Os vereadores do Recife colocaram em debate na reunião Ordinária da Câmara Municipal desta segunda-feira (9), sete projetos de lei do Executivo que foram enviados à Casa na última sexta-feira (6). As propostas tratam de diversos temas, como o programa de parcelamento incentivado, contratação de empréstimo, campeonato de esportes, indenização a permissionários do mercado do Jordão entre outros. Apesar das críticas feitas pela oposição, o pedido de dispensa de prazo dos projetos do Executivo, para que a tramitação seja realizada em regime de urgência, foi aprovado em plenário.
A vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) debateu dois requerimentos com votos de aplausos e congratulações, ambos de sua autoria, na reunião plenária desta segunda-feira (9). O requerimento de número 4488/2025, destina-se à cineasta Mery Lemos pela realização do curta-metragem “A mulher do peso”. A vereadora disse que o vídeo homenageia a mãe da cineasta e outras mulheres que, em fins da década de 1980, faziam o papel de agentes de saúde quando essa categoria não existia. “Elas salvaram milhares de crianças. É uma história de amor à humanidade”. O de número 5001/2025, homenageia a Caminhada do Forró do Recife, na pessoa da produtora Natália Reis. O evento celebra duas décadas de existência, consolidando-se como um dos mais significativos eventos culturais do ciclo junino pernambucano. Ambos os requerimentos foram aprovados.
A Comissão de Legislação e Justiça (CLJ) da Câmara do Recife promoveu nesta sexta-feira (6) uma reunião em formato híbrido para discutir pareceres dados pelos relatores a projetos que tramitam na Casa. Presidido pelo vereador Rinaldo Junior (PSB), o grupo votou favoravelmente a seis projetos de lei e acompanhou os pareceres pela rejeição dado a outras quatro propostas.
Sob a presidência do vereador Fabiano Ferraz (MDB) e com a presença dos vereadores Júnior de Cleto (PSB) e Eduardo Mota (PSB), a Comissão de Acessibilidade e Mobilidade Urbana da Câmara do Recife reuniu-se na manhã desta quinta-feira (5). O colegiado realizou a distribuição de sete projetos de lei Ordinária (PLO), além da análise de outras nove proposições, sendo seis aprovadas e três rejeitadas. Entre as propostas aprovadas, estão três PLOs que alteram leis municipais substituindo a expressão "portador de deficiência" para "pessoa com deficiência".
Um profissional como Miguel Baptista Júnior exerce papel de destaque no funcionamento de uma empresa pública com a dimensão da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb): na condição de assessor técnico da presidência, pode prestar suporte técnico ao presidente, auxiliando-o na tomada de decisões e na gestão da autarquia; assim como contribuir na formulação de pareceres; sugerir soluções; acompanhar projetos e processos; auxiliar nas soluções para os problemas da limpeza urbana e da manutenção do espaço público. Em reconhecimento ao trabalho que desempenha, ele foi homenageado em reunião solene realizada na noite desta quarta-feira (4), na Câmara Municipal do Recife.
Por iniciativa da vereadora Cida Pedrosa (PCdoB), a Câmara do Recife realizou, na tarde desta quarta-feira (4), uma audiência pública com o tema "Campanha da Fraternidade: Ecologia Integral". Com o plenarinho lotado, a audiência abordou o lema da campanha deste ano, que é "Deus viu que tudo era muito bom (Gn 1,31)", que trata da temática ambiental. O objetivo é promover consciência na população acerca da ecologia, e convidar à reflexão sobre a urgência de “cuidar de casa”, promovendo atitudes que conectem a fé cristã com a responsabilidade ambiental.
Presidida pelo vereador Rinaldo Junior (PSB), a Comissão de Legislação e Justiça da Câmara do Recife promoveu nesta quarta-feira (4) mais um encontro do seu ciclo de debates sobre a reforma tributária do Brasil, aprovada em 2023. Na reunião – a quarta da série, iniciada em 14 de maio –, o colegiado recebeu a delegada da Receita Federal no Recife, Heloisa Moraes. O debate, que também contou com a participação dos vereadores Carlos Muniz (PSB) e Gilberto Alves (PRD), tratou da atuação do órgão com as mudanças introduzidas pela reforma.
Ações recentes realizadas pela Prefeitura do Recife foram destacadas pelo vereador Júnior de Cleto (PSB), durante a reunião plenária da Câmara Municipal, nesta terça-feira (3). Ele explicou que faria um “giro de notícias” em resposta às críticas à gestão feitas por vereadores da oposição. Dentre os assuntos relacionados, o parlamentar enalteceu o anúncio da programação dos festejos juninos na capital pernambucana, ressaltando a geração de emprego e renda. Falou da parceria entre a Prefeitura e a Receita Federal para o Programa “Recife no Mundo” dedicado a estudantes; lembrou do investimento de mais de oito milhões de reais em áreas de risco no bairro da Linha do Tiro e da pavimentação de rua na comunidade do Caçote.
Celebrar os 200 anos da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) e conceder a Medalha de Mérito José Mariano ao seu comandante-geral, o coronel Ivanildo Torres. Com esse objetivo, a Câmara do Recife promoveu na tarde desta terça-feira (3) uma reunião solene no plenário do Poder Legislativo. O evento foi realizado por iniciativa do vereador Davi Muniz (PSD) e do primeiro-secretário da Casa, Eriberto Rafael (PSB).
A Câmara do Recife aprovou nesta terça-feira (3), em discussão única, o projeto de decreto legislativo nº 13/2025, que concede a Medalha de Mérito José Mariano ao ministro de Portos e Aeroportos e deputado federal licenciado Silvio Costa Filho (Republicanos). Durante a discussão, o autor da proposta, vereador Hélio Guabiraba (PSB), defendeu a homenagem na tribuna da Casa. O vereador Luiz Eustáquio (PSB) também participou do debate.