Aerto Luna celebra 35 anos de instituição religiosa

Responsável por missões populares e também por diversos santuários e dioceses, além de auxiliar as paróquias e os padres, a Província Nossa Senhora da Penha do Nordeste do Brasil (PRONEB) está celebrando 35 anos de elevação canônica. Na Câmara do Recife, o vereador Aerto Luna (PRP) apresentou, durante a reunião plenária desta quarta-feira (28), um voto de aplauso à instituição pela passagem da data. A iniciativa foi aprovada por unanimidade.

“É com muita alegria no coração que subo nesta tribuna para parabenizar os 35 anos de Elevação Canônica da Província. Ela foi criada em, em 1983, e permitiu uma maior independência dos frades, que antes eram ligados à Cúria Geral, em Roma. A PRONEB compreende, além de Pernambuco, os estados de Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte”, ressaltou. O vereador frisou ainda que, atualmente, a Província conta com seis conventos e seis residências, 57 sacerdotes, 11 irmãos leigos, 18 pós-noviços, quatro noviços e 11 postulantes, além de dezenas de vocacionados.

Aerto Luna falou sobre o Convento Fraternidade Coração Eucarístico de Jesus, em Caruaru, que é ligado à PRONEB. “Fundado em 1954, o espaço é o lugar dos capítulos provinciais, de assembleias e outros encontros. Lá também há diversas reuniões de grupos, pastorais e movimentos da paróquia e da diocese. A casa funcionou como sede da Província e, atualmente, é casa de formação para o pós-noviciado de Filosofia”.

O parlamentar também lembrou o Convento de São Felix de Cantalice, no Recife. “Construído com a finalidade de sediar a Custódia Geral de Pernambuco e criar condições mais humanas para a população sofrida do bairro do Pina, o Centro Antoniano sediava um posto médico, a distribuição de alimentos da Cáritas Diocesana e uma escola primária. Em convênio com o Estado, quase mil crianças estudavam no Centro. À noite, o MOBRAL (Movimento Brasileiro de Alfabetização) completava a utilização da área. E, assim, funcionou por 15 anos. Em 2001, foi construído um novo prédio para a residência dos frades e há duas capelas agregadas ao convento: uma dedicada a São Félix de Cantalice e a outra a Nossa Senhora das Graças”.

 

Em 28.11.2018, às 16h25