Romerinho Jatobá sugere instalação de lixeiras em saídas de estacionamentos

Os estacionamentos privados no Recife e estabelecimentos comerciais que possuam o serviço de estacionamento podem ser obrigados a instalar lixeiras nos pontos de apresentação dos tickets no momento da saída do veículo. A medida está prevista no projeto de lei nº8/2019, do vereador Romerinho Jatobá (PSB), e vem a estimular e valorizar a educação do cidadão.

De acordo com a proposta, a lixeira deve ser afixada ao lado da cancela de saída de veículos, de forma a facilitar o descarte do ticket de papel de dentro dos veículos. Os estabelecimentos terão o prazo de 60 dias para instalação e disponibilização das lixeiras, caso contrário, serão multados.

 “É grande o fluxo de veículos nestes estabelecimentos comerciais, como shoppings, supermercados, centros comerciais, empresariais, gerando grande quantidade de tickets de papel jogados fora por dia. É necessário o controle de recolhimento através de um facilitador para o consumidor, ou seja, a colocação de lixeiras em espaços imediatamente na sequência da apresentação do ticket”, justificou o autor.

“A medida garante maior zelo e higiene aos consumidores. E o procedimento ainda objetiva o recolhimento, ensacamento e até mesmo a reciclagem, visto que tais lixeiras serão praticamente destinadas ao descarte de papel, além de evitar a sujeira nas ruas, o entupimento de canaletas e esgotos”, reforçou Romerinho.

A proposta tramita na Câmara e será analisada pelas Comissões após o retorno das atividades legislativas da Casa.

Em 26.01.2021,às 11h02