Notícias

Uma visita ao Centro de Atenção à Mulher que funciona dentro do Hospital da Mulher do Recife impressionou a vereadora Goretti Queiroz (PSC) pelas instalações e atendimento dispensado às pacientes. Ela visitou o local acompanhada da primeira dama Cristina Mello e da atriz e empresária Luíza Brunet, que abraçou a causa do combate à violência contra a mulher depois de haver sofrido ela mesma, maus-tratos do então companheiro, em 2015. Também estiveram na visita representantes do Grupo Mulheres do Brasil. “No Centro de Atenção as mulheres podem contar com atendimento médico e psicológico, acompanhamento de assistente social, e lá mesmo podem registrar a denúncia contra o agressor”. Enfatizou ainda na tarde dessa terça-feira (13), na Câmara do Recife, que como membro da Comissão dos Direitos da Mulher, tinha de ressaltar a importância desse tipo de atendimento.

O vereador Hélio Guabiraba (sem partido) convidou os vereadores e a população do Recife para a reunião pública “Quantos autistas há no Brasil e a importância desses dados para a Cidade do Recife”, que acontecerá nesta quinta-feira (15), às 14h, no plenarinho da Casa de José Mariano. “Outros vereadores já fizeram uma audiência com este tema antes. Mas, no final de semana participei de uma atividade no Ateliê Arteterapia, na Macaxeira, e consegui entender que o mundo do autista é muito maior do que se imagina”, ressaltou nesta terça-feira (13) na Câmara Municipal.

As manifestações contra o contingenciamento de verbas federais do setor de educação marcadas para esta terça-feira (13) motivaram um discurso do vereador Rinaldo Junior (PRB) na Câmara do Recife. Durante a reunião plenária desta tarde, o parlamentar afirmou que vai participar dos protestos e teceu críticas à gestão do presidente Jair Bolsonaro.

O vereador Jayme Asfora (sem partido) celebrou o Dia do Advogado, estabelecido em 11 de agosto de 1827 devido à criação simultânea dos primeiros cursos de Direito do Brasil, na Faculdade de Direito de Olinda e na Faculdade de Direito de São Paulo. “O Brasil hoje tem 1,1 milhão de advogados. São mais advogados que nos Estados Unidos, Índia e China juntos”, afirmou nesta segunda-feira (12) na Casa de José Mariano.

Autor de um projeto de lei que visa obrigar a publicação de relatórios sobre a arrecadação e o destino das multas de trânsito do Recife, o vereador Jayme Asfora (sem partido) levou o tema à tribuna da Câmara Municipal nesta segunda-feira (12). De acordo com o parlamentar, além de ter aumentado de forma expressiva recentemente, o montante arrecadado com as multas não é aplicado corretamente.

A gestão municipal anunciou o Programa Chegando Junto no qual, segundo o vereador Ivan Moraes (PSOL), iria inaugurar um abrigo noturno para recolher moradores em situação de rua, bem como três restaurantes a preços bem populares, também para tender essa população. No entanto, o vereador disse na tarde dessa segunda-feira (12), na Câmara do Recife, que até o momento e em meio a um inverno rigoroso, não houve ainda sinalização da execução da ação prometida para acontecer nesse semestre.

No início da tarde desta segunda-feira (12), a Câmara do Recife se tornou sala de aula para cerca de 50 alunos da Escola Municipal Governador Miguel Arraes de Alencar, do bairro de Areias. Os estudantes foram recebidos pelo vereador Chico Kiko (PP), que repercutiu a visita na tribuna durante a reunião plenária.

Por iniciativa da vereadora Ana Lúcia (PRB), a Câmara do Recife concedeu nesta segunda-feira (12) um voto de aplausos à nadadora recifense Etiene Medeiros, medalhista de ouro nos 50 metros livres dos Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru. A homenagem foi aprovada por unanimidade.

O vereador Hélio Guabiraba (sem partido) anunciou a realização de obras pela Prefeitura do Recife no bairro da Guabiraba, Zona Norte da cidade, a exemplo da colocação de reboco nas paredes das moradias do conjunto habitacional Dom Helder Câmara. O vereador agradeceu na tarde desta segunda-feira (12), na Câmara do Recife, à Secretaria de Habitação por ter ouvido as suas solicitações.

O vereador Ivan Moraes (PSOL) repercutiu a audiência pública externa "A Saúde e a Educação no Bairro de Passarinho", que foi realizada na última quinta-feira (8), no bairro de Passarinho, Zona de Conurbação, ou seja, área que unifica Recife a Olinda. “O tradicional é fazermos aqui na Casa. Mas, algumas vezes, quando aprovado em plenário, podemos fazer audiências públicas externas e levar o mandato para os bairros do Recife”, disse nesta segunda-feira (12), na Câmara do Recife.