Aerto Luna destaca Campanha da Fraternidade e pede comissão para acompanhar o Holiday

O vereador Aerto Luna (sem partido) destacou a Campanha da Fraternidade deste ano, lançada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que tem o tema “Fraternidade e Políticas Públicas” e o lema “Serás libertado pelo direito e pela justiça”. O parlamentar, na tribuna da Casa de José Mariano, na tarde desta segunda-feira (11), lembrou do lançamento oficial na quarta-feira de cinzas, que dá início ao período da Quaresma. Segundo o vereador, o objetivo é estimular a participação dos cristãos em políticas públicas, à luz da Palavra de Deus e da Doutrina Social da Igreja para fortalecer a cidadania e o bem comum.

Com base nestas questões destinadas ao menos favorecidos, Aerto Luna ressaltou a situação dos moradores do Edifício Holiday, em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife. Ele afirmou que estão sem energia elétrica e sem água, devido a problemas de infraestrutura do prédio. “O Holiday passa hoje por um problema gravíssimo. Precisa de políticas públicas para resolver. Gostaria de solicitar a criação de uma comissão especial para que essa Casa exerça o seu papel fiscalizatório e acompanhe o que está ocorrendo no local”. Segundo  o parlamentar, "é preciso ajudar, antes que aconteça o caos”.

O vereador Almir Fernando (PCdoB) parabenizou o colega por destacar  o tema da Campanha da Fraternidade. “Isso me traz aos anos 80. Quantos conselhos de moradores foram criados a partir do trabalho da Igreja Católica?”, questionou. Para ele, essa ação “fortalece o nosso trabalho. Esse tema pode fazer com que as pessoas reflitam e, quem sabe, participem mais”.

Da mesma forma,  o vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB) parabenizou Aerto Luna por abordar os dois temas. “Sabemos que o país vive dificuldades. A carência de políticas públicas é muito grande. O governante diz que quer fazer os trabalhos, mas não tem recursos e os mais carentes aguardam por estas ajudas”..

Outro a se posicionar favorável às questões abordadas, foi Rodrigo Coutinho (SD). Ele afirmou que os assuntos são de suma importância. “O Edifício Holiday é de 1956, um prédio histórico. Na última sexta-feira, os moradores fizeram uma paralisação na Avenida Conselheiro Aguiar”. Destacou ainda que “são mais de três mil famílias que moram no local”.

Já o vereador João da Costa (PT) disse que os problemas não são específicos do Holiday. “A comissão pode discutir a situação de vários habitacionais iguais a este. No centro da cidade temos a dificuldade de moradia ou de acesso à moradia. A questão do Holiday é mais urgente, é um problema social, de um conjunto de famílias morando de forma insegura e tendo a perspectiva de,  inclusive, perder o seu teto”. Outro ponto que destacou é a especulação imobiliária naquela região.

Comissão Especial - O presidente da Câmara Municipal do Recife, Eduardo Marques (PSB) anunciou a composição da Comissão Especial para Acompanhar a Situação  do Edifício Holiday. O colegiado será formado pelos vereadores Aerto Luna, Samuel Salazar (PRTB), João da Costa, Aderaldo Pinto (PSB), Hélio Guabiraba   (PRTB), Amaro Cipriano Maguari e Rinaldo Junior (PRB).

Em 11.03.2019, às 17h26