Advogado Antônio Mário recebe Medalha do Mérito José Mariano
A solenidade foi presidida pelo vereador Rodrigo Coutinho (SDD) e, a mesa, composta pelo desembargador Jones Figueiredo, do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE); pelo diretor da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Francisco Queiroz Cavalcanti; e pelos empresário Carlos Eugênio Brennand e Odionon Cantarelli. “Ao assumir a honrosa missão em prol da advocacia, Antônio Mário de Abreu Pinto é considerado um reconhecido jurista, respeitado e admirado por aqueles que militam na justiça”, afirmou Michele Collins.
Natural do Recife, Antônio Mário é formado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco e pós-graduado em Direito Tributário. Concluiu o Programa Internacional de Treinamento em Administração Judiciária Norte-Americana, pela Universidade da Georgia, Estudos Unidos da América. Foi diretor jurídico de empresa multinacional de grande porte na área de alimentos e é sócio fundador de Albuquerque Pinto Advogados, membro da Ordem dos Advogados do Brasil desde 1980, e da Ordem dos Advogados Portugueses desde 2001. É formado em Economia pela Universidade Católica de Pernambuco, sendo membro do Conselho Regional de Economia desde 1985. Antônio Mário já desempenhou a função de Vice-Presidente da OAB/PE, de 1995 a 1997 e de Conselheiro Federal da OAB (1997 a 2000).
“Doutor Antônio Mário possui uma extensa folha de serviços prestada ao nosso Estado”, complementou a vereadora. Atualmente, o advogado exerce as seguintes funções: preside o colégio de presidentes dos institutos dos Advogados do Brasil e dos Advogados de Pernambuco (IAP). É vice-presidente da Câmara do Comércio, Indústria e Turismo Brasil - Portugal em Pernambuco; membro do Conselho das Câmaras de Comércio Portuguesas do Brasil; da Fundação Gilberto Freyre; do Gabinete Português de Leitura; membro da Junta Administrativa do Real Hospital Português de Beneficência de Pernambuco. Na empresa que fundou, a Albuquerque Pinto Advogados, possui atuação destacada na área de consultoria em direito tributário, direito do consumidor, contratos, direito comercial e societário, direito empresarial, direito da concorrência, marcas, trabalhista, arbitragem e contencioso comercial, comercial e societário, direito civil e contencioso cível.
“Ele é um defensor incansável dos princípios judiciais, os quais alicerçaram o seu talento e o fez, também, um grande escritor, a exemplo das publicações: Direito Tributário Contemporâneo; Direito Tributário e Processo Administrativo Aplicado; o papel relevante da sociedade em Conta de Participação (SCP) no desenvolvimento da advocacia brasileira; Reforma Política – Colégio de Presidentes dos Institutos dos Advogados do Brasil; o novo Código de Ética da Advocacia: a visão dos institutos dos advogados, entre tantas outras. “Esse é o doutor Antônio Mário, de sensível personalidade e de simpatia peculiar, de grandeza de caráter e admirado por aqueles que com ele convivem”, afirmou.
A vereadora entregou o diploma e a medalha que compõem a comenda e em seguida a diretora do Hospital Português do Recife, Laura Areias, ocupou a tribuna para elogiar o homenageado. Ele é descendente de portugueses, naturais da cidade de Braga, filho de Antônio Ferreira Pinto e Guilhermina Soares de Abreu Pinto. Para encerrar a solenidade, o advogado fez o discurso de agradecimentos. “Esta homenagem muito me honra. Nem mesmo nos meus melhores sonhos, ocorreu-me a possibilidade de recebê-la”, disse. O advogado comentou que já “recebeu a bênção” de nascer no Recife, cidade que idolatra. “Nunca quis morar fora desta cidade e até mesmo quando assumi alguns compromissos profissionais, quis continuar residindo aqui”, acrescentou.
Da mesma forma, afirmou também que nunca aceitou “morar fora do Brasil” e que sua opção sempre foi “morar aqui para construir um País melhor”. Lembrou que é filho de imigrantes portugueses e que o pai, Antônio Ferreira Pinto, já falecido, também amava o Recife. “Por isso, divido esta homenagem com a comunidade portuguesa, de quem tenho muito orgulho de pertencer. Agradeço em particular à senhora Laura Areias, que há pouco ocupou a tribuna para fazer referências a minha pessoa”. Ele acrescentou, ainda, que dividia a homenagem com todas as instituições jurídicas a que pertence, além do Escritório Albuquerque Pinto Advogados, de quem é sócio.
Em 03.04.2018, às 11h55.