Notícias

Uma audiência pública com o objetivo de tratar o tema “Vamos cuidar de quem cuida: Políticas Públicas de Suporte e Atendimento às Mães Atípicas”, foi realizada, na manhã desta quinta-feira (16), no plenarinho da Câmara Municipal do Recife, que ficou repleto de mães, filhos, representantes da sociedade civil e poder público. A iniciativa do evento partiu da vereadora Ana Lúcia (Republicanos). “Essas mulheres, que dedicam suas vidas ao cuidado diário de filhos com deficiência, frequentemente enfrentam uma sobrecarga física, emocional e financeira que nem sempre é devidamente reconhecida pela sociedade e pelo poder público”.

Com uma trajetória acadêmica e profissional considerada de excelência, o professor doutor Adriano Lisboa de Azevedo é um educador que, através da capacidade de transmitir conhecimento, têm impactado positivamente na formação de muitos recifenses. A partir desse conceito, a Câmara Municipal concedeu a ele, que é diretor Executivo de Ensino do Grupo Ser Educacional, o Título de Cidadão do Recife, numa iniciativa do vereador Felipe Francismar (PSB). A solenidade, realizada na noite desta quarta-feira (15), foi presidida pelo vereador Aderaldo Pinto (PSB).

Uma audiência pública para discutir o tema “Recife na Luta pelo Feminicídio Zero” foi realizada, na manhã desta quarta-feira (15), no plenarinho da Câmara Municipal, sob iniciativa do vereador Felipe Francismar (PSB). O parlamentar salientou que o evento se faz necessário diante do crescente número de casos de violência contra a mulher. “O espaço tem por objetivo ampliar o diálogo entre Poder Público, sociedade civil e entidades de proteção às mulheres, buscando fortalecer políticas de prevenção, acolhimento e combate à violência de gênero”.

A Comissão de Planejamento Urbano e Obras da Câmara do Recife reuniu-se na manhã desta quarta-feira (15), sob a presidência do vereador Eduardo Mota (PSB) e com a presença do vereador Eduardo Moura (Novo) e realizou a análise de dois projetos de lei Ordinária, sendo um com parecer pela rejeição e outro com pedido de vistas. Além disso, o colegiado também fez a distribuição de outros três projetos de lei Ordinária.

Em virtude da antecipação, na Câmara Municipal do Recife, do feriado do Dia do Servidor Público para o próximo dia 27, o novo prazo de emendas referente aos projetos de lei do Executivo (PLE) número 26/2025, que institui o Plano Plurianual (PPA) e o número 27/2025, que dispõe sobre a Lei Orçamentária Anual (LOA) - será até às 18h, do dia 28 deste mês. As duas matérias, que estão tramitando na Casa, em regime de urgência, são consideradas as mais relevantes para a gestão pública municipal. O PPA será válido para o período de 2026 a 2029 e a LOA, estima a receita e fixa a despesa do Município do Recife para o exercício de 2026.

Cinco requerimentos referentes à Mata do Engenho Uchôa, localizada na porção sudoeste da cidade do Recife, situada à margem da BR-101, geraram debates na reunião plenária da Casa de José Mariano. Todas as matérias são da vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) e foram aprovadas. Também discutiram sobre o assunto, nesta terça-feira (14), os vereadores Eduardo Moura (Novo), Júnior de Cleto (PSB), Rinaldo Junior (PSB), Chico Kiko (PSB) e Paulo Muniz (PSB).

A Câmara do Recife, através da Procuradoria Especial da Mulher, e o Instituto Banco Vermelho (IBV) se uniram na tarde desta terça-feira (14) em uma iniciativa que vai servir para demarcar o apoio do Poder Legislativo municipal à luta pelo fim dos casos de feminicídio no Brasil. Na ocasião, foi inaugurado dentro do pátio da Casa de José Mariano um banco vermelho gigante, símbolo da causa contra o crime de ódio baseado no gênero. O ato contou com a participação de diversos parlamentares, representantes do Instituto e servidores da Casa de José Mariano.

Durante a reunião plenária desta terça-feira (14), a Câmara do Recife aprovou uma série de requerimentos propostos pelo vereador Eduardo Moura (Novo). Na tribuna, o parlamentar discutiu as matérias, que tratavam de temas diversos, como problemas na gestão da saúde municipal. Uma das proposições – o requerimento nº 1.0214/2025 gerou debate no plenário, com a participação do vereador Luiz Eustáquio (PSB) no aparte. Na solicitação, Eduardo Moura pede que a Secretaria-Executiva de Defesa Civil do Recife adote medidas urgentes de fiscalização e solução de problemas causados pela permanência de cavalos em uma área residencial, o loteamento Morada Verde, no bairro da Guabiraba.

O plenário da Câmara Municipal do Recife discutiu 37 requerimentos de autoria do vereador Paulo Muniz (PL) durante a reunião plenária, nesta terça-feira (14). As proposições solicitam diversos serviços de melhorias na infraestrutura da cidade e todas foram direcionadas à Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb). O parlamentar cobrou a efetivação dos serviços à Autarquia e o vereador Felipe Alecrim (Novo) também debateu sobre o tema.

Durante a reunião plenária da Câmara do Recife desta terça-feira (14), o vereador Felipe Alecrim (Novo) discutiu o requerimento nº 10.125/2025, de sua autoria, que solicita ao Poder Executivo a adoção das medidas administrativas e operacionais necessárias para que seja realizado reforço na prestação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), tendo em vista a crescente demanda de ocorrências e a necessidade de garantir atendimento ágil e eficiente à população. O parlamentar contou que teve dificuldade com o Samu ao tentar ajudar uma idosa que havia caído na rua. “Pedimos socorro porque precisava ser urgente. Eu fiquei com receio de removê-la do local, porque a orientação é sempre que se mantenha a pessoa naquele local. Depois de uma hora sem o Samu chegar, foi que pela terceira ou quarta vez eu me identifiquei [na ligação] e pedi para que passasse para o responsável. Uma médica me disse que não havia prazo para aquele atendimento ser realizado. Na hora foi chocante, mas imagina se aquela pessoa estivesse em situação gravíssima?”, questionou.