSC).

Duas campanhas de saúde que ocorrem neste mês foram o tema de um discurso proferido pelo vereador Tadeu Calheiros (Podemos) nesta segunda-feira (13), durante a reunião plenária remota da Câmara do Recife. O parlamentar, que é oncologista pediátrico, ressaltou a importância do diagnóstico precoce do câncer infantil, que é o alvo da campanha Setembro Dourado. Na ocasião, Calheiros falou sobre a necessidade de fomentar a prevenção ao suicídio, foco do Setembro Amarelo.

Na reunião Ordinária virtual da Câmara do Recife desta segunda-feira (13), o vereador Renato Antunes (PSC) comentou as manifestações que aconteceram no 7 de setembro, em favor do presidente da República e neste domingo (12), contra o chefe de Estado. O parlamentar enalteceu que as manifestações e o respeito às instituições fazem parte da democracia.

No último 7 de setembro, apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) atenderam ao seu chamado e promoveram demonstrações públicas a seu favor. Nesta segunda-feira (13), durante a reunião plenária remota da Câmara do Recife, a vereadora Dani Portela (PSOL) analisou as manifestações. Ela pontuou que, ao se ver acuado pelo crescimento da rejeição ao seu governo, o presidente teria cometido atos que atentam contra a ordem democrática e os demais Poderes da República.

Ao discutir dois requerimentos de autoria do vereador Ivan Moraes (PSOL) sobre votos de repúdio a atuações pontuais da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) ocorridas no Recife, o vereador Alcides Cardoso (DEM), que votou contrário às proposições, defendeu a PM e pediu respeito. O parlamentar lembrou, na reunião Ordinária da Câmara do Recife desta segunda-feira (13), que a instituição que defende "a nossa honra, nossa família e nosso espaço" é quase bicentenária, com 196 anos. Em votação nominal, os requerimentos propostos foram rejeitados pelos vereadores.

Dois requerimentos de autoria do vereador Ivan Moraes (PSOL) geraram debates na reunião plenária virtual da Câmara Municipal do Recife, nesta segunda-feira (13). “O de nº 8172/2021 concede voto de repúdio à abordagem racista e violenta da Polícia Militar de Pernambuco ocorrida na Estação do Barro, no dia 12 de agosto. E o de nº 8906/2021 também repudia a abordagem violenta da Polícia ocorrida na Praça Maciel Pinheiro, no dia 20 de agosto”, explicou o parlamentar. Os requerimentos foram rejeitados pelo plenário, por 18 votos a 6.

A vereadora Ana Lúcia (Republicanos) informou que a Prefeitura do Recife realizará a entrega de tablets para os estudantes da rede municipal do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental e também para os da Educação Especial. “A PCR teve dificuldades de fazer a distribuição que estava prevista por causa do processo licitatório, pois a empresa ganhadora desistiu. Foi preciso se cumprir um novo rito jurídico e a quarta empresa colocada é quem esta fazendo essa distribuição”, explicou.

Na reunião plenária virtual realizada pela Câmara Municipal do Recife, nesta segunda-feira (13), a vereadora Liana Cirne (PT) fez um apelo: “É preciso que o poder público, no caso a Prefeitura do Recife, chegue à comunidade de Passarinho”, disse. Localizada na RPA-3, Zona Norte, o bairro, de acordo com a parlamentar, é desassistido em serviços básicos que garantem os direitos urbanos e cidadãos da população.

O vereador Alcides Cardoso (DEM) fez um alerta, nesta segunda-feira (13), em relação à entrega de equipamentos eletrônicos destinados aos estudantes rede municipal. “As aulas presenciais retomaram dia 22 de julho, mas até agora foram entregues 1 mil e 500 tablets, 4% do prometido”. O assunto foi discutido na reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, transmitida via internet.

O presidente da Câmara Municipal do Recife, Romerinho Jatobá (PSB), a vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) e os vereadores Almir Fernando (PCdoB), Marco Aurélio Filho (PRTB) e Hélio Guabiraba (PSB), participaram na tarde desta quinta (9) da cerimônia que marcou a sanção da lei do Patrimônio Vivo do Recife. O documento foi assinado pelo prefeito João Campos, no Forte das Cinco Pontas e contou com as presenças dos secretários municipais de Cultura, Ricardo Mello, e Governo, Carlos Muniz. O secretário estadual de Cultura, Gilberto Freyre Neto, representou o governador Paulo Câmara.