Notícias

Em meio ao debate sobre o projeto de lei do Executivo nº 17/2024, o líder do governo municipal na Câmara do Recife, vereador Samuel Salazar (MDB), subiu à tribuna nesta segunda-feira (27) para defender a proposta da Prefeitura. O texto, que trata da contratação de uma operação de crédito de até R$ 200 milhões junto à Caixa Econômica Federal, foi aprovado pelo plenário da Casa de José Mariano em primeira discussão.

O vereador Davi Muniz (PSD) defendeu, durante a reunião ordinária desta segunda-feira (27) as ações que o Governo do Estado está realizando na área da saúde. “São 48 leitos em UPAs em Pernambuco; e 208 leitos abertos em hospitais de todo o Estado de Pernambuco”, disse. Ele afirmou que fez esse levantamento depois de alguns vereadores, na semana passada, terem falado que a governadora Raquel Lyra teria diminuído o orçamento para a saúde do Estado de Pernambuco.

Na reunião Ordinária realizada na manhã desta terça-feira (27), o vereador Marco Aurélio Filho (PV) discutiu a situação da saúde do Estado e disse que a Comissão de Direitos Humanos, da qual é presidente, juntamente com a Comissão de Saúde, presidida pela vereadora Natália de Menudo (PSB), aprovaram a criação de um grupo de trabalho para acompanhar de perto a situação das UTIs neonatais e pediátricas. “A realidade das filas de espera das UTIs pediátricas é lamentável. A nossa primeira visita, junto com a vereadora Natália de Menudo, foi no Hospital Barão de Lucena”.

O projeto de lei nº 17/2024 que autoriza o Poder Executivo a contratar operação de crédito com a Caixa Econômica Federal, com a garantia da União e dá outras providências, foi debatido pelo vereador Alcides Cardoso (PL), durante e reunião plenária da Câmara Municipal do Recife desta segunda-feira (27). O parlamentar afirmou, na tribuna da Casa, ser contrário à proposta. “Irei votar não”. A proposição foi aprovada pelo plenário.

A Câmara do Recife aprovou nesta segunda-feira (27), em primeira discussão, o projeto de lei do Executivo nº 15/2024, que tem como objetivo instituir o programa Vacina Nota 10 na rede pública municipal de ensino e criar cargos em comissão. Antes da votação, o vereador Tadeu Calheiros (MDB) ocupou a tribuna da Casa para declarar seu voto favorável à matéria.

O vereador Felipe Alecrim (Novo) debateu o projeto de lei nº 15/2024, de autoria do chefe do poder Executivo, que institui e disciplina, no âmbito da rede pública de ensino do Recife, o programa "Vacina Nota 10", e cria cargos em comissão. O pronunciamento do parlamentar foi realizado na reunião plenária da Câmara Municipal do Recife desta segunda-feira (27). A proposição foi aprovada.

Ao debater o projeto de lei do Executivo (PLE) número 17/2024, que autoriza o Poder Executivo a contratar operação de crédito com a Caixa Econômica Federal, com a garantia da União e dá outras providências, a vereadora Michele Collins (PP) questionou como o dinheiro previsto na matéria legislativa poderá ser gasto e quais as ações que serão desenvolvidas a partir dela. “Nós devemos ter clareza e segurança para votar um projeto de lei. Esse não tem transparência, nada esclarece, e mesmo assim chega aqui para ser votado em regime de urgência”, reclamou, na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (27).

O vereador Rinaldo Junior (PSB) subiu à tribuna da Câmara Municipal do Recife, nesta segunda-feira (27), para contestar os números citados pelo vereador Davi Muniz (PSD) em relação aos investimentos na Saúde, pela gestão municipal. Em outro momento da reunião, o parlamentar debateu o projeto de lei do Executivo número 15/2024, que institui e disciplina o Programa “Vacina Nota 10".

A vereadora Ana Lúcia (Republicanos) comemorou, em um discurso proferido na Câmara Municipal nesta segunda-feira (27), a inauguração da nova sede da Escola Municipal do Dom, localizada no bairro da Várzea. O equipamento foi entregue pela Prefeitura na última terça-feira (21).

O vereador Ronaldo Lopes (PP) debateu o requerimento número 4929/2024, de autoria do vereador Marco Aurélio Filho (PV) e da vereadora Natália de Menudo (PSB), formulando apelo à secretária de Saúde de Pernambuco, Zilda do Rego Cavalcanti, para informar sobre a situação das vagas de UTI Neonatal e Pediátrica na rede de saúde do Estado de Pernambuco. Durante a reunião plenária desta segunda-feira (27), ele disse que a governadora Raquel Lyra herdou os problemas da gestão passada, do ex-governador Paulo Câmara. "Hoje, estamos pagando a conta”.