ADIs participam de reunião de Educação na Câmara

A Comissão de Educação da Câmara promoveu reunião, na tarde desta quarta-feira, 26, que contou com a presença da presidente da Comissão de Direitos Humanos da Casa, Aline Mariano (PSDB) e representantes do sindicato Municipal dos Profissionais de Ensino da Rede Oficial do Recife (Simpere), além de Auxiliares de Desenvolvimento Infantil (ADIs). Na pauta, a realidade dos auxiliares, a questão do aumento de vagas em creches da cidade e a situação das escolas Municipal do Dom, na Várzea, e Lojistas do Recife, no Curado.

“Nós vamos promover uma audiência pública conjunta entre as duas Comissões para discutir  os problemas enfrentados pelos Auxiliares”, afirmou o presidente da Comissão de Educação,  André Régis (PSDB). Ele também ressaltou que fará um pedido de informação à secretaria Municipal de Educação  acerca do déficit de vagas para crianças nas creches.  Destacou que já somam mais de  mil requerimentos sobre educação, aprovados pelos vereadores, e encaminhados tanto à Prefeitura, quanto ao Ministério Público de Pernambuco.

A presidente da Comissão de Direitos Humanos, Aline Mariano, ressaltou o projeto de Lei número 61/ 2014,  de sua autoria,  que  prevê o enquadramento do cargo de Auxiliar de Desenvolvimento Infantil no grupo ocupacional do magistério.  “O que mais preocupa é que eles  sejam  reconhecidos como profissionais da área pedagógica. Em outros estados do país, isto já é uma realidade”, alertou a parlamentar. Ela também afirmou ser favorável ao aumento de vagas nas creches, “com tanto  que haja as condições adequadas para o atendimento”.

Sobre esta questão, os Auxiliares de Desenvolvimento afirmaram também serem favoráveis  à criação de mais vagas, mas aproveitaram  para relatar  dificuldades na atuação,  por conta do pequeno número de profissionais nos estabelecimentos.

Segurança e infra-estrutura - O vereador André Régis voltou a relacionar os problemas encontrados pela Comissão de Educação em visitas às escolas Municipais do Dom, na Várzea, e Lojistas do Recife, no Curado.  Ele lembrou que o muro da Escola do Dom ameaça desabar. “Segundo o laudo da Codecir, o risco é de quatro, numa escala que compreende de zero a cinco”. O parlamentar também lamentou os pequenos ajustes feitos na Lojistas do Recife, que “oferece condições precárias de higiene e infra-estrutura para funcionar”.

 

Em 26.11.2014, às 18h02