Notícias

Com debates em plenário, a Câmara do Recife aprovou nesta segunda-feira (4), em segunda e definitiva votação, o projeto de lei nº 207/2022, que dispõe sobre as bases para a elaboração da Política Municipal de Uso e Distribuição de Remédios Derivados da Cannabis sp. Com 20 votos favoráveis e um contrário, a matéria agora segue para a sanção do prefeito da capital. Na reunião plenária, diversos parlamentares se pronunciaram sobre o assunto, dentre os quais dois ocuparam a tribuna para se posicionar: a vereadora Michele Collins (PP) e o vereador Rodrigo Coutinho (Republicanos).

Durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife desta segunda-feira (4), a vereadora Ana Lúcia (Republicanos) destacou dois requerimentos de sua autoria que dizem respeito à Reforma Protestante e concedem votos de aplausos e congratulações ao movimento que surgiu no século 16. O requerimento número 8.405/2024, concede voto de aplausos ao teólogo, historiador e escritor Esdras Cabral de Melo pelo lançamento do livro História da Reforma Protestante. Já o outro requerimento, número 8.407/2024, presta reconhecimento à celebração dos 507 anos da Reforma Protestante. “Para nós, cristãos, essa é uma data importante, que marca um divisor de águas dentro da igreja cristã”, disse.

O vereador Zé Neto (PSB) ressaltou, durante a reunião plenária da Câmara Municipal desta segunda-feira (4), a atuação da Prefeitura do Recife em relação às ações de infraestrutura e ao fortalecimento dos serviços de saúde no bairro de Boa Viagem, Zona Sul da cidade. “Temos acompanhado, com um olhar atento, as transformações e melhorias que estão sendo realizadas em várias localidades, que buscam trazer mais qualidade de vida, segurança e desenvolvimento para o bairro [de Boa Viagem]. Além de ser um vereador comprometido com a área, sou morador de Boa Viagem e, portanto, posso atestar que estamos vendo uma série de investimentos importantes”, afirmou.

Nesta terça-feira (5), a Câmara Municipal do Recife aprovou em segunda votação, durante a reunião Ordinária, o projeto de lei nº 170/2024, que altera a Lei Municipal nº 19.290, de 24 de julho de 2024. O autor da iniciativa é o vereador Victor André Gomes (PV) que propôs a alteração em um termo da medida: "onde se lê “Material”, deve ser lido “Imaterial”. Desta forma, o Clube Português do Recife poderá ser considerado como Patrimônio Cultural Imaterial da cidade. O projeto de lei segue para sanção do prefeito.

A nomeação de professores da rede municipal de ensino, aprovados no último concurso, e que fazem parte da lista reserva foi o apelo feito à Prefeitura do Recife por vários parlamentares durante a reunião plenária desta segunda-feira (4). O assunto foi apresentado pela vereadora Liana Cirne (PT) e participaram da discussão as vereadoras Ana Lúcia (Republicanos), que também é presidente da Comissão de Educação; Michele Collins (PP) e os vereadores Paulo Muniz (PL) e Felipe Alecrim (Novo). Representantes do Sindicato Municipal dos Profissionais de Ensino da Rede Oficial do Recife (Simpere) acompanharam os debates, nas galerias.

No retorno à Casa de José Mariano nesta segunda-feira (4), a vereadora Michele Collins (PP), durante reunião plenária, analisou o período em que esteve na Câmara dos Deputados assumindo temporariamente a vaga da deputada federal Clarissa Tércio (PP-PE). “Tive a oportunidade de apresentar, em quatro meses, 120 proposições. E um dos projetos que eu gostaria de destacar é relacionado à tentativa de retirada de direito dos alunos das escolas municipais estaduais de Pernambuco de exercerem a sua liberdade religiosa”.

O vereador Almir Fernando (PSB) abordou três temas durante a reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (4): o primeiro foi a falta de água potável nos bairros da Zona Norte. “Por enquanto, a abertura de poços no Alto José Bonifácio, por parte da Compesa, ainda está nas promessas”. Em seguida, ele criticou o fechamento das delegacias de polícia nos finais de semana, o que impacta na sensação de falta de segurança nas comunidades. “Onde fazer denúncias?”. O outro tema foi educação. “O prefeito João Campos ampliou o número de escolas e creches, o que exige contratação de pessoal”, disse.

Patrimônio cultural imaterial do Recife, o espetáculo Caixa de Natal recebeu uma homenagem na Câmara Municipal nesta sexta-feira (1º). A cerimônia, realizada no plenário da Casa de José Mariano, ocorreu por iniciativa do vereador Marco Aurélio Filho (PV) e homenageou os dez anos do evento, que se completam neste ano. O vereador Zé Neto (PSB) presidiu a reunião solene.

Ele tem 85 anos e ainda trabalha como prático de portos, exercício que desempenha ao longo de 60 anos. A vida e as contribuições dadas pelo recifense Luiz Augusto Correia de Araújo são motivos de orgulho e exemplo para os cidadãos locais, de acordo com o vereador Gilberto Alves (PRD). O parlamentar o homenageou em reunião solene, na tarde desta quinta-feira (31), com a entrega da Medalha de Mérito José Mariano, a mais alta comenda da Câmara Municipal do Recife.

Como forma de valorizar e preservar a cultura musical recifense, a Câmara Municipal realizou reunião solene na tarde desta quarta-feira (30), por iniciativa do vereador Almir Fernando (PSB) para homenagear a banda Som da Terra, pela passagem do seu 49º ano de carreira. Durante sua trajetória, o grupo musical se tornou um dos mais tradicionais da música pernambucana, com um estilo que pode ser definido como MPB de sotaque regional.