Desenvolvimento Econômico discute o comércio com entidades representativas
Ao dar início à reunião, o vereador Luiz Eustáquio destacou a importância do momento atual frente à pandemia – que provocou um cenário de dificuldades econômicas, atingindo o setor do comércio do Recife. Ele destacou que a busca por soluções é um debate constante na Câmara Municipal do Recife, porque os parlamentares acompanham o dia a dia da cidade.
Os convidados do encontro expuseram as dificuldades enfrentadas pelos comerciantes. O presidente da Associação dos Empresários do Brasil, Fernando Mendonça, agradeceu a oportunidade de dialogar com os parlamentares da Casa de José Mariano e citou a necessidade de unir classes em busca de soluções: unir empresários, empregados e políticos. “Estamos passando por um momento muito difícil e precisamos de união”, afirmou.
A opinião foi compartilhada pelo presidente da Associação Cidadã do Centro do Recife, Marcus Gallo. Segundo ele, dos 62 estabelecimentos comerciais da Rua da Imperatriz, 32 fecharam suas portas. Ele lamentou a atual crise econômica, mas elencou uma série de fatores que contribuem para o problema, sobretudo dois pontos: o alto valor do IPTU e dos aluguéis cobrados dos imóveis.
“Estamos formatando o Fórum do Novo Recife, que pretende discutir todas as necessidades inerentes ao centro, como a segurança, recuperação de fachadas, regulamentação dos imóveis, questão do IPTU e das pessoas em situação de rua”, destacou. “São questões pontuais que precisam de soluções que passam pelo poder público e privado”.
Marcus Gallo sugeriu a formação de um canal constante de diálogo entre a Comissão de Desenvolvimento Econômico da Câmara e o Fórum do Novo Recife. Lembrou ainda de medidas que podem ser tomadas, aliando, por exemplo, a segurança à tecnologia – com a criação da segurança virtual, feita através de câmeras.
Para o vereador Fred Ferreira, os comerciantes do centro são “verdadeiros mágicos do comércio por sobreviverem nestes dias de pandemia” e destacou a necessidade do olhar especial do poder público para este setor. “É preciso cuidar da limpeza, mobilidade, estacionamento, entre outros pontos. Ver toda a infraestrutura para gerar um novo momento que atraia mais clientes para o centro”. Disse, ainda, que a ausência desses itens fazem com que muitos consumidores prefiram ir aos shoppings.
O vereador Zé Neto, por sua vez, destacou ações que a Prefeitura vem tomando para gerar emprego e renda, além dos cuidados com a vacinação das pessoas. Para ele, estes esforços devem resultar na melhoria do comércio do Recife. Também lembrou a recente formação, na Câmara Municipal, da Frente Parlamentar pelo Centro do Recife, presidida pela vereadora Cida Pedrosa (PCdoB), que atua no debate para a busca de soluções.
Apresentação de relatório – O presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Luiz Eustáquio, solicitou como encaminhamento da reunião que os convidados apresentassem por escrito todas as dificuldades enfrentadas pelos comerciantes para que a Comissão possa levar as demandas à Prefeitura.
‘Estamos vivendo um momento diferente que desafia a todos nós. Mas, esta Casa tem vereadores comprometidos e a cidade tem um jovem prefeito que, com muita força de vontade de acertar, colocou os seus olhos no Recife, no centro do Recife”, afirmou, ressaltando aos diálogos em torno da criação do Escritório de Gestão do Centro.
Eustáquio lembrou que “o centro é mais bonito que qualquer shopping, basta que a gente dê condições de segurança, limpeza e melhor infraestrutura para os consumidores”. Para ele, o aquecimento das vendas no comércio, traz desenvolvimento para a cidade. “É onde todo mundo sai ganhando: ganha o empresário, o trabalhador e a sociedade”.
Durante a reunião, o colegiado também aprovou o projeto de resolução número 20/ 2021, de autoria do vereador Zé Neto, que dispõe sobre a criação, no âmbito da Câmara Municipal do Recife, da Frente Parlamentar de Inovação Tecnológica, Tecnologia da Informação e das Economias Criativa, Compartilhada e Colaborativa.
Em 08.09.2021