Advogados recebem Medalha do Mérito e Título de Cidadão

O plenário da Câmara foi palco para duas homenagens em uma única reunião solene na tarde desta quarta-feira, 19. O título de Cidadão do Recife foi entregue ao advogado Ricardo Estevão de Oliveira, numa iniciativa do presidente da Casa, vereador Jurandir Liberal (PT), e a maior comenda do legislativo, a Medalha do Mérito José Mariano, foi concedida ao advogado Cláudio Ferreira, proposta pelo vereador Luiz Eustáquio (PT).

Além da profissão, os homenageados têm em comum o início da carreira no movimento  sindical, a sociedade em um escritório de advocacia e o atendimento às causas trabalhistas. Os parlamentares destacaram a trajetória deles, além das qualidades pessoais que  os credenciaram a receber a homenagem. Foram reverenciados como homens sérios, éticos, corretos e amigos de longa data. Os vereadores se revezaram na presidência da mesa, formada  também pelos desembargadores  Stênio Neiva e Francisco Eduardo Gonçalves.

Luiz Eustáquio disse se sentir honrado em prestar o reconhecimento a Claudio Ferreira. “Porque por onde ele tem passado, deixa marcas, fazendo o melhor e sendo brilhante em qualquer atividade que assume. O sindicalismo foi um berço que produziu companheiros valorosos. Na atuação de  advogado, defende as causas trabalhistas sem vacilar. Posso dizer que o Sindicato dos Previdenciários de Pernambuco (Sindsprev)  é um dos sindicatos mais vitoriosos desta cidade. Porque tem advogados competentes, comprometidos e que buscam fazer valer o seu diploma”.

O parlamentar fez questão de ressaltar a atuação do advogado na sua recente passagem como secretário de Assuntos Jurídicos da Prefeitura do Recife. “Destaco a sua agilidade na resolução dos problemas da pasta e a capacidade de trabalho. Ações que saíram desta Casa e o tiveram como interlocutor, foram resolvidas da melhor maneira”.

O advogado Claudio Ferreira discursou ao receber a Medalha do Mérito José Mariano, frisando que lhe cabia a tarefa de reafirmar os seus compromissos. “A minha trincheira é a sociedade civil e a luta é ampliar mais e mais a transparência dos cargos públicos. Nós da esquerda temos de resgatar esta bandeira”. Ele lembrou  que ao assumir um cargo público o gestor tem o compromisso de prestar contas, de mostrar à sociedade o que está fazendo”.

Aproveitou para agradecer aos vereadores pela homenagem e citou três pessoas que considera fundamentais em sua  trajetória profissional e sindical. “O meu pai, Joaquim Ferreira Filho -  militante de esquerda, preso político, advogado das Ligas Camponesas; o conselheiro Fernando Correia, que me conhecia desde o grêmio estudantil do Marista, quando eu tinha 16 anos e  o ex deputado federal Mauricio Rands, também fundamental para que  eu assumisse a condição de advogado”.

 

Novo Cidadão do Recife

O presidente da Casa de José Mariano, Jurandir Liberal, ao conceder a cidadania recifense a Ricardo Estevão de Oliveira, a quem ressaltou ser mais conhecido como Ricardo Thibau, destacou o trabalho que realizaram juntos para a elaboração do Estatuto do Sindicato dos Servidores Federais de Pernambuco (Sindsep). “Ricardo foi muito importante para a nossa categoria durante os desmandos da era Collor e nos anos seguintes, quando, apesar das dificuldades, conseguimos conquistar várias ações trabalhistas”.

Ricardo Thibau nasceu na cidade de Piraju, São Paulo, morou em União dos Palmares, Alagoas, passou a infância em Itapipoca, Ceará, e a adolescência em Mossoró, Rio Grande do Norte. Chegou ao Recife em 1978, quando foi aprovado no vestibular da Faculdade de Direito ,da Universidade Federal de Pernambuco. “Sempre ligado às causas sociais, teve ativa participação nas lutas contra a ditadura militar”, pontuou Jurandir Liberal.

“E com o advento  da Constituição de 1988, sua atuação foi decisiva para a formação de entidades representativas dos servidores públicos”. Além disso, enumerou o vereador, ele atuou em inúmeros sindicatos, participou da fundação do Partido dos Trabalhadores e acompanhou diversas eleições. “Por isso, tenho o prazer de ser autor do projeto, aprovado por unanimidade pelos demais parlamentares desta Casa, que presta esta justa homenagem”.

O novo cidadão do Recife  afirmou que se sentia honrado e com muita alegria, sobretudo por estar rodeado de amigos. Ricardo Thibau fez questão de destacar a sua trajetória  profissional e a sua vinculação com o Recife. “Enquanto militante, no movimento  estudantil ou sindical, trabalhamos na  tentativa de mudar a sociedade em que vivemos”. Afirmou que fazia  suas,  as palavras do outro homenageado, Cláudio Ferreira, “do ponto de vista  do coletivo, do zelo como homem público”.

Emocionou-se ao falar do procurador Morse Lyra, falecido em julho deste ano, e finalizou fazendo uma declaração de amor ao  Recife. “Esta cidade maravilhosa, que tem muitas mazelas e problemas, mas que conta com figuras  de lutas revolucionárias e  grandes poetas. Amo as pessoas, o frevo, o maracatu, o carnaval e apesar de não ter tido a honra de nascer no Recife, meus pais são daqui e esta cidade é magnânima”.

 

 Em 19.09.2012, às 19h30