Aerto Luna anuncia filiação ao PSB

O vereador Aerto Luna anunciou, na reunião ordinária desta terça-feira (21), que agora faz parte da bancada do Partido Socialista Brasileiro (PSB), e que assinou a ficha de filiação na quinta-feira, 16 de maio. “Agradeço o convite do presidente estadual, Sileno Guedes, e aos demais companheiros pelo incentivo, na tomada da minha decisão. Quero externar a minha imensa satisfação em hoje estar no PSB, iniciando uma longa caminhada neste partido, pelo qual tenho uma imensa admiração”, afirmou, no plenário da Câmara Municipal do Recife.

O motivo da escolha pelo PSB, disse o vereador, não foi por acaso nem por conveniência eleitoral. “Busquei um partido que tivesse uma identidade maior com os princípios ideários que defendo na nova gestão pública, que começa com a definição do público-alvo, possui foco em resultados e garante a flexibilidade administrativa, que passa pelo controle social, pelo trabalho em rede e a valorização do servidor público”, afirmou.

Antes de tomar a decisão, Aerto Luna disse que leu a história do PSB, Semeando Socialismo, de Margarida Vieira e Marcelo Peron. E lembrou que, no capítulo que fala dos desafios da na nova geração, Carlos Siqueira, hoje presidente nacional, apresentou uma  tese para o nono Congresso do partido, quando foi primeiro secretário nacional,  sobre um projeto de ampliação dos objetivos estratégicos do PSB. “As preocupações  historicamente básicas da esquerda e marcantes na vida do PSB eram a igualdade, a justiça, a liberdade e a participação”.

Aerto Luna acrescentou que, “no plano estratégico do Partido, de mudanças estruturais na sociedade, os novos problemas e atores não se limitam à disputa do proletariado versus burguesia ou do socialismo versus capitalismo. Na diversidade e pluraridade da vida social contemporânea, há relações outras de dominação e subordinação como as de gênero ou étnicas, que precisam não só ter espaço de fala mas também passarem a ser parte do processo de libertação socialista. A democratização precisa ser aprofundada com a participação cidadã, mas precisa ser estendida às instituições sociais como a família, a escola, as igrejas, os serviços públicos, entre outros.”

O vereador também agradeceu aos presidentes nacional e estadual do partido ao que esteve filiado, o PRP, Ovasco Resende e Ernesto de Paula,  “pela confiança e nos dar liberdade para construir projetos vitoriosos nas três ultimas eleições, 2008, 2012 e 2016”. Ele foi filiado ao PRP por 15 anos. “Minha saída do PRP foi tomada depois que  ocorreram as mudança nas normas partidárias. Com a incorporação do PRP ao Patriota, partido com ideologia de centro direita, decidi não acompanhar e escolhi o PSB como minha nova casa na política partidária”, explicou.

A bancada do PSB na Câmara Municipal do Recife agora tem nove componentes e é uma das maiores da Casa. Aerto Luna citou os nomes dos vereadores também filiados ao partido, Amaro Cipriano Maguari, Augusto Carreras, Aimeé Carvalho, Aderaldo Pinto,  Carlos Gueiros, Natália de Menudo, Eduardo Marques e Felipe Francismar. “Estou chegando para somar nos esforços de fazer com que os ideais socialistas, que defendemos, venham realmente fazer a diferença na vida das pessoas, em especial os mais necessitados”, observou.

Durante o seu discurso, Aerto Luna fez um breve resumo de sua formação politica e disse que vem dos movimentos sociais da Igreja católica, e do sindicalismo, que herdou do pai o ex-vereador do Recife, por seis mandatos,  Gilberto Luna. Ele também deu uma opinião sobre a necessidade de se formar uma nova esquerda, “policêntrica, ecologista e libertária é a forma que, a meu ver, deve assumir o Partido Socialista Brasileiro”.

O discurso de Aerto Luna foi aparteado pelos vereadores Felipe Francismar, Jairo Brito (PT), Aderaldo Pinto e Helio Guabiraba (PRTB). Francismar afirmou que Luna vai agregar “pela identificação com o PSB” e deu as boas vindas ao novo companheiro de bancada. “Sua presença é um orgulho aos que integram esse partido”. Brito, por sua vez, o parabenizou pela escolha e lembrou que, embora esteja no partido dos Trabalhadores, o PSB foi o primeiro partido ao qual esteve filiado. Pinto observou que “com a sua filiação quem ganhou foi o PSB e o Recife” e Guabiraba também o parabenizou e disse ter certeza de que o PSB deve comemorando a adesão de Luna.


Em 21.05.2019, ás 18h.