Academia Internacional de Literatura e Artes faz assembleia na Câmara

Sem uma sede própria, a Academia Internacional de Literatura e Artes (AILA) ocupou o plenarinho da Câmara Municipal do Recife na manhã desta quinta-feira (3) para realizar uma assembleia solene da entidade, que teve como objetivos homenagear o centenário da morte do líder abolicionista Joaquim Nabuco, dar posse a 20 novos acadêmicos e distribuir comendas a personalidades que se destacaram no ano passado. A cerimônia teve como anfitrião o vereador Daniel Coelho (PV). A AILA foi fundada em 1998 pela artista plástica, psicanalista e professora de hebraico Sheila Rodrigues de Oliveira, conhecida como Sheila Cohen, “com a finalidade de aglutinar personalidades que se destacam em todos os ramos das atividades humanas”.

Sheila Cohen abriu o evento, às 9h30, dizendo que “a voz é um dom de Deus que acompanha o homem por toda a vida” e também que “a palavra para o homem é o seu manual de sobrevivência”. O vereador Daniel Coelho, que também é o vice-presidente da AILA, parabenizou a todos e agradeceu a academia, por trazer pessoas ilustres para a Câmara Municipal do Recife e ressaltou a importância de cada um dos empossados e homenageados em sua área de atuação, lembrando a importância da contribuição deles para a sociedade pernambucana. O vereador finalizou lembrando que esse é o segundo ano em que a AILA realiza esse evento na Câmara e espera que muitos outros aconteçam.

O acadêmico Sandoval Estevão Bezerra, conhecido pelos servidores da Câmara como “barbeirinho”, fez a homenagem a Joaquim Nabuco. Num discurso de improviso, ele citou passagens da biografia do líder abolicionista, ressaltou a sua importância histórica para o Brasil e disse que a iniciativa dele, em conjunto com as decisões da Princesa Isabel, “serviram de exemplo até para os Estados Unidos. Naquele país, onde também havia escravos, a abolição foi feita com derramamento de sangue, enquanto que no Brasil ela foi pacífica.”.

Em seguida, a presidente da Academia Internacional de Literatura e Artes deu posse a músicos, escritores, atores, dançarinos e profissionais de comunicação. São eles: Samir Abou Hana, Cláudia Montes, Marcelo Mesquita, Djalma Xavier, Edlano de Lins, Jadson de Pádua, Ricardo Diniz, Reisson dos Santos, Valdemir Francisco de Paula Júnior, Reisson Bezerra de Araújo, Reinaldo Patrício, Ricardo Vendramini, Paloma Almeida, Bruno de Lavor, Tereza Gomes, Rainan Oliveira, Ruailan, Shira, Roberto Fontes e Dustan Vasconcelos de Morais. A Orquestra Sol Maior, de Piedade, se apresentou durante a solenidade.

Em 03.06.2010, às 12h28