Notícias

“O povo sofrido das ruas tinha na sua tribuna um espaço para reivindicar seus direitos.” Foi com essas palavras que o vereador Rinaldo Junior (PRB) lembrou o trabalho e a vida do radialista Edvaldo Morais, falecido na última segunda-feira (27). O parlamentar subiu à tribuna da Câmara do Recife nesta terça-feira (28) para lamentar o fato e pedir que o plenário fizesse um minuto de silêncio em sua memória.

Ele tem objetivos nobres como a reabilitação de crianças e jovens com deficiências, assim como o de minimizar o nascimento de crianças com deficiências a partir de ações preventivas. O Centro de Reabilitação e Valorização da Criança (Cervac), que completa 30 anos de fundação, foi homenageado pelo vereador Jairo Britto (PT), em reunião solene realizada na manhã desta terça-feira (28). O plenário da Câmara Municipal do Recife ficou lotado de pais e mães de usuários, crianças e adolescentes especiais, além de parceiros e simpatizantes que contribuem na luta que a entidade vem travando ao longo de três décadas para promover a inclusão social.

Tudo começou quando 27 irmãos membros da Igreja Batista da Capunga e da Primeira Igreja Batista do Recife que moravam no bairro da Iputinga resolveram se unir e evangelizar seus vizinhos. As primeiras reuniões aconteceram na casa de um deles e no dia 25 de agosto de 1958 foi organizada a Igreja Batista em Iputinga. E para celebrar os 60 anos de existência da instituição religiosa, o vereador Renato Antunes (PSC) promoveu uma solenidade na noite desta segunda-feira (27). O presidente da Casa, vereador Eduardo Marques (PSB), conduziu e evento.

A Comissão Mista para Opinar Sobre as Contas do Poder Executivo se reuniu nesta segunda-feira (27), na Casa de José Mariano, para votar um parecer sobre as contas do ex-prefeito do Recife João da Costa Bezerra Filho. O documento, que se refere ao exercício financeiro de 2009, foi elaborado pelo Tribunal de Contas de Pernambuco e aprovou, com ressalvas, as contas da Prefeitura naquele ano. A Comissão acompanhou a análise do Tribunal – ou seja, também decidiu pela aprovação com ressalvas.

O mês de março pode se tornar uma referência no combate à microcefalia no Recife. É o que pretende o projeto de lei nº 361/2017, que trata da criação do Mês de Prevenção e Conscientização sobre a doença. A proposta foi analisada nesta segunda-feira (27) pela Comissão de Legislação e Justiça da Câmara do Recife, que aprovou um parecer positivo à matéria.

Prazo de 18 meses. Essa é a informação sobre o término da reforma do Teatro do Parque que os cidadãos que passam pelo imóvel, na Boa Vista, obtêm da placa da obra instalada no local. Para o vereador Ivan Moraes (PSOL), que repercutiu o assunto na Câmara do Recife nesta segunda-feira (27), os dados são insuficientes. Para se adequar à lei municipal nº 15.690/2003, o informativo precisaria ser mais preciso – ou seja, declarar as datas de início e conclusão da obra.

Instituído pela lei federal 4.116/62, o Dia Nacional do Corretor de Imóvel é comemorado anualmente no dia 27 de agosto. Por isso, o vereador Jayme Asfora (PROS) fez questão de homenagear essa categoria na Câmara do Recife, na tarde desta segunda-feira (27). Ele disse que são mais de oito mil profissionais só aqui em Pernambuco.

O vereador Almir Fernando (PCdoB) pediu providências para o abastecimento de água na Zona Norte do Recife. Ele disse na tarde desta segunda-feira (27), na Câmara Municipal, que já fez audiências públicas, debates, protestos e pedidos à Compesa, órgão competente sobre o assunto. “A empresa informou que entre julho e agosto haveria o início das obras, e até o momento não há nenhuma movimentação nesse sentido, para melhoria do abastecimento daquelas comunidades”.

A Câmara do Recife realizou uma audiência pública na manhã desta segunda-feira (27) para discutir as intervenções urbanas que podem afetar a comunidade Caranguejo Tabaiares, na Ilha do Retiro. A proposta do debate partiu do vereador Renato Antunes (PSC), que subiu à tribuna da Casa à tarde, durante a reunião plenária, para repercutir o assunto. O parlamentar criticou a ausência de representantes do Poder Executivo na ocasião.

Os moradores da comunidade de Caranguejo Tabaiaraes, localizada entre os bairros da Ilha do Retiro e Afogados, estão aflitos diante da possibilidade de centenas de famílias serem transferidas para o habitacional do Barbalho, a sete quilômetros de distância da área, porque a Prefeitura do Recife pretende fazer a revitalização do Canal do Prado, às margens do qual elas residem atualmente. Foi para debater esse problema que o vereador Renato Antunes (PSC) realizou audiência pública, na manhã desta segunda-feira (27), para discutir sobre o tema: “Caranguejo Tabaiaraes: futuro e definições”.