A Comissão de Planejamento Urbano e Obras da Câmara Municipal do Recife reuniu-se na manhã desta quarta-feira (1º), por meio de videoconferência, para fazer a distribuição de dois projetos de lei. Um deles trata da cessão de imóvel no bairro da Boa Vista para o Governo de Pernambuco. A segunda matéria refere-se ao Canal-Pichação, um espaço que receberá denúncias da população. Os vereadores Zé Neto (PROS) e Alcides Cardoso (DEM) deram andamento aos trabalhos.
09
A Comissão de Acessibilidade e Mobilidade Urbana se reuniu nesta quarta-feira (1º), na Câmara do Recife de forma remota, aprovou um projeto de lei Ordinária e distribuiu um outro. Presidente do colegiado, o vereador Fabiano Ferraz (Avante) informou que o grupo fará uma nova visita ao Grande Recife Consórcio de Transporte, no dia 9 deste mês. Também estavam presentes no encontro os vereadores Davi Muniz (PSB) e Tadeu Calheiros (Podemos).
Desde a desocupação do edifício Holiday, localizado em Boa Viagem, as pessoas que residiam no local aguardam a resolução de um impasse jurídico e de infraestrutura que impede o retorno delas às suas moradias. Por conta disso, a Câmara do Recife instalou, nesta quinta-feira (02), uma comissão especial suprapartidária que vai acompanhar a situação das famílias que vivem esse drama. Durante a reunião, promovida por videoconferência, o vereador Osmar Ricardo (PT) foi eleito o presidente do colegiado.
Depois de dialogar com estudiosos da renda básica, gestores e representantes de entidades sociais, a Frente Parlamentar pela Renda Básica do Recife promoveu nesta sexta-feira (3) a sua primeira reunião com membros da gestão municipal para tratar do tema. Presidido pelo vereador Rinaldo Junior (PSB), o grupo conversou por meio de videoconferência com a secretária-executiva de Assistência Social, Geruza Felizardo.
Na manhã desta quarta-feira (8), a Comissão de Planejamento Urbano e Obras da Câmara Municipal do Recife, sob a presidência do vereador Zé Neto (PROS), realizou um encontro, via videoconferência. O colegiado apreciou o projeto de lei número 26/2021, de autoria do Poder Executivo sobre a cessão de um imóvel localizado na rua Montevidéu.
A audiência pública presidida pelo vereador Fabiano Ferraz (Avante), na manhã desta quarta-feira (8), via videoconferência, teve como principal objetivo discutir o projeto de lei de número 220/2021, de autoria do vereador Marco Aurélio Filho (PRTB). A matéria trata da viabilidade dos serviços de manutenção no sistema viário do Recife a serem executados, prioritariamente, durante o período noturno. Os vereadores Romerinho Jatobá (PSB), Samuel Salazar (MDB) e Dilson Batista (Avante) marcaram presença.
A união de todos para fortalecer o comércio do centro do Recife. A afirmação foi a tônica da reunião virtual promovida pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, da Câmara Municipal, na manhã desta quarta-feira (8). O colegiado é presidido pelo vereador Luiz Eustáquio (PSB) e convidou para este encontro o presidente da Associação dos Empresários do Brasil, Fernando Mendonça, e o presidente da Associação Cidadã do Centro do Recife, Marcus Gallo. Também participaram, os vereadores Zé Neto (PROS) e Fred Ferreira (PSC).
A Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal do Recife realizou reunião virtual na tarde desta quarta-feira (8) para analisar 12 projetos de lei. Desses, seis foram aprovados, entre os quais dois de autoria do Poder Executivo. Outros cinco foram rejeitados e um, retirado de pauta. A reunião foi presidida pelo vereador Samuel Salazar (MDB) e contou com a presença dos vereadores Aderaldo Pinto (PSB) e Marco Aurélio Filho (PRTB).
Nove matérias legislativas, entre projetos de lei, de decretos legislativos e de resolução, foram analisadas e votadas pela Comissão de Legislação e Justiça que também distribuiu outros sete para análise emissão de pareceres. O colegiado se reuniu na tarde desta quarta-feira (8) sob a presidência do vereador Felipe Francismar (PSB). Participaram também os vereadores Samuel Salazar (MDB), Andreza Romero (PP) e Aderaldo Pinto (PSB).
A Câmara Municipal do Recife instalou, na tarde desta quarta-feira (8), a Comissão Especial de Acompanhamento da Obra do Aeroclube. De acordo com o presidente do colegiado, vereador Paulo Muniz (Solidariedade), o objetivo é que a Casa acompanhe o passo a passo do projeto que considera uma revolução para a cidade. Também fazem parte do grupo, os vereadores Ana Lúcia (Republicanos), Samuel Salazar (MDB), Marco Aurélio Filho (PRTB), Fred Ferreira (PSC), Renato Antunes (PSC) e Zé Neto (PROS), escolhido como vice-presidente.
Dislexia, discalculia, Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Esses são alguns dos chamados transtornos de aprendizagem, que foram o tema de uma audiência pública promovida pela Câmara do Recife nesta quarta-feira (8). O debate, realizado de forma virtual, foi uma iniciativa do mandato da vereadora Cida Pedrosa (PCdoB). Ela é a autora do projeto de lei nº 199/2021, que visa a garantir às crianças com transtornos de aprendizagem o acesso à educação inclusiva nas escolas das redes pública e privada da capital.
O presidente da Câmara Municipal, Romerinho Jatobá (PSB), e o líder do governo na Casa, Samuel Salazar (MDB), participaram nesta quinta-feira (9) do lançamento do programa Recife Virado, realizado no auditório da Prefeitura do Recife. O evento, transmitido virtualmente pelas redes sociais, teve as presenças do prefeito João Campos, da vice-prefeita Isabella de Roldão e de secretários da gestão para anunciar um conjunto de obras tendo como finalidade a retomada econômica do município.
O presidente da Câmara Municipal do Recife, Romerinho Jatobá (PSB), a vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) e os vereadores Almir Fernando (PCdoB), Marco Aurélio Filho (PRTB) e Hélio Guabiraba (PSB), participaram na tarde desta quinta (9) da cerimônia que marcou a sanção da lei do Patrimônio Vivo do Recife. O documento foi assinado pelo prefeito João Campos, no Forte das Cinco Pontas e contou com as presenças dos secretários municipais de Cultura, Ricardo Mello, e Governo, Carlos Muniz. O secretário estadual de Cultura, Gilberto Freyre Neto, representou o governador Paulo Câmara.
O vereador Alcides Cardoso (DEM) fez um alerta, nesta segunda-feira (13), em relação à entrega de equipamentos eletrônicos destinados aos estudantes rede municipal. “As aulas presenciais retomaram dia 22 de julho, mas até agora foram entregues 1 mil e 500 tablets, 4% do prometido”. O assunto foi discutido na reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, transmitida via internet.
Na reunião plenária virtual realizada pela Câmara Municipal do Recife, nesta segunda-feira (13), a vereadora Liana Cirne (PT) fez um apelo: “É preciso que o poder público, no caso a Prefeitura do Recife, chegue à comunidade de Passarinho”, disse. Localizada na RPA-3, Zona Norte, o bairro, de acordo com a parlamentar, é desassistido em serviços básicos que garantem os direitos urbanos e cidadãos da população.
A vereadora Ana Lúcia (Republicanos) informou que a Prefeitura do Recife realizará a entrega de tablets para os estudantes da rede municipal do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental e também para os da Educação Especial. “A PCR teve dificuldades de fazer a distribuição que estava prevista por causa do processo licitatório, pois a empresa ganhadora desistiu. Foi preciso se cumprir um novo rito jurídico e a quarta empresa colocada é quem esta fazendo essa distribuição”, explicou.
Dois requerimentos de autoria do vereador Ivan Moraes (PSOL) geraram debates na reunião plenária virtual da Câmara Municipal do Recife, nesta segunda-feira (13). “O de nº 8172/2021 concede voto de repúdio à abordagem racista e violenta da Polícia Militar de Pernambuco ocorrida na Estação do Barro, no dia 12 de agosto. E o de nº 8906/2021 também repudia a abordagem violenta da Polícia ocorrida na Praça Maciel Pinheiro, no dia 20 de agosto”, explicou o parlamentar. Os requerimentos foram rejeitados pelo plenário, por 18 votos a 6.
Ao discutir dois requerimentos de autoria do vereador Ivan Moraes (PSOL) sobre votos de repúdio a atuações pontuais da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) ocorridas no Recife, o vereador Alcides Cardoso (DEM), que votou contrário às proposições, defendeu a PM e pediu respeito. O parlamentar lembrou, na reunião Ordinária da Câmara do Recife desta segunda-feira (13), que a instituição que defende "a nossa honra, nossa família e nosso espaço" é quase bicentenária, com 196 anos. Em votação nominal, os requerimentos propostos foram rejeitados pelos vereadores.
No último 7 de setembro, apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) atenderam ao seu chamado e promoveram demonstrações públicas a seu favor. Nesta segunda-feira (13), durante a reunião plenária remota da Câmara do Recife, a vereadora Dani Portela (PSOL) analisou as manifestações. Ela pontuou que, ao se ver acuado pelo crescimento da rejeição ao seu governo, o presidente teria cometido atos que atentam contra a ordem democrática e os demais Poderes da República.
Na reunião Ordinária virtual da Câmara do Recife desta segunda-feira (13), o vereador Renato Antunes (PSC) comentou as manifestações que aconteceram no 7 de setembro, em favor do presidente da República e neste domingo (12), contra o chefe de Estado. O parlamentar enalteceu que as manifestações e o respeito às instituições fazem parte da democracia.