Aerto Luna destaca a Festa de Nossa Senhora da Conceição

Um dos mais tradicionais eventos do Recife, a Festa de Nossa Senhora da Conceição do Morro, que entra na sua 114ª edição, foi destacado pelo vereador Aerto Luna (PRP), na Câmara do Recife, nesta terça-feira (27). “É com muita alegria que subo nesta tribuna para convidar meus pares desta Casa e toda a sociedade recifense para participar da Festa, que acontece a partir desta quinta-feira (29) e vai até o dia 8 de dezembro”.

O parlamentar destacou que este ano o tema é  “Nossa Senhora da Conceição do Morro: Somos Igreja do Amor que Nasceu de Ti”. Ele citou entre as novidades do evento, a mudança do local de partida da procissão da Bandeira e a realização de confissões ao longo da festa. “Este ano, o evento irá contar com 61 celebrações, entre missas e novenários, além de shows e apresentações culturais. Todos os anos, milhares de fiéis passam pela festa, que pela primeira vez conta com estruturas para confissões ao longo dos 10 dias de festividades, das 8h às 21h”.

Programação - A Procissão da Bandeira dá início às festividades, nesta quinta-feira, às 17h, pela primeira vez o cortejo sai do Parque Urbano da Macaxeira, na Zona Norte. Segundo o Santuário, a mudança se deu para melhorar a mobilidade no entorno do local - nos anos anteriores, a procissão saía do Sítio da Trindade. O novo percurso segue pela Avenida Norte, largo Dom Luiz e Rua Itacoatiara até a Praça da Conceição. Também no dia 29, tem início o novenário, que acontece todos os dias a partir das 19h30, no Santuário, até a véspera da culminação da festa.

Da sexta-feira até o dia 7 de dezembro, serão celebradas missas em vários horários:  7h, 9h, 11h, 14h e 16h. As celebrações acontecem intercaladamente no palco e dentro do Santuário. A procissão de encerramento tem concentração às 15h, no Forte do Brum,  no Bairro do Recife. O percurso, que segue até o Morro, tem cerca de sete quilômetros. Na chegada do cortejo, o Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, celebra a missa solene.

As apresentações culturais acontecem sempre às 21h, com diversos shows programados: Coral do Movimento Pró-Criança,  Dudu do Acordeon  e  Nando Cordel. No dia do encerramento, em 8 de dezembro, o Padre Damião Silva faz show às 10h, e  o Padre João Carlos recebe os fiéis no morro às 15h, na preparação para a missa solene.

Segundo a Polícia Militar serão 900 PM´s trabalham no evento, que  conta ainda, com o apoio da Polícia Civil, de Bombeiros Militares e Civis, da Guarda Municipal e da CTTU, além do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Em 27.11.2018, às 17h56