Alcides Cardoso convida para reunião pública sobre o frevo

Patrimônio Cultural da Humanidade, o frevo tem esse título desde 2011. Mas, ele não é vitalício. A cada dez anos, precisa ser revalidado por autoridades e pela população. “É por isso que vamos realizar uma reunião pública na tarde de hoje para discutir este tema. Estou convidando todos os vereadores e vereadoras; e todos os cidadãos e cidadãs recifenses para participar dos debates”, afirmou o vereador Alcides Cardoso (DEM), na reunião Ordinária virtual, da Câmara Municipal do Recife, nesta segunda-feira (7).

A reunião pública será virtual e transmitida pelas mídias sociais da Câmara a partir das 16h. O tema será ‘O frevo é nosso’ e o encontro terá como objetivo fazer a revalidação dessa música, ritmo e dança “que tanto nos orgulha como pernambucanos e recifenses”, afirmou o parlamentar. Ele observou que o Recife tem um prazo até o dia 13 deste mês para fazer a revalidação do título do frevo, que é uma exigência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). “Nós todos temos que nos manifestar, também, no site do Iphan. Afinal, o frevo pulsa em nossas veias e em nossos pés”, alertou. .

O segundo assunto tratado pelo vereador Alcides Cardoso, no plenário virtual, foi o Parque das Esculturas Francisco Brennand, que fica em frente ao Marco Zero do Recife. “Eu estive lá, no final de semana, e pude constatar que está sendo feita a segurança do local. Para mim foi uma surpresa muito boa, pois  o pedido da segurança foi motivado por requerimentos de minha autoria. Fiscalizei o local e continuarei fiscalizando, porque o roubo das esculturas, que ocorreu há meses, é imensurável . Estou aqui para agradecer, mas também para cobrar a instalação das câmeras de segurança, pois elas só foram colocadas em um lado do parque. Também cobro a iluminação do local e as obras de revitalização, já que o parque é um dos espaços turísticos mais visitados no Recife”.


Em 07.06.2021.