Ao comentar as agressões policiais ocorridas durante protesto realizado no último sábado (29), o vereador Renato Antunes (PSC) disse que os homens do Batalhão de Choque da Polícia Militar de Pernambuco agiram para dispersar uma “manifestação ilegal”. Em seu entendimento, os policiais estavam fazendo valer “um decreto do governador Paulo Câmara e uma determinação do Ministério Público, que determinavam as medidas restritivas para a população, para evitar as aglomerações sociais”.
06
O vereador Dilson Batista (Avante) acusou "parlamentares" de agir de forma errada nas manifestações ocorridas sábado (29), com o objetivo de pedir o impeachment do presidente da República e que acabaram em agressões policiais no centro do Recife. Segundo ele, houve abuso de autoridade, pois “as manifestações foram políticas, produzidas por parlamentares, colocando em risco a vida de pessoas. A manifestação ocorreu na contramão do decreto estadual número 50.752, que proíbe as pessoas de irem para as ruas por causa da pandemia”.
Dia 2 de junho fará um ano da morte do menino Miguel, de 5 anos, filho de Mirtes Renata Santana de Souza, que morreu após cair do 9º andar de um prédio em um condomínio de luxo, no bairro de São José, no centro do Recife. A vereadora Dani Portela (PSOL) fez questão de trazer o assunto nesta terça-feira (1), durante a reunião Plenária virtual da Câmara Municipal do Recife.
O vereador Alcides Cardoso (DEM) pediu, na reunião Ordinária desta terça-feira (1º), que a vereadora Liana Cirne (PT) retirasse da pauta de votação o requerimento número 4296/2021 que pede ao prefeito da cidade que seja mantida a manifestação artística, realizada pelo projeto Mãos Solidárias, na ponte Maurício de Nassau. A justificativa da proposição diz que a manifestação artística se refere a pintura da frase "Vacina no braço, comida no prato".
Numa análise preliminar das ações realizadas pela Comissão Especial Interpartidária de Acompanhamento ao Coronavírus da Câmara Municipal do Recife, o vereador Eriberto Rafael (PP) aprovou dois requerimentos de sua autoria na reunião Ordinária realizada por videoconferência, pela Câmara, nesta terça-feira (1º). O vereador, que é presidente do colegiado, afirmou que os requerimentos, encaminhados ao prefeito João Campos, contém sugestões para o enfrentamento ao vírus da covid-19 no município e também para dirimir os efeitos da pandemia na economia local.
Durante a reunião Ordinária remota da Câmara do Recife desta terça-feira (1º), o vereador Felipe Alecrim (PSC) fez uso da palavra para repercutir uma ação de seu mandato que visou fiscalizar equipamentos públicos voltados para o cuidado com a população em situação de rua e em vulnerabilidade social. De acordo com ele, a maior parte desses órgãos apresenta problemas estruturais.
Nesta terça-feira (1), na reunião Ordinária da Câmara Municipal do Recife, via internet, a vereadora Michele Collins (PP) analisou quatro proposições, de sua autoria, que receberam veto total da Prefeitura. Postos em votação no plenário virtual, os vetos foram mantidos. "Foram proposições discutidas e sugeridas pela sociedade , além de terem sido elaboradas com todo o cuidado pela minha equipe", argumentou a parlamentar.
A repercussão dos eventos do último sábado (29), quando forças da Polícia Militar de Pernambuco usaram da força para reprimir um protesto contra o presidente Jair Bolsonaro, continuou a ser tema de discursos na Câmara do Recife nesta terça-feira (1º). Durante a reunião Ordinária remota, o vereador Marco Aurélio Filho (PRTB) fez a sua análise sobre o caso, posicionando-se tanto a favor do direito de se manifestar como em defesa da Polícia enquanto instituição.
Nesta terça-feira (1º), o vereador Alcides Cardoso (DEM) discutiu na tribuna virtual da Câmara do Recife um requerimento da vereadora Liana Cirne (PT) que pede ações de segurança patrimonial na área do Parque das Esculturas Francisco Brennand, no Bairro do Recife. Na ocasião, o parlamentar lembrou que já se reuniu com membros da Prefeitura para tratar do assunto e cobrou que o projeto de recuperação do cartão postal prometido pela gestão saia do papel.
A vereadora Ana Lúcia (Republicanos) criticou, na reunião Virtual da Câmara do Recife desta terça-feira (1º), o veto do prefeito ao projeto de lei número 79/2019, de sua autoria, que versa sobre o monitoramento do Índice de Massa Corporal (IMC) dos alunos das escolas da rede pública municipal. Ela explicou que o objetivo da proposição é a prevenção e os cuidados com a saúde das crianças e adolescentes. O veto foi mantido pela maioria dos presentes no plenário virtual.
Obrigar estabelecimentos de ensino do Recife a fornecerem diplomas e certificados em braile aos alunos com deficiência visual, como documentos comprobatórios de conclusão de curso. É esse o objetivo do projeto de lei nº 135/2021, de autoria da vereadora Ana Lúcia (Republicanos). A proposta foi uma das matérias analisadas pela Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes da Câmara do Recife em uma reunião promovida virtualmente pelo colegiado na tarde desta terça-feira (1º). O grupo acatou o parecer pela aprovação da proposta formulado pela vereadora Cida Pedrosa (PCdoB).
Nesta terça-feira (1), na reunião Ordinária da Câmara Municipal do Recife, a vereadora Michele Collins (PP) analisou e votou contrário ao requerimento de número 4296/2021, de autoria da vereadora Liana Cirne (PT). A proposição solicita ao prefeito da cidade, a manutenção da manifestação artística, realizada pelo projeto Mãos Solidárias, na ponte Maurício de Nassau com os dizeres "Vacina no braço comida no prato". O requerimento foi rejeitado no plenário virtual.
Na reunião Ordinária virtual da Câmara do Recife desta terça-feira (1º), o vereador Rinaldo Junior (PSB) demonstrou preocupação com a situação de quem trabalha com cultura na cidade, sobretudo com a aproximação do ciclo junino. Ele lembrou que sugeriu há dois meses, através de um requerimento encaminhado ao prefeito João Campos, a criação do Fundo Emergencial da Cultura (FEC).
A Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal do Recife, presidida pelo vereador Samuel Salazar (MDB), promoveu audiência pública virtual para debater o projeto de lei do Executivo número 11/2021, que dispõe sobre as diretrizes para elaboração e execução da lei orçamentária (LDO) de 2022. A explanação do assunto foi feita pelo secretário municipal de Planejamento, Gestão e Transformação Digital, Felipe Matos. Os vereadores do Recife apresentaram 290 emendas ao projeto.
Quais são as consequências, para o Recife, do desmonte das universidades federais? Para responder a essa pergunta, a Câmara Municipal promoveu uma audiência pública nesta quarta-feira (2), por meio de videoconferência. O debate, cuja iniciativa partiu da vereadora Cida Pedrosa (PCdoB), contou com a participação de representantes da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e de entidades de estudantes e docentes.
Não é só pela beleza: a arborização urbana ajuda a controlar a elevação de temperaturas e a poluição que assolam as grandes cidades. Para discutir a preservação, manutenção e reposição das árvores do Recife, a Câmara Municipal realizou nesta sexta-feira (4) uma audiência pública com especialistas e representantes da administração pública. O evento foi proposto pela vereadora Ana Lúcia (Republicanos), que presidiu o debate.
Com dados do registro de ocorrências de crueldade contra animais em Pernambuco, da Gerência de Análise Criminal e Estatística da Secretaria de Defesa Social, a vereadora Andreza Romero (PP) lamentou o aumento significativo dos maus tratos aos animais. Durante a reunião Plenária Virtual da Câmara do Recife desta segunda-feira (7), ela afirmou que os dados foram colhidos de janeiro de 2019 a abril de 2021 e, nesse período, já foram registradas 560 ocorrências.
Patrimônio Cultural da Humanidade, o frevo tem esse título desde 2011. Mas, ele não é vitalício. A cada dez anos, precisa ser revalidado por autoridades e pela população. “É por isso que vamos realizar uma reunião pública na tarde de hoje para discutir este tema. Estou convidando todos os vereadores e vereadoras; e todos os cidadãos e cidadãs recifenses para participar dos debates”, afirmou o vereador Alcides Cardoso (DEM), na reunião Ordinária virtual, da Câmara Municipal do Recife, nesta segunda-feira (7).
O vereador Doduel Varela (PSL) denunciou que os bairros da Zona Oeste do Recife estão sofrendo um surto de dengue e de chicungunha. “Eu estive no final de semana em diversas comunidades e confesso que fiquei muito surpreso com a quantidade de pessoas que encontrei com os sintomas dessas doenças. Elas não sabem o que fazer, pois também estamos enfrentando a pandemia de covid-19”, afirmou, na reunião Ordinária virtual, da Câmara Municipal do Recife, nesta segunda-feira (7).
O vereador Renato Antunes (PSC) discursou na tribuna virtual da Câmara do Recife nesta segunda-feira (7) para fazer um pedido ao Governo do Estado: a volta de celebrações nos templos religiosos aos fins de semana. Atualmente, em virtude do aumento de casos de covid-19 no Estado, os templos de determinados municípios podem realizar as celebrações desses dias apenas de forma virtual. Atividades administrativas e promoção de serviços sociais continuam liberados, nos termos do decreto.