Aerto Luna homenageia Colégio Santa Bárbara

Em reunião solene realizada na Câmara Municipal do Recife, o vereador Aerto Luna (PRP), homenageou na manhã desta quinta-feira, 24, o Colégio Santa Barbara, que está comemorando 40 anos de fundação no bairro da Imbiribeira. ”Jovens, dedicados, aguerridos, visionários, perseverantes, sonhadores e ousados. Esses são os adjetivos da professora Maurina Arruda e seu esposo, Onildo Arruda, que fundaram em sua própria residência o Educandário Santa Bárbara. Tradição, desenvolvimento, qualidade, são algumas características marcantes da instituição particular mais antiga do bairro”, disse o vereador em seu discurso.

 A reunião solene foi iniciada com a execução do Hino Nacional e presidida pelo vereador  Romildo Gomes (PSD), que formou uma comissão para acompanhar a professora Maurina e Onildo Arruda ao plenário da Câmara. Nas galerias e no plenário  estiveram presentes alunos, professores, funcionários e representantes de instituições do setor educacional. O vereador Aerto Luna afimou que o Colégio Santa Barbara “preza por uma educação para toda a vida e o objetivo dos fundadores e de todos que vestem a camisa da instituição,  é educar para a vida profissional e social, utilizando processos educacionais inovadores para uma maior formação de cidadãos íntegros que atuem com sucesso na sociedade do conhecimento”.

 

Ele relembrou a história da instituição e relatou que o Colégio Santa Barbara foi criado no dia 24 de novembro de 1971. “Quando dona Maurina e seu esposo, Onildo, resolveram fundar o Colégio Santa Bárbara,  o bairro da Imbiribeira ainda era pouco habitado, e eles acreditaram no bairro que tem em seu nome origem indígena e deriva de uma planta nativa brasileira. E foram crescendo, construindo e evoluindo com o bairro. Por isso a instituição tornou-se uma referencia para a Imbiribeira”, afirmou o vereador. O colégio, funcionando inicialmente na casa da professora Maurina, oferecia somente até a quarta série do primeiro grau. “No ano seguinte da fundação já havia a necessidade de um espaço maior, pois a procura pela escola cresceu bastante. Então, os educadores compraram um terreno e iniciaram no mesmo ano a construção do primeiro bloco do colégio”, disse. Hoje, tem Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Pré- Vestibular.

 

O vereador Aerto Luna relembrou que, enquanto investimentos eram feitos na Imbiribeira,  o colégio crescia e precisou expandir novamente, com todas as séries do primeiro grau. Depois, passou a ensinar o 2° grau, cursos profissionalizantes, pré-vestibular, entre outros. Só então, os diretores mudaram o nome da instituição, que passou a ser Colégio Santa Bárbara. “Não é de hoje que conheço o Colégio Santa Bárbara, já que morei desde pequeno na Imbiribeira. Durante todo esse tempo vi que vocês realizam um trabalho centrado na realidade do atual contexto histórico, social e cultural, fruto da construção e conscientização de todos, buscando atender as necessidades específicas da realidade da comunidade em que o colégio está inserido e da sociedade como um todo, na perspectiva de resgatar a função da escola como uma instituição que visa oportunizar aos educandos,  os conhecimentos necessários para atuar no contexto social numa perspectiva política, crítica e participativa”, disse.

 

Após o discurso do vereador, foi entregue uma placa comemorativa dos 40 anos do colégio, registrando a homenagem da Câmara Municipal do Recife. A banda marcial do Santa  Barbara fez apresentação de duas músicas, para em seguida a professora Maurina Arruda discursar. “ Hoje é o Dia de Ação de Graças e dia oficial da  fundação   do nosso  colégio. Nós estamos muito orgulhosos e lisonjeados. Em plena época  de Natal este  foi o maior presente que poderíamos receber de Papai Noel”.

  Em 24.11.11, às 11h50