Advogado recebe título de Cidadão Recifense
A reunião solene foi presidida pelo vereador Eduardo Marques (PTB) e a mesa composta pelos desembargadores Stênio Neiva, Roberto Ferreira Lins, Sérgio Torres, pelo secretário-geral da Ordem dos advogados do Brasil (OAB – PE), Sílvio Pessoa Júnior e pelo prefeito de Escada, Lucrécio Gomes. Sócrates Chaves foi conduzido ao plenário por uma comissão formada pelos vereadores Wanderson Florêncio e a vereadora licenciada Aline Mariano (PSDB). Entre os presentes estavam o procurador da Câmara Municipal do Recife, Izael Nóbrega, os deputados federais Raul Henry e José Chaves.
Após o Hino Nacional, Florêncio fez o discurso de saudação e disse que era uma honra “conceder esta comenda ao renomado jurista”, acrescentando que “termos o plenário e galerias lotados, nesta manhã chuvosa, é a prova do seu prestígio. Esta solenidade significa o abraço desta cidade ao seu novo filho”, disse. Ele relembrou o histórico de Sócrates Chaves e acrescentou que “o universo jurídico sempre foi a tônica de sua formação profissional. Através de sua profissão ele travou lutas importantes, sempre ao lado dos menos favorecidos”. O vereador registrou sua amizade pelo advogado e ressaltou que a presença do amigo foi muito importante no período da perda do pai.
O homenageado trabalha no escritório Sócrates Chaves Advocacia e Consultoria, nas áreas dos Direitos Administrativo e Tributário, sobretudo em recuperação de créditos para municípios em detrimento da subtração indevida pela União. Atua também em defesa dos contribuintes que são taxados e obrigados a pagarem foro, laudêmio e taxas de terreno de marinha cobradas pela secretaria do Patrimônio da União”. Ele também exerce a Função de Conselheiro na Ordem dos advogados do Brasil seção Pernambuco, atuando na turma de ética e disciplina, bem como faz parte da comissão de petróleo e gás da OAB.
Após a entrega do título, Sócrates Vieira Chaves fez discurso de agradecimento. “É um momento tão especial que fica difícil colocar em discurso o que estou pensando. Não é possível dimensionar minha emoção”. Ele também disse que os amigos e a família que formou são frutos “que esta cidade me ofertou”. Em seguida, afirmou que “o Recife me deu lápis, papel, família, amigos e um campo fértil para exercitar a minha profissão”. Também relembrou a época em que foi estudante recém chegado ao Recife. “Sempre fui um apaixonado pelo Recife, vivenciando cada momento de sua arquitetura, da sua paisagem, das suas praias, dos bares, do calor humano”.
Sócrates Chaves disse que foi estudante de Direito na Universidade Católica e quando se formou montou o seu primeiro de advocacia no centro do Recife, onde podia apreciar o Rio Capibaribe e as mudanças exigidas à cidade no período carnavalesco, por causa do Galo da Madrugada. “Não há como não se apaixonar pelo Recife. Hoje eu o contemplo pela janela do meu escritório na Ilha do Leite, com a mesma emoção. Esta comenda me dá oportunidade de renascer como filho desta terra querida”, finalizou.
Em 13.09.2013, às 12h10