Notícias

A Câmara do Recife promoveu uma reunião extraordinária nesta segunda-feira (13) para que fosse lido em plenário o projeto de lei do Executivo nº 01/2025, que dispõe sobre as competências dos órgãos e entidades da Administração Direta e Indireta e promove outras alterações, como a criação de cargos. A proposta, que tramita em regime de urgência, foi motivo de discussão entre representantes da oposição e do governo na Casa de José Mariano.

O papel fiscalizador do parlamentar, críticas à ideologia de esquerda, a importância da bancada de oposição e o armamento da Guarda Municipal. Estes assuntos foram discutidos na Câmara do Recife durante a primeira reunião extraordinária desta Legislatura, que ocorreu nesta segunda-feira (13). Inicialmente, os temas foram abordados pelo vereador Thiago Medina (PL), que contou com apartes dos vereadores Felipe Alecrim (Novo), Fred Ferreira (PL) e Paulo Muniz (PL).

Elogios à gestão do ex-presidente da República Jair Bolsonaro e críticas à gestão do prefeito do Recife João Campos; a ideologia da direita versus esquerda, entre outros assuntos, foram a tônica de pronunciamentos de vereadores do Partido Liberal (PL) durante a primeira reunião extraordinária da Câmara do Recife, nesta segunda-feira (13). O vereador Gilson Machado Filho (PL) trouxe os assuntos à tribuna da Casa e recebeu apartes dos vereadores Thiago Medina (PL) e Paulo Muniz (PL).

A lei municipal nº 19.291/2024, promulgada em julho do ano passado, classifica o Clube Carnavalesco Misto Lenhadores, criado há 127 anos, como Patrimônio Cultural Imaterial do Recife. O reconhecimento foi concedido a partir de uma iniciativa do vereador Rinaldo Júnior (PSB), autor do Projeto de Lei Ordinária nº 102/2024, aprovado no plenário da Câmara Municipal.

A disponibilização de abafadores de ruídos do tipo “concha” para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) pode se tornar obrigatória nos shopping centers localizados no Recife. É esse o objetivo do projeto de lei nº 111/2024, de autoria do vereador Paulo Muniz (PL), que tramita na Câmara Municipal. A matéria já recebeu pareceres favoráveis a sua aprovação nas comissões de Saúde e de Direitos Humanos e Cidadania da Casa de José Mariano.

Uma oportunidade para reconhecer e valorizar o trabalho de agentes e auxiliares que atuam na educação infantil. Esse é o objetivo da Lei Municipal nº 19.300/2024, de autoria do vereador Osmar Ricardo (PT), que instituiu, no Calendário Oficial de Eventos do Recife, 23 de julho como o Dia do Grupo Ocupacional de Apoio ao Magistério (GOAM). “Esse Grupo desempenha um papel de extrema importância no contexto educacional do Município, contribuindo diretamente para o bem-estar dos alunos e para o funcionamento adequado das instituições de ensino”.

Tramita na Câmara do Recife o projeto de lei n° 113/2024, de autoria da vereadora Natália de Menudo (PSB), que assegura o atendimento prioritário às pessoas portadoras de lúpus, epilepsia e ataxia no âmbito do município do Recife, garantindo a elas todos os direitos destinados às pessoas com deficiência. A proposta recebeu parecer pela aprovação da Comissão de Saúde da Casa e aguarda novos pareceres para ser colocada em pauta ainda neste ano.

Na Câmara do Recife, a manhã desta quinta-feira (9) foi marcada pela instalação de três comissões permanentes do Poder Legislativo Municipal. As comissões de Redação, Legislação e Justiça e Finanças e Orçamento se reuniram para eleger os parlamentares que vão conduzir os trabalhos de cada uma delas pelos próximos dois anos. As reuniões aconteceram de forma remota e presencial, na Sala das Comissões, com transmissão ao vivo por videoconferência.

O projeto de lei Ordinária de nº 26/2024, de autoria do vereador Luiz Eustáquio (PSB), que tramita na Câmara do Recife, pede que empresas localizadas no município deem orientação sobre discriminação e preconceito em seus processos seletivos. A proposta tem como objetivo intensificar o enfrentamento dos preconceitos de raça, cor, etnia, religião e procedência nacional durante os processos seletivos, "proporcionando o acesso a informações que possibilitem a não realização de práticas discriminatórias ou preconceituosas, ou até mesmo que indiquem sobre como proceder caso identifique a realização de práticas".