Requerimentos pedem ações da PCR para combate à covid-19 e aos efeitos econômicos da pandemia
Os requerimentos, aprovados por unanimidade na tribuna virtual, são os de número 4805/2021 e 4806/2021, ambos dirigindo indicação ao prefeito do Recife. O primeiro aborda as sugestões relacionadas ao enfrentamento aos impactos do coronavírus na economia da cidade, colhidas junto a entidades do setor econômico, durante as reuniões públicas. O segundo, com o mesmo sentido, considera as sugestões do setor da saúde apresentadas à Comissão Especial por mais de dez entidades da área e por médicos especialistas.
“Quero registrar a importância destes dois requerimentos, pois eles trazem no seu bojo uma prestação de contas do trabalho realizado pela Comissão Especial Interpartidária de Acompanhamento ao Coronavírus da Câmara Municipal do Recife. Essa comissão, que já existia no ano passado, foi reinstalada em março deste ano e desde então já foram realizadas 11 reuniões abertas. Nelas, apresentadas pelas redes sociais desta Casa, contamos com a presença de representantes de diversos setores da sociedade como a Cultura, o Comércio, pessoal da área de turismo, hotelaria, entidades de saúde, médicos especialistas, agentes de saúde, entre outros. Mais de 30 entidades foram ouvidas pelo colegiado durante esse período”, disse Eriberto Rafael.
Os dois requerimentos aprovados, trazem sugestões para o enfrentamento do vírus e combate dos impactos das medidas adotadas para as restrições sociais na economia. “Ao todo já colhemos 76 sugestões e estamos encaminhando todas elas à Prefeitura do Recife, visando dar ressonância às aspirações da sociedade”, afirmou.
No caso do requerimento que fala do pessoal da área de saúde, entre as propostas, estão: promover a vigilância epidemiológica do vírus; fortalecer a atenção primária da saúde; convocação de mais profissionais da área de saúde que foram aprovados em concursos publico e esperam ser chamados, para reforçar as equipes. “Também pedimos a autorização de férias para os profissionais médicos que estão exaustos física e mentalmente, pois acompanham as vítimas do novo coronavírus desde o ano passado, sem descanso”, afirmou Eriberto Rafael. Outras sugestões contidas no requerimento são: aumentar a vigilância sanitária para monitorar novas cepas e realizar testagem em massa para detectar o novo coronavírus, especialmente na população de áreas periféricas.
No requerimento que trata das repercussões na área econômica, o vereador Eriberto Rafael disse que foram colhidas cerca de 30 sugestões para atender aos interesses do setor do comércio, dos trabalhadores informais, trabalhadores de restaurantes, de eventos e de turismo. Entre as sugestões apresentadas estão a melhoria do transporte público para condução de trabalhadores com segurança em horário de pico; ações de assistência social para os informais; auxílio financeiro para profissionais de restaurantes, não tributação de Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre gorjetas etc.
“Quero deixar registrada que houve uma ampla participação de todos os membros desta Comissão nas reuniões que já realizamos e cito o nome de todos eles: a vereadora Ana Lúcia (Republicanos); os vereadores Marco Aurélio Filho (PRTB), Hélio Guabiraba (PSB), Tadeu Calheiros (Podemos), Ivan Moraes (PSol) e Luiz Eustáquio (PSB). Temos feito um trabalho democrático e buscando um amplo diálogo”, disse.
Eriberto Rafael chamou a atenção para as reuniões da Comissão Especial Interpartidária de Acompanhamento ao Coronavírus da Câmara Municipal do Recife, que ocorrem todas as quintas-feiras, sempre às 10h, e são transmitidas, ao vivo, pelo site e canal do Youtube da Casa de José Mariano. A população pode assistir e participar pelo chat. “Saliento que já estamos recebendo as respostas de sugestões enviadas anteriormente à Prefeitura do Recife. Além disso, quero informar que pretendemos trazer a secretária de Saúde, Luciana Albuquerque; e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Rafael Dubeux, para prestar contas a este plenário e à população do Recife”, disse.
Em 01.06.2021.