Comissão de Acompanhamento da Obra do Aeroclube é instalada na Câmara
A Comissão acompanhará os serviços para implantação do projeto que ocupará o terreno do antigo Aeroclube, localizado no bairro do Pina, Zona Sul da cidade. A área, que está recebendo as obras dos Habitacionais Encanta Moça I e II, com 600 moradias voltadas para as famílias das palafitas da comunidade do Bode, vai abrigar também o maior parque urbano do Recife, uma Upinha 24h e uma creche municipal. O projeto contempla ainda espaço de preservação da memória do Antigo Aeroclube de Pernambuco, conservação e recuperação de 5,4 hectares de área de mangue, urbanização da margem do Rio Pina, de onde sairão os moradores das palafitas para os habitacionais.
De acordo com o vereador Paulo Muniz, mais de 70 pessoas participaram da concepção do projeto. “A minha preocupação é que a Casa acompanhe o passo a passo”, afirmou. Ele considera que a obra pode ser uma revolução para a cidade e chamou a atenção para o conhecimento que adquiriu a partir de muitas visitas a diversos habitacionais, em que percebeu a necessidade de administração nesses locais. “É preciso uma gestão de condomínio”, disse.
O vereador Zé Neto elencou as razões que traduzem a sua satisfação em integrar o colegiado na Câmara do Recife. “Primeiro, porque é função do Poder Legislativo, acompanhar e fiscalizar as obras do Poder Executivo. Segundo, porque é o meu dever como presidente da Comissão de Planejamento Urbano e Obras da Casa, debater a execução de um projeto tão impactante”, destacou. Ele também disse que conhecia muito bem a Zona Sul da cidade e acredita ser fundamental discutir obras inclusivas para a área.
Para Fred Ferreira um ponto a destacar nos trabalhos do colegiado será o debate para construir o melhor para a cidade. “O projeto mexe com a vida de muita gente do Pina. Bode e Brasília Teimosa. Pessoas que serão beneficiadas direta e indiretamente. Nosso papel é debate e fiscalizar para que, realmente, seja o melhor para a comunidade”.
A grandiosidade do projeto que contempla habitacionais, área verde e modificará a vida de muitas pessoas, foi destacada pelo vereador Marco Aurélio Filho. “Será uma grande cidade dentro da cidade e precisa de um olhar diferente, de um acompanhamento contínuo”.
A opinião foi compartilhada pelo vereador Samuel Salazar, que revelou a preocupação com a permanência das famílias. “Nós nos deparamos com pessoas que saem de palafitas, vão para habitacionais e retornam às palafitas”.
Em 08.09.2021