Aerto Luna homenageia bloco carnavalesco O Bonde
A solenidade teve o clima dos velhos carnavais, com integrantes do bloco fantasiados com o figurino dos nobres da corte, com que desfilam nas ruas recifenses. A orquestra da agremiação tocou diversos frevos de bloco e os componentes de O Bonde fizeram evoluções e cantaram as letras das músicas. O plenário da Câmara Municipal do Recife ficou lotado. A reunião começou às 10h30 e foi presidida pelo vereador Eduardo Marques (PTB). No decorrer, foi exibido um vídeo com cenas dos desfiles que o bloco participou ao longo dos anos, num telão. Fizeram parte da mesa da solenidade as jornalistas Graça Araújo e Bianca Carvalho e o ex-vereador Gilberto Luna.
Em seu discurso o vereador Aerto Luna justificou a homenagem fazendo um breve histórico da agremiação carnavalesca. “No dia 27 de Setembro de 1991, sob o comando do carnavalesco Cid Cavalcanti surgia um pequeno grupo, que aos poucos foi crescendo, tomando forma, cores e exuberância, tendo como fonte inspiradora a música do ilustre compositor pernambucano Capiba: ‘Quem vai pra Farol é o Bonde de Olinda’. O grupo foi nomeado oficialmente o Bonde Bloco Carnavalesco Lírico e se afirma como um dos mais expressivos do gênero no Estado de Pernambuco. Vermelho, Branco e Dourado são suas cores, que dão ainda mais expressividade aos primorosos e criativos figurinos e adereços”, disse.
O vereador Aerto Luna fez questão de registrar que as roupas dos componentes da agremiação são confeccionadas por pessoas do bairro, com muito profissionalismo e lembrou, ainda, que O Bonde está em fase de criação o primeiro CD, que reunirá em seu repertório músicas especial e exclusivamente compostas por renomados compositores pernambucano. Ao final, o vereador Aerto Luna entregou ao carnavalesco Cid Cavalcanti, representante do Bonde de Olinda, um diploma e uma placa comemorativa em metal, que fazem parte da Medalha do Mérito José Mariano.
O presidente da agremiação, Cid Cavalcanti, agradeceu ao vereador Aerto Luna pela homenagem prestada e citou o poeta português Fernando Pessoa e o arcebispo emérito falecido, dom Hélder Câmara, para dizer que o bloco surgiu de um sonho antigo. “Nosso amor ao carnaval nos fez sonhar. Juntos, tornamos realidade. Fomos crescendo, tomando formas e cores. Hoje, passados 20 anos, o bonde se firma como um dos mais expressivos do gênero no Estado de Pernambuco. Com características muito peculiares, que destaca o bonde, que é o resgate da teatralidade carnavalesca em suas apresentações, a presença das alegoria, réplica do bonde elétrico e o entusiasmo dos seus integrantes”, disse.
Os diretores dos Correios apresentaram os exemplares do selo postal personalizado com imagens do bloco. São 150 folhas com 12 selos, cada. “O selo personalizado é hoje um dos principais produtos dos Correios. Qualquer pessoas física ou jurídica pode encomendar selos para homenagens de datas”, afirmou o gerente da Seção de Comunicação e Ações Institucionais dos Correios, José do Carmo Gomes Marinho. Além dele, estiverem presentes na solenidade o diretor regional, Pedro Mota; e o assessor da diretoria, Pedro Uchôa. Após a solenidade, um imenso bolo comemorativo dos 20 anos foi servido entre os participantes da reunião solene.
Em 29.09.2011, às 12h05.