Felipe Alecrim repercute fiscalização em órgãos de atendimento à população em situação de rua

Durante a reunião Ordinária remota da Câmara do Recife desta terça-feira (1º), o vereador Felipe Alecrim (PSC) fez uso da palavra para repercutir uma ação de seu mandato que visou fiscalizar equipamentos públicos voltados para o cuidado com a população em situação de rua e em vulnerabilidade social. De acordo com ele, a maior parte desses órgãos apresenta problemas estruturais.

“Em quase dois meses de trabalho, conseguimos visitar a Casa de Acolhimento Josué de Castro, o CAPS Centro Eulâmpio Cordeiro, o CRAS de Santo Amaro, o Centro POP Neuza Gomes, na Madalena, e o Restaurante Popular – o único equipamento com funcionamento de maneira adequada, necessitando apenas que seja descentralizada a distribuição de alimentos”, disse o parlamentar.

Segundo Alecrim, no CAPS Centro Eulâmpio Cordeiro há problemas com uma piscina desativada com água acumulada – que se tornou foco de arboviroses – e quadra poliesportiva em desuso, tomada pela vegetação.

No Centro POP Neuza Gomes, o local antes utilizado para que pessoas em situação de rua lavem e estendam as roupas teria sido desativado. Também foram fechados, por conta da pandemia, os ambientes de convivência e de refeição.

“Infelizmente, identificamos uma necessidade urgente de reestruturação desses equipamentos. A maioria deles não possui uma estrutura adequada para atender às demandas existentes e precisando de manutenção”, constatou o vereador. “Já protocolamos requerimentos e outros trâmites estão sendo produzidos. Pretendo fazer uma reunião com a Secretaria de Desenvolvimento Social e, também, com a Secretaria de Saúde”.

Felipe Alecrim também disse que, nas visitas aos equipamentos, os servidores demonstraram preocupação com a vacinação contra a covid-19 daqueles que trabalham nesses locais. “Apenas os profissionais dos CAPS, que estão ligados à secretaria de Saúde, haviam sido vacinados. Felizmente, a Prefeitura reconheceu essa necessidade e anunciou a vacinação dos trabalhadores dos CRAS, CREAS e Centros POP. Só esqueceu dos que atuam no Restaurante Popular, que precisam ser vacinados também”, afirmou. “E é importante registrar, ainda, que foi anunciada a vacinação da população em situação de rua. Agora, vamos acompanhar a estratégia da Prefeitura para a aplicação das duas doses dessa vacina”.

Em 01.06.2021