Acessibilidade e Mobilidade Urbana visitará Grande Recife Consórcio de Transporte

A Comissão de Acessibilidade e Mobilidade Urbana se reuniu nesta quarta-feira (1º), na Câmara do Recife de forma remota, aprovou um projeto de lei Ordinária e distribuiu um outro. Presidente do colegiado, o vereador Fabiano Ferraz (Avante) informou que o grupo fará uma nova visita ao Grande Recife Consórcio de Transporte, no dia 9 deste mês. Também estavam presentes no encontro os vereadores Davi Muniz (PSB) e Tadeu Calheiros (Podemos).

O projeto de lei nº 258/2021 de Júnior de Tércio (Podemos) que proíbe o uso ou consumo de substâncias psicoativas ou drogas ilícitas no interior dos veículos de transporte coletivo do município do Recife foi aprovado. Já o projeto nº 275/2021 acrescenta o artigo 2º a lei municipal nº 1.223 de 12 de junho de 1951 que estabelece normas para denominação de logradouros públicos, de Ivan Moraes (PSOL) e Dani Portela (PSOL), foi distribuído para a relatoria do vereador Tadeu Calheiros. 

O presidente da Comissão de Acessibilidade e Mobilidade Urbana convidou os membros do colegiado para uma visita ao Grande Recife Consórcio de Transporte, tendo em vista a mudança de presidência e a necessidade na cobrança das solicitações feitas pela Casa. O advogado e engenheiro mecânico Flávio Sotero é quem está na presidência do Consórcio. "Temos que ir cobrar o pedido de reforma do Terminal Integrado da Macaxeira, onde existem portas que não estão no seu lugar, pias sem torneiras, todo o relatório feito pelos membros dessa Comissão, quando estivemos em visita anteriormente e constatamos a necessidade de uma reforma no local. Teremos uma reunião no dia 9 de setembro, às 11h, no Consórcio Grande Recife, para darmos as  boas vindas ao novo presidente e cobrarmos o retorno acerca do ofício que protocolamos lá", afirmou. 

Na ocasião, Tadeu Calheiros repercutiu a audiência pública presidida por ele, realizada no último dia 27, sobre a situação do metrô no Recife. "Fomos in loco conhecer as questões que envolvem o metrô, número de trens, conservação das estações, como também a preocupação com o policiamento, segurança, entorno das estações. Uma situação que nos chamou muita atenção é que o metrô do Recife só tem 40 trens desde a sua criação. Desses 40, 25 foram comprados nesta época, depois mais 15, e terminou a compra em 2011. Hoje, a gente só tem 24 composições funcionando, os outros 16, de acordo com termos usados por funcionários, sofrem um 'canibalismo', porque precisam tirar as peças deles para colocar nos que estão funcionando. Estamos acabando de produzir todo o relatório e análise dessas visitas. Vou encaminhar esse relatório a esta Comissão, Alepe, Secretarias pertinentes do Estado e Prefeitura. Foi determinado, junto ao deputado federal Ricardo Teobaldo (Podemos) a ida a Brasília para tentar sensibilizar a presidência da CBTU e buscar mais financiamento. Nosso mandato ficou responsável por fazer uma campanha de mídia para salvar o nosso metrô e mandar ofícios para Estado e Prefeitura", disse. 

Ao final do encontro, Fabiano Ferraz informou, ainda, estar em contato com o secretário Nacional de Mobilidade e Desenvolvimento Regional e Urbano, Tiago Pontes, para dar andamento ao assunto do metrô. Ele aproveitou para fazer um convite para a audiência pública que será promovida por ele e vai acontecer na próxima quarta-feira (8), às 10h. "Vamos tratar do projeto de lei de autoria do vereador Marco Aurélio Filho (PRTB), sobre obras a serem feitas no período noturno. Muitas obras são feitas durante o dia e precisa de um planejamento, organização dos órgãos para estarem totalmente integrados para minimizar os transtornos causados por estes serviços". 

A próxima reunião da Comissão de Acessibilidade e Mobilidade Urbana deve acontecer no dia 17 deste mês, às 10h.

Em 01.09.21