Aerto Luna faz balanço de trabalhos da CLJ

Nesta quinta-feira (28), aconteceu a última reunião plenária que congregou os parlamentares da 16ª legislatura da Câmara do Recife. Aproveitando a ocasião, o vereador Aerto Luna (PRP) subiu à tribuna do plenário para fazer um balanço dos trabalhos da Comissão de Legislação e Justiça (CLJ), presidida por ele desde 2013.

Em seu discurso, Aerto Luna teceu agradecimentos aos colegas e citou marcas da sua presidência, como a decisão de rejeitar projetos que propusessem autorizar o Executivo a realizar iniciativas de sua própria competência. “Quero agradecer a todos os componentes da comissão pelo empenho, dedicação, assiduidade e comprometimento nessa produção legislativa que faz esta Casa funcionar. Quero agradecer, também, a compreensão dos vereadores e vereadoras da Câmara quando a comissão chegou ao entendimento de que os projetos autorizativos seriam rejeitados.”

De acordo com o vereador, durante sua presidência na CLJ, nos biênios 2013/2014 e 2015/2016, foram discutidos e votados 179 projetos de lei do Executivo, 526 projetos de lei ordinária, 129 projetos de decreto legislativo, 20 projetos de resolução, quatro projetos de emenda à Lei Orgânica e um projeto de lei complementar. Ao total, a comissão discutiu e votou 859 matérias legislativas.

Em um aparte, o vereador Eurico Freire (Rede) elogiou a atuação de Aerto Luna como vereador e presidente da Comissão de Legislação e Justiça. “Um mandato de vereador exige corresponder à expectativa gerada quando você é escolhido para representar o Recife. E conciliar esse mandato com a presidência de uma comissão exige muito mais empenho e dedicação. Não queria perder a oportunidade de parabenizá-lo.”

O vereador Gilberto Alves (PSD), líder do governo da Câmara e suplente da CLJ, congratulou o colega pela forma como ele dirigiu a comissão. “Fui testemunha de todo o trabalho que Vossa Excelência desenvolveu na Comissão de Legislação e Justiça. Tive a felicidade de ter dado minha pequena contribuição como suplente e líder do governo nos trabalhos desenvolvidos nessa comissão. Quero parabenizá-lo pela forma isenta como Vossa Excelência se conduziu.”

Também fez um aparte de elogio a Aerto Luna o vereador Jurandir Liberal (PT), presidente da Comissão de Meio Ambiente, Transporte e Trânsito. “Fui presidente da Comissão de Legislação e Justiça por oito anos e sei da importância dela. Fui testemunha do trabalho que Vossa Excelência fez ao longo desse período. Quando fui líder da oposição, pude conversar com Vossa Excelência sobre diversos projetos e pude ver a competência da equipe dessa comissão.”

Em 29.12.2016, às 13h02