Uma dupla homenagem foi realizada na manhã desta quinta-feira (21), no plenário da Casa de José Mariano. Foram concedidos o Título de Cidadã do Recife a Milena Vaciloto Rodrigues Pereira da Silva e o Título de Cidadão do Recife a Luís Fernando Pereira da Silva. Ambas as iniciativas partiram do vereador Chico Kiko (PSB). “Este casal está fazendo a diferença na vida de centenas de jovens recifenses. Eles abraçaram o projeto Casa Zero, primeiro shopping sociocultural do Brasil, situado no coração do bairro do Recife”, disse o parlamentar diante do plenário repleto de amigos e familiares dos homenageados. O vereador Júnior de Cleto (PSB) presidiu o evento.
Celebrado em nível nacional no dia 19 de agosto, o Dia do Ciclista foi comemorado pela Câmara Municipal do Recife, numa reunião solene que homenageou os ciclistas da cidade, realizada na tarde desta quarta-feira (20). A solenidade, que destacou 37 pessoas que escolheram a bicicleta como lazer e meio de transporte, foi uma iniciativa do vereador Fabiano Ferraz (MDB), presidente da Comissão de Acessibilidade e Mobilidade Urbana. A condução da reunião foi feita pelo vereador Hélio Guabiraba (PSB).
Na manhã desta quarta-feira (20), três comissões permanentes da Câmara Municipal do Recife promoveram reuniões para deliberar sobre várias proposições: Saúde; Finanças e Orçamento; e Legislação e Justiça. Em comum, os colegiados aprovaram o projeto de lei do Executivo (PLE) número 19/2025, que disciplina o pagamento de indenizações aos proprietários de veículos de tração animal e de animais utilizados para carga ou trânsito montado no Recife, no âmbito do Programa Gradual de Retirada dos Veículos de Tração Animal.
A Comissão de Acessibilidade e Mobilidade Urbana da Câmara do Recife promoveu uma reunião na tarde desta terça-feira (19), na Sala das Comissões do Poder Legislativo, para discutir o parecer dado ao projeto de lei do Executivo nº 19/2025. A proposta da Prefeitura tem como objetivo disciplinar o pagamento de indenizações aos proprietários de Veículos de Tração Animal (VTAs) e de animais utilizados para carga ou trânsito montado no Recife, no âmbito do Programa Gradual de Retirada dos Veículos de Tração Animal. Presidido pelo vereador Fabiano Ferraz (MDB), o grupo se posicionou favoravelmente à proposta.
Agentes de Apoio ao Desenvolvimento Escolar Especial (AADEE) acompanharam das galerias do plenário a reunião Ordinária da Câmara do Recife desta terça-feira (19). Em solidariedade à categoria, o vereador Thiago Medina (PL) subiu à tribuna para cobrar da gestão municipal a convocação dos profissionais aprovados no concurso de 2024. “Desde fevereiro e março deste ano que tocamos nesse assunto nesta Casa. Vários requerimentos já foram feitos, elaborados, votados e aprovados para a convocação dos AADEEs”. Ele repercutiu também a derrubada de árvores pela Prefeitura na obra de construção de dois habitacionais, em Boa Viagem, e disse que vai pedir, através de requerimento, a exoneração dos secretários municipais de Meio Ambiente e de Habitação.
A falta de pavimentação em um trecho da rua Doutor Gonzaga Maranhão, no bairro do Ipsep, levou o vereador Luiz Eustáquio (PSB) a protocolar dois requerimentos na Câmara do Recife, ambos aprovados durante a reunião plenária desta terça-feira (19). Na tribuna da Casa, o parlamentar discutiu as matérias para fortalecer o pedido pela drenagem e calçamento da via. O vereador Fred Ferreira (PL) também se pronunciou a favor da medida.
A contratação de novos Agentes de Apoio ao Desenvolvimento Escolar Especial (ADEEs), para cobrir o déficit desses profissionais na rede municipal de ensino, foi tema de debates da reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (19), gerados por um requerimento da vereadora Kari Santos (PT). Além da autora, os vereadores Osmar Ricardo (PT), Eduardo Moura (Novo) e Jô Cavalcanti (PSOL) também repercutiram a solicitação. Os AADEEs são importantes no acompanhamento de alunos atípicos durante a aula, ao mesmo tempo em que colaboram no suporte aos professores, e vários desses profissionais estiveram presentes nas galerias para acompanhar os debates.
Durante a reunião plenária da Câmara do Recife desta terça-feira (19), o vereador Tadeu Calheiros (Podemos) discutiu o requerimento de nº 7.233/2025, de sua autoria, que pede a "imediata regulamentação e concessão da gratificação de fiscalização devida aos servidores da Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa), bem como a realização de concurso público para o preenchimento de cargos vagos nesta Agência e de abertura de mesa de diálogo com a categoria". Ele foi aparteado pelo vereador Davi Muniz (PSD), que se colocou à disposição para procurar a Secretaria de Saúde de Pernambuco e dialogar sobre o pleito.
O vereador Luiz Eustáquio (PSB) subiu à tribuna da Câmara do Recife durante a reunião plenária desta terça-feira (19), e criticou o requerimento de nº 7.353/2025, de autoria do vereador Thiago Medina (PL), que versa sobre uma moção de repúdio ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. Em aparte, o vereador Osmar Ricardo (PT) e a vereadora Jô Cavalcanti (PSOL) teceram comentários também contrários à moção de repúdio. O requerimento teve a votação adiada por um pedido de vistas do vereador Eduardo Moura (Novo).
A importância do trabalho da Frente Parlamentar em Defesa da Primeira Infância sobretudo nesse momento em que o País discute as denúncias feita pelo youtuber Felca de adultização e exploração sexual de crianças e adolescentes na internet. Este foi o assunto abordado pela vereadora Flávia de Nadegi (PV) na tribuna da Câmara Municipal do Recife, durante a reunião plenária desta terça-feira (19). "Estamos vivendo um tempo perigoso, em que meninas e meninos são empurrados para uma vida que não lhes pertence. Expostos em redes sociais, erotizados por indústrias que estão lucrando às custas da ceifação da infância das nossas crianças", lamentou a parlamentar. "É preciso deixar registrado que esta Casa saiu na vanguarda quando decidiu, por unanimidade, criar uma Frente Parlamentar em Defesa da Primeira Infância".