“A fome é fruto do homem e de suas escolhas”, frase de um dos maiores cientistas mundiais, o pernambucano Josué de Castro que colocou o Brasil em evidência ao publicar o livro Geografia da Fome, criou o mapa da desnutrição. Com Sete Palmos de Terra e um Caixão, contou a história do nascimento das Ligas Camponesas. A obra Homens e Caranguejos, inspirou o Movimento Manguebeat, da lama ao caos, de Chico Science. Para homenagear a passagem dos 40 anos de fundação do Centro de Estudos e Pesquisas Josué de Castro, referência de luta pela democracia, cidadania e direitos humanos, o vereador Jayme Asfora (sem partido), convocou uma reunião solene realizada na tarde dessa quinta-feira (19), na Câmara do Recife.
Quarenta e quatro alunos do terceiro ano do Ensino Fundamental I da Escola Academia Cristã de Boa Viagem, com idades entre oito e nove anos, fizeram uma visita à Câmara, na manhã desta quinta-feira (19). O vereador Renato Antunes (PSC) recepcionou os estudantes e explicou o funcionamento da Casa de José Mariano e o trabalho desenvolvido pelos parlamentares recifenses. O evento faz parte do Projeto Vereador Por Um Dia da instituição de ensino.
O vereador Fred Ferreira (PSC) cobrou a conclusão das obras na pista de skate do Parque Santana, na Zona Norte do Recife. Segundo disse, na tarde desta quarta-feira (18), os serviços estão paralisados. O parlamentar lembrou que discutiu o assunto durante uma audiência pública, promovida por ele, no mês de junho deste ano, no plenarinho da Casa.
A falta de regras claras na realização de eventos para adoção de animais levou a vereadora Goretti Queiroz (PSC), ativista da causa, a propor um projeto de lei ordinária. O PLO está tramitando na Comissão de Admissibilidade da Câmara do Recife e torna obrigatória a presença de animais castrados e vermifugados - que tenham tomado remédio para verminoses - nos eventos de adoção. Ela disse na tarde desta quarta-feira (18), no plenário da Casa, que a proposta tem por objetivo evitar a superpopulação animal e a transmissão de doenças nos humanos.
O Recife pode ganhar um equipamento voltado para a educação de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e para a capacitação de profissionais especializados no tema. A clínica-escola é alvo do projeto de lei nº 218/2019, que tramita na Câmara do Recife. Nesta quarta-feira (18), a proposta recebeu um parecer pela aprovação da Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes da Casa.
Milhares de carros de passeio, centenas de ônibus, motos e bicicletas disputam o espaço no entorno da Praça do Parnamirim, bairro de mesmo nome, fazendo daquela área uma das mais movimentadas da Zona Norte do Recife. Diariamente, ali é ponto de convergência do tráfego de pessoas que se deslocam de Casa Forte, Poço da Panela, Casa Amarela e diversos morros rumo à Avenida Rui Barbosa e ao centro da cidade. Os moradores do bairro estão temendo que o trânsito, que é caótico, possa piorar quando ficar pronto um empreendimento de impacto que está em construção na Rua Desembargador Góes Cavalcante, nº 452, onde funcionará uma unidade do grupo educacional GGE.
Preocupado com as reclamações de mulheres que usam aplicativo de transporte, que reportam situações de assédio, o vereador Felipe Francismar (PSB) propôs que as empresas de aplicativo de mobilidade urbana adicionem uma nova ferramenta na interface que permita ao passageiro do sexo feminino optar por escolher chamar motorista do mesmo sexo. Ele disse que essa modalidade dará mais conforto e segurança para as mulheres, incluindo as próprias condutoras. O projeto de lei 77/2019 foi aprovado em primeira discussão na tarde dessa terça-feira (17), na Câmara do Recife.
O vereador Samuel Salazar, atualmente sem partido, repercutiu a audiência pública que realizou no turno da manhã desta terça-feira (17) e que teve como tema a proibição da distribuição de sacolas plásticas aos consumidores em todos os estabelecimentos comerciais do Recife. “A nossa intenção, ao promover o debate, não foi banir o uso das sacolas plásticas nos mercados e supermercados do Recife, mas estimular nos consumidores o uso consciente”, afirmou, na reunião ordinária desta terça-feira (16).
As melhorias empreendidas pela Prefeitura do Recife em passeios públicos do município e na avenida Conde da Boa Vista foram repercutidas pelo vereador Almir Fernando (PCdoB) nesta terça-feira (17). Na tribuna da Casa de José Mariano, o parlamentar comemorou o adiantamento de duas etapas da obra da avenida e disse que a requalificação das calçadas demonstra a preocupação do Executivo com os pedestres.
O meio ambiente sofre com a degradação irracional provocada pelo homem afetando a qualidade de vida e colocando em risco as gerações futuras. Esses fatores justificam uma maior efetividade na preservação e proteção dos recursos naturais, tanto por parte da sociedade como por parte do poder público. Pensando nisso, o vereador Samuel Salazar (sem partido) presidiu audiência pública, na manhã desta terça-feira (17), tendo como tema a proibição da distribuição de sacolas plásticas aos consumidores em todos os estabelecimentos comerciais do Recife.