Abandono de animal motiva discurso de Goretti Queiroz
O caso aconteceu em Jaboatão dos Guararapes, município do Grande Recife. De acordo com Goretti Queiroz, informações do local dão conta de que as pessoas envolvidas teriam procurado um veterinário para realizar a eutanásia do animal antes de abandoná-lo – mas o profissional teria se recusado a realizar o procedimento porque o estado da cadela não era terminal. “O casal joga esse animal ferido num matagal, num lixo, como se fosse uma coisa descartável. Aquilo me abalou emocionalmente, passei a noite sem dormir. No vídeo, o casal aparece de forma clara e a polícia terá facilidade para encontrá-los.”
A vereadora considerou insuficientes as mudanças que prometem um maior rigor na pena dos crimes de maus-tratos contra animais. Atualmente, o delito é punido com detenção de três meses a um ano, e multa. Um projeto de lei que tramita no Congresso quer aumentar a pena para a detenção de um a quatro anos, além de manter a possibilidade de multa.
“Os criminosos continuarão mudando para cesta básica ou pena alternativa. Temos que mudar para quatro anos. Precisamos entender que quem faz isso com um animal faz com uma criança, com um idoso. Faz com os mais vulneráveis", disse a parlamentar.
Em 14.05.2019, às 17h11